Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Os destaques para 2011

Em 2010, especialistas de várias áreas apontaram as tendências comunicacionais para o ano, embasados em novas tecnologias e ferramentas. Falou-se, novamente, bastante sobre sustentabilidade e interatividade. Mas outros termos e instrumentos, reforçando ou não os anteriores, tiveram grande destaque.

Confira a seguir cinco exemplos que podem ganhar força em 2011:

** Adocu – Conhecida como ‘a social media de uma palavra só’ ou como nano-blogging (one word blogging), esta ferramenta não aceita espaços, pontos e sinais, como traços e barras. É preciso, então, juntar todas as palavras em uma só.

** Display Text – Imagine, por exemplo, um aviso de uma coletiva de imprensa que acaba de chegar diretamente na tela do dispositivo móvel do jornalista, sem a necessidade de ele clicar em qualquer tipo de botão para recebê-la. Após ler o conteúdo, com um simples toque na tela, o jornalista pode confirmar a sua presença ou declinar o convite. Trata-se do Display Text, tecnologia que promete, em breve, fazer parte de nosso cotidiano comunicacional.

** Elastic relationship – Trata-se dasimplificação, por meio de ações e planos, do ato de falar, agir e ouvir, com a mescla do real e virtual.

** Interactive experience – Experiência de ideias e produtos em um ambiente interativo. Com ela, é possível ultrapassar as barreiras de uma simples comunicação, agregando conhecimentos e, principalmente, proporcionando o total engagement.

** Near Field Communication – Conhecida como NFC, permite a troca de informações e de dados entre dois dispositivos que estiverem perto, facilitando o dia a dia profissional.

******

Assessor de imprensa e autor, entre outros, de Assessor de Imprensa – fonte qualificada para uma boa notícia