Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1063
Menu

E-NOTíCIAS >

EUA apertam leis de imigração para jornalistas

25/05/2004 na edição 278

A U.S. Customs and Border Protection (CBP), agência do Departamento de Segurança Nacional do EUA responsável pela segurança das fronteiras e portos do país, divulgou um anúncio de alerta para jornalistas estrangeiros. O anúncio, feito em 21/5 pelo comissário Robert C. Bonner, diz respeito ao cumprimento das regras para permissão de entrada de jornalistas estrangeiros a trabalho nos EUA.

A nova orientação da CBP é permitir que jornalistas estrangeiros entrem no país com o tipo errado de visto apenas uma vez. Estes jornalistas devem ser orientados por oficiais da agência a ficarem atentos às políticas de imigração antes de partirem para os EUA. Eles serão avisados também que o visto correto será obrigatório em futuras viagens ao país. “Nós entendemos que existe uma diferença entre fraude e falta de informação dos procedimentos legais de entrada nos EUA”, disse Bonner. Por isso é concedida esta primeira chance.

O apelo da CBP para que as regras de entrada nos EUA sejam cumpridas corretamente diz respeito a uma prática comum entre jornalistas. Muitos profissionais da imprensa estrangeira, rádio, televisão e outras mídias tentam conseguir admissão para os EUA solicitando o visto de negócios, chamado de B-1, que os classificaria como não-imigrantes. Pelo Ato de Imigração e Nacionalidade, jornalistas em viagens de trabalho não se aplicam a esse caso, e devem solicitar o visto tipo I, dedicado especificamente a eles.

O alerta da CBP faz parte da guerra contra o terror. ‘Nossa principal missão é evitar que terroristas entrem no país. Para isso, nós fortalecemos a execução de todas as leis, incluindo as de imigração em nossas fronteiras e portos’, afirmou Bonner. ‘Somos uma sociedade aberta’, completou ele, ‘e queremos que as pessoas sintam-se bem vindas aqui. Para isso, precisamos que todos conheçam as regras antes de chegarem ao país e as respeitem’. Requerimentos de vistos para os EUA podem ser encontrados no sítio do Departamento de Estado (http://travel.state.gov/ireval.htmlou http://travel.state.gov/visa;media.htm). Informações da U.S. Customs and Border Protection [21/5/04].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem