Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº962

E-NOTíCIAS > LÍBIA

Kadafi processa jornais por difamação

30/08/2007 na edição 448

Muamar Kadafi, presidente da Líbia, abriu processo contra três jornais do vizinho Níger. Os jornais l´Action, Canard Dechaine e l´Evenement são acusados de difamação por publicar artigos em que alegam que Kadafi teria financiado uma rebelião dos tuaregues, grupo étnico nômade que habita a região do deserto do Saara.


Boussada Ben Ali, diretor do l´Action, afirma que foi notificado da ação legal no início desta semana. ‘[Kadafi] decidiu processar três jornais, incluindo o meu, que ele acusa de difamá-lo. Nós estávamos apenas fazendo nosso trabalho, citando nigerinos que acusam a Líbia de financiar o Movimento de Nigerinos pela Justiça [grupo rebelde pró-rebelião]’, disse Ben Ali.


Os tuaregues deram início a uma onda de violência em protesto ao que alegam ser desrespeito do governo do Níger a algumas cláusulas de um acordo de paz assinado em 1995. A insurgência tem aumentado em uma importante região para a economia do país, rica em minas de urânio. O julgamento por difamação está marcado para ter início em 17/9. Informações da AFP [28/8/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem