Sábado, 22 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

E-NOTíCIAS > PARAGUAI

Penúria digital

Por Agência Fapesp em 01/07/2008 na edição 492

O Paraguai é o país sul-americano com menor taxa de penetração da internet, com 4%, segundo estudo apresentado em Assunção pela Câmara Paraguaia de Internet (Capadi).

O estudo também destaca que o país usa apenas 10% do potencial de negócios que oferece a rede mundial de computadores. Para a Capadi, a infra-estrutura de comunicação deficiente representa uma limitação para que empresas multinacionais se estabeleçam no país.

‘O Paraguai está muito distante da conectividade e das facilidades encontradas em outros países da região, como Chile, Argentina e Uruguai’, disse Rubén Irala, presidente da Capadi, à agência de notícias SciDev.Net.

O estudo aponta que o Chile é o país mais conectado na América do Sul, com acesso para 43% da população. Em seguida vem a Argentina (39,7%), seguida pelo Uruguai (31,8%).

O Brasil está na média do continente, com 22,4% – segundo a TIC Domicílios 2007, pesquisa realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.Br), 17% das residências brasileiras tinham conexão com a internet.

Medidas para reverter o cenário

Paraguai e Bolívia (com 6,4%) são os dois únicos países da América do Sul em que menos de 10% da população tem acesso à internet. Para a Capadi, superar o baixo índice de uso é algo que ‘requer vontade política para desmonopolizar e eliminar as restrições de acesso à internet’.

Segundo Irala, entre as restrições encontradas no Paraguai estão o monopólio de acesso às redes de fibras ópticas internacionais por parte da Companhia Paraguaia de Comunicações, as altas tarifas cobradas pelos provedores e a ausência de um marco regulatório para as empresas que desejam investir no setor.

Entre as medidas sugeridas pela Câmara Paraguaia de Internet para tentar reverter o cenário estão a criação de uma rede nacional de dados, o estabelecimento de uma infra-estrutura de comunicações com cobertura nacional, a melhora na qualidade dos serviços e a liberação dos serviços multimídias e de acesso à internet.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem