Domingo, 22 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº962

E-NOTíCIAS > BUSCADORES DE NOTÍCIAS

Jornais investem em robô jornalístico

29/03/2005 na edição 322

As americanas Gannett Company, Knight-Ridder Inc. e Tribune Company, todas empresas cujo negócio principal são os jornais, compraram 25% do sítio Topix.net cada uma. O Topix é um robô que monitora 10.000 páginas de notícias, semelhante ao Google News. Como informa o New York Times [23/3/05], esta é mais uma aquisição de sítio de internet por empresas jornalísticas nos EUA, que estão em busca do crescente mercado publicitário online.

Recentemente, a Dow Jones comprou o portal Marketwatch.com, The New York Times Company adquiriu o grupo de páginas About.com e a Washington Post Company incorporou a revista virtual Slate. Segundo noticia The Wall Street Journal [23/3/05], os novos sócios do Topix a princípio não interferirão em seu funcionamento. Ele continuará a cargo dos antigos proprietários, que agora detêm os 25% restantes.

Enquanto isso, o concorrente Google News anuncia que vai excluir notícias da AFP de seu mecanismo de busca, pois a agência está processando o sítio em US$ 17.5 milhões pela reprodução não-autorizada de seu conteúdo.

Os mecanismos de busca de notícias desempenham um papel paradoxal para os jornais que possuem sítios de internet. Por um lado, lhes agrada o aumento de tráfego que geram, já que as manchetes dos buscadores remetem aos portais de jornais e agências. Por outro, os veículos não gostam de passar a ser uma fonte secundária de notícias e ter suas matérias colocadas numa lista ao lado de chamadas dos concorrentes.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem