Domingo, 22 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº962

E-NOTíCIAS > BIBLIOTECA ONLINE

França contra-ataca projeto do Google

29/03/2005 na edição 322

A notícia de que o sítio de buscas americano Google irá digitalizar cerca de 15 milhões de livros e documentos das maiores e mais prestigiadas bibliotecas de língua inglesa do mundo levou o presidente francês, Jacques Chirac, a lançar uma campanha contra a dominação cultural dos EUA.

A França, que desde a Segunda Guerra Mundial teme o crescimento do poderio americano, pretende juntar esforços com outras nações européias para viabilizar a digitalização de obras em outras línguas. Na semana passada, Chirac se reuniu com o ministro da Cultura, Renaud Donnedieu de Vabres, e com o presidente da Biblioteca Nacional francesa, Jean-Noel Jaenneney, para pedir que eles verifiquem as condições para que as coleções das grandes bibliotecas da França e de outros países da Europa possam ser colocadas rapidamente na internet. Nas próximas semanas, o presidente pretende lançar iniciativas para conquistar o apoio dos governos vizinhos.

Ameaça americana

Foi Jaenneney quem alertou Chirac sobre a ‘ameaça’ do Google, em um artigo no jornal Le Monde. Segundo ele, o projeto da empresa americana, com suas 4.5 bilhões de páginas de texto digitalizadas, será uma grande ajuda para os pesquisadores e significará a tão esperada chance de dar às nações pobres acesso ao conhecimento global. ‘As bibliotecas que participam deste projeto são, é claro, abertas aos trabalhos de outros países. Ainda assim, seu critério de seleção será profundamente guiado pelo olhar anglo-saxão’, afirma Jaenneney.

A França tem uma pequena versão da iniciativa do Google em andamento. O projeto Gallica já pôs cerca de 80 mil trabalhos e 70 mil imagens na Rede. Mas a verba do programa francês é bem menor do que os US$ 200 milhões que a companhia americana pretende investir. Informações da AFP [20/3/05].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem