Sábado, 15 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1017
Menu

E-NOTíCIAS >

Israel acusa al-Jazira de parcialidade

13/03/2008 na edição 476

O governo de Israel anunciou esta semana que não pretende mais colaborar com a emissora de TV por satélite do Catar al-Jazira, que acusou de ser tendenciosa em suas reportagens e favorecer o grupo palestino Hamas. O governo não concorda com a maneira como a al-Jazira reporta o conflito entre Israel e militantes palestinos na Faixa de Gaza. Pelo boicote, representantes governamentais não concederão mais entrevistas a jornalistas do canal; funcionários da TV também podem vir a ter seu visto de entrada negado em Israel. ‘Se eles priorizam um lado em detrimento do outro, sem objetividade, por que temos que lidar com eles?’, questionou o vice-ministro das Relações Exteriores israelense, Majalli Whbee.


A al-Jazira refuta a acusação de parcialidade. Segundo Walid al-Omari, chefe da sucursal da emissora em Israel e territórios palestinos, a cobertura é imparcial e não demonstra nenhum tipo de simpatia ao Hamas ou a qualquer outro grupo. Omari diz que o Ministério das Relações Exteriores de Israel já não colabora com o canal há cerca de duas semanas. ‘Nós convidamos eles para vir aqui e falar, e eles começaram a nos dar desculpas’, conta.


Um membro do governo israelense, que falou à agência Reuters em condição de anonimidade, acusa a equipe da emissora de, junto com o Hamas, forjar cenas sobre as conseqüências do aumento do bloqueio comercial imposto por Israel a Gaza. O fortalecimento do bloqueio, em resposta ao lançamento de foguetes palestinos em território israelense, limitou o fornecimento de combustível, comida e remédios. A autoridade afirmou que, nas últimas semanas, representantes do governo se encontraram duas vezes com diretores da al-Jazira para discutir suas preocupações. Informações da Reuters [12/3/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem