Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Mídia livre e responsável

A Mediascope, fundada em 1992, é uma organização política nacional e sem fins lucrativos que visa a promover questões de relevância social dentro da indústria do entretenimento. Sua área de atuação é nobre: um dos objetivos principais da organização é ‘estimular a divulgação de imagens responsáveis em filmes, TV, internet, vídeogames, música e propaganda’.

Entre os tópicos abordados estão audiência, sexualidade de adolescentes, TV infantil, violência na mídia, entre outros. Segundo os criadores da organização, ‘Mediascope provê instrumentos e informações para assistir a comunidade criativa a ser mais socialmente responsável sem abdicar de liberdade de criação’.

‘O trabalho da Mediascope resultou em pesquisas inovadoras e melhoras nas práticas mediáticas em variados setores, afetando crianças e sociedade em geral’, afirma uma nota do sítio.

Conhecida internacionalmente, a organização oferece visões e perspectivas de embasamento científico no campo da mídia apresentadas na biblioteca da entidade, a Mediascope’s Media Research Library (MRL). Com mais de 6 mil itens, esta coleção é fruto de mais de quatro décadas de pesquisa acadêmica na mídia. ‘Atualmente, nenhuma outra organização possui coleção de materiais similar à da Mediascope‘, orgulham-se os organizadores.

O sítio também oferece newsletter aos visitantes e vende, pela rede, livros que abordam os enfoques da Mediascope.