Terça-feira, 21 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

E-NOTíCIAS > COMPRA DA DOW JONES

Murdoch faz primeira visita à redação do Journal

13/09/2007 na edição 450

O magnata de mídia Rupert Murdoch visitou, pela primeira vez desde a compra, a redação do Wall Street Journal, na quarta-feira (12/9). A News Corporation, empresa de Murdoch, adquiriu a Dow Jones, proprietária do jornal, por US$ 5,6 bilhões. O empresário ficou no local por cerca de três horas, conheceu os principais editores do Journal e conversou com alguns jornalistas que já haviam manifestado intenção de deixar a companhia, mas não discursou abertamente à equipe.


Murdoch teve de enfrentar uma longa espera até o acordo final pela Dow Jones. Grande parte da família Bancroft, que controlava a companhia, não concordava com a venda por considerar que ele costuma, em seus negócios, priorizar o lucro em detrimento da qualidade do jornalismo.


Problemas pela frente


Acordo consolidado, agora o empresário enfrenta negociações pesadas com o sindicato que representa aproximadamente dois mil funcionários da Dow Jones, sobre renovação de contratos. O sindicato considera inadequados os planos de saúde e de aumento de salário da companhia. Os corredores da redação estavam ‘enfeitados’ com centenas de pôsteres com os escritos ‘Show us the Money’ (mostre-nos o dinheiro) e fotos de Murdoch com uma mala aberta cheia de dólares. Os cartazes teriam sido colocados por membros do sindicato.


Muitos jornalistas do Journal – carro-chefe da Dow Jones e principal interesse de Murdoch na compra – teme que o empresário interfira no conteúdo do jornal em nome de seus interesses financeiros. Antes da compra, ele teve de concordar com a criação de um conselho independente para garantir que isso não aconteça. Informações de Robert MacMillan e Kenneth Li [Reuters, 12/9/07].


 

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem