Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

E-NOTíCIAS >

Murdoch prepara jornal digital para iPad e para celulares

Por Dawn C. Chmielewski em 17/08/2010 na edição 603

O presidente da News Corp., Rupert Murdoch, deu início à realização de um plano ambicioso: a produção de um novo jornal digital nacional a ser distribuído exclusivamente como conteúdo pago para tablets, como o iPad da Apple, e celulares.

A iniciativa, que concorreria com o New York Times, USA Today e outras publicações nacionais, é a mais recente tentativa de uma das mais importantes companhias editoriais de explorar novos aparelhos e atingir os leitores que consomem cada vez mais suas notícias quando estão em trânsito.

Isso é um indicador de que o iPad está transformando os hábitos de leitura dos consumidores assim como o iPod transformou a maneira de ouvir música das pessoas. ‘Teremos os jovens lendo os jornais’, disse Murdoch, 79, durante a reunião para a comunicação dos resultados da companhia, no dia 4 de agosto. ‘É uma mudança do jogo na apresentação das notícias.’

Ao contrário do Wall Street Journal, da News Corp., exclusivamente econômico, o novo jornal digital visará a um público mais amplo, oferecendo artigos curtos, bem feitos, que podem ser digeridos rapidamente.

‘Um recurso indispensável’

A redação trabalhará sob a estrutura do New York Post, de Murdoch. e terá a supervisão do seu editor-gerente, Jesse Angelo. A News Corp. ainda não estabeleceu a data do lançamento, embora pessoas a par do plano afirmem que a organização gostaria de lançá-lo no fim deste ano.

Ainda que as notícias sejam fornecidas pelo Post e pela Dow Jones, Murdoch poderá investir milhões de dólares para montar uma equipe para esta operação e cobrar uma taxa ainda não definida para as assinaturas. De acordo com uma fonte, a companhia pretende formar uma equipe de dezenas de repórteres e editores, e que o orçamento ainda não foi determinado.

A publicação digital estará disponível como um aplicativo para o iPad e outros aparelhos. Como a publicidade impressa vai para a internet, as companhias editoriais lutam para aumentar seus retornos com novas fontes de receita.

‘Os jornais o estão considerando um novo recurso indispensável para sobreviver’, disse Edward J. Atorino, analista de mídia da Benchmark Co. Murdoch está cada vez mais preocupado em aumentar o público leitor e as receitas com plataformas digitais. Ele começou a cobrar pelo conteúdo do Times, de Londres, e anunciou planos para cobrar também o acesso a outros sites de jornais da News Corp. A assinatura do Wall Street Journal no iPad custa US$ 4,00 por semana.

******

Do Los Angeles Times

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem