Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

E-NOTíCIAS > CHINA

Governo lança patrulhas virtuais para censurar internautas

30/08/2007 na edição 448

O jogo online Incorruptible Warrior (Guerreiro Incorruptível, tradução livre), destinado a combater a corrupção no governo, tornou-se tão popular na China que seu servidor chegou a ficar sobrecarregado. E então ele foi encerrado, poucas semanas após o lançamento, noticia a Reuters [28/8/07].


Patrocinado pelo próprio governo chinês, o jogo exigia que os participantes matassem funcionários corruptos. ‘Ele foi fechado para ser atualizado, pois a quantidade de usuários estava sobrecarregando o servidor’, justificou a agência de notícias estatal Xinhua. O servidor tinha capacidade para acomodar 600 jogadores por vez, mas na primeira semana de seu lançamento mais de mil pessoas se interessaram em conhecer o produto.


Polícia no monitor


Diante do potencial da rede em atingir um grande número de chineses, a polícia de Pequim afirmou que irá começar a usar ‘patrulhas virtuais’ para monitorar o ciberespaço, a partir de setembro. O desenho de pequenos policiais aparecerá na tela dos internautas, alertando que eles estão acessando conteúdo ilegal. As imagens serão disponibilizadas a cada meia hora nos 13 principais portais do país, noticia a AP [28/8/07].


A China tem a segunda maior população de internautas do mundo, com 137 milhões de pessoas online, e deve ultrapassar os EUA dentro de dois anos. O governo estimula o uso da rede para fins educativos e comerciais, mas não tolera que ela sirva de meio para debate político crítico ao regime ou abrigue conteúdo considerado subversivo. Mas mesmo com toda a rigidez do Partido Comunista em seu controle, ainda há conteúdo pornográfico e ilegal nos servidores chineses.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem