Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1060
Menu

E-NOTíCIAS >

Mais um morto, mais um refém

25/05/2004 na edição 278

Um funcionário da rede de TV árabe al-Jazira foi morto no dia 21/5/04, em embate entre forças americanas e milicianos leais ao clérigo radical xiita Moqtada al-Sadr, na cidade iraquiana de Kerbala. A emissora sediada no Qatar pediu rápida e completa investigação a respeito da morte de Rashid Hamid Wali, que tinha 38 anos e era pai de seis filhos.

Segundo comunicado da emissora, ‘o infeliz incidente ocorreu enquanto a equipe da al-Jazira, posicionada no telhado de seu hotel, cobria uma luta entre tropas dos EUA e o Exército de Mehdi’. Não se sabe a origem da bala que matou o jornalista.

O Comitê de Proteção a Jornalista informou este mês que jornalistas iraquianos têm desempenhado papel importante na guerra e, por isso, têm sido freqüentemente perseguidos, ameaçados e atacados. Apenas em 2004, 12 dos 14 jornalistas mortos no conflito no Iraque eram iraquianos.

Refém espanhol

Fran Sevilla, radialista espanhol da Rádio Nacional Espanhola, foi seqüestrado por outro grupo xiita ligado a al-Sadr, em Najaf. O jornalista não está ferido, mas seu telefone estava em vias de ser confiscado.

‘Ele telefonou para dizer onde estava, que confiscariam seu telefone, mas que estava fisicamente bem’, disse o editor da rádio estatal, Javier Arenas. Sevilla é um conhecido jornalista espanhol, várias vezes enviado para cobrir assuntos importantes ao redor do mundo. No dia 21/5, ele disse ter sido o último espanhol a deixar a cidade de Diwaniya, na região central do Iraque.

O premiê Jose Luis Rodriguez Zapatero, há um mês no governo, tem retirado as tropas espanholas, cumprindo uma promessa de campanha feita antes dos ataques terroristas em Madri, no dia 11/3/04. Informações da Reuters [21/5/04].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem