Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Enciclopédia online torna obrigatório o registro

Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, enciclopédia online gratuita escrita por internautas, anunciou, na semana passada, que os usuários que quiserem criar um verbete precisarão se registrar no sítio. As pessoas que modificarem verbetes já existentes poderão fazê-lo sem o registro.

A Wikipedia decidiu modificar suas regras de submissão uma semana depois que John Seigenthaler, ex-assistente do ex-ministro da justiça Robert Kennedy, reclamou em um editorial publicado no USA Today que um verbete com sua biografia o envolvia falsamente nos assassinatos de Robert Kennedy e de seu irmão, o presidente John F. Kennedy.

Seigenthaler disse que, por 132 dias, sua biografia disponível na Wikipedia o acusava de, ‘por um breve período, estar diretamente envolvido nos assassinatos de John Kennedy e seu irmão Bobby’. A biografia também declarava, erroneamente, que ele havia vivido na União Soviética de 1971 a 1984. Seigenthaler, diretor editorial do USA Today e ex-presidente da Sociedade Americana de Editores de Jornais, informou que, depois da publicação de seu editorial, sua biografia foi modificada pela Wikipedia e as informações falsas foram removidas. No entanto, ele afirmou que ainda havia alguns fatos errados. ‘Havia informações que me qualificavam como ‘nazista’ e outras como ‘corrupto, maligno e homofóbico’, disse. Ele afirmou que não acredita que a obrigatoriedade do registro pare com a publicação de informações erradas, noticia Dan Goodin [Associated Press, 5/12/05].

Diminuir para fiscalizar

A enciclopédia tem cerca de 850 mil verbetes em inglês, além de verbetes em outras oito línguas, como italiano, francês, espanhol, alemão e português. Desde seu lançamento em 2001, a Wikipedia cresceu com a contribuição de voluntários e especialistas em diversos campos de conhecimento. Wales espera que a obrigatoriedade do registro limite o número de novos verbetes criados. ‘Temos esperança de diminuir o número de novos verbetes de milhares por dia a cerca de 1.500, para que seja mais fácil monitorar e melhorar a qualidade do conteúdo’, afirmou.

Embora a medida não evite que falsas informações sejam disponibilizadas, o novo processo facilita que os 600 colaboradores ativos revejam e corrijam eventuais erros. Para criar uma conta no sítio, é necessário apenas de 15 a 20 segundos e não é preciso fornecer endereço de e-mail.

Mea culpa

Brian Chase, ex-gerente de operações de uma empresa de entregas em Nashville, confessou a autoria das falsas informações no verbete de Seigenthaler na Wikipedia, com o objetivo de brincar com um companheiro de trabalho que conhecia a família Seigenthaler. De acordo com o jornal New York Times, Chase decidiu assumir a culpa e pedir demissão de seu emprego depois de ter sido encontrado por Daniel Brandt, que administra um sítio anti-Wikipedia, e de um repórter ligar para seu chefe. Ele enviou uma carta a Seigenthaler, onde admite que não sabia que a enciclopédia era um sítio de referência e que havia feito isso de brincadeira. Informações da Editor & Publisher [11/12/05].