Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

E-NOTíCIAS > APAGÃO DIGITAL?

Haja banda larga para tantos tablets

Por Ethevaldo Siqueira em 04/03/2011 na edição 631

As previsões são assustadoras. A explosão da demanda de banda larga poderá levar o mundo a um terrível apagão digital. O iPad apenas puxou a fila e despertou o gosto por esse tipo de produto. Hoje, um ano após seu lançamento, já há no mercado mais de uma centena de modelos de tablets dos diversos fabricantes.


O tablet poderá transformar-se na nova paixão de milhões de usuários nos próximos cinco anos. Em 2015, entrarão no mercado mais de 250 milhões desses dispositivos, segundo estudos da Cisco e da consultoria S1 Capital Partners. Para 2020, a previsão é de que o número desses dispositivos – tablets e e-readers – esteja próximo de 4 bilhões.


Tráfego crescente


Esse é o desafio que a maioria dos países terá que enfrentar daqui para o futuro, com a difusão acelerada desses produtos – similares ou não ao iPad. Sua utilização maciça aumentará de forma quase incontrolável o acesso a conteúdos de vídeo móvel e, por consequência, da demanda por banda larga.


Esse é o maior risco para governos, reguladores e para as próprias operadoras. Para enfrentá-lo, o mundo terá que fazer investimentos brutais em redes sem fio, de banda larga. Não se trata de apoio ao entretenimento, pois o uso predominante será profissional ou para o comércio eletrônico.


Aliás, o mundo já vive essa explosão do tráfego de dados móveis. O crescimento desse tráfego foi de 159% de 2009 para 2010. A previsão para 2015 é de um aumento do tráfego de comunicação de dados móveis de 26 vezes em relação a 2010.


Haja banda larga.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem