Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

E-NOTíCIAS > GUERRA DE AUDIÊNCIA

Portais notificam Record

Por Thaís Naldoni e Ana Luiza Moulatlet em 23/01/2010 na edição 573

No domingo (17/01), o programa Domingo Espetacular apresentou dados de audiência que mostravam o portal R7, da Record, como o segundo maior do Brasil em páginas vistas (page views) e o quarto se levados em conta os visitantes únicos (unique visitors). Uma matéria intitulada ‘Portal R7 comemora sucesso depois de cem dias no ar’, com as mesmas informações, chegou a ser veiculada no site.


Para chegar a esses índices de audiência, a Record misturou dois critérios: comparou o total da audiência do seu ‘brand’ (ou marca) com números de subdomínios de outros portais (ou seja, a audiência parcial dos concorrentes). Como o Ibope não autoriza esse tipo de comparação de dados gerais com dados de subdomínios, a Record apresentou ao público um ranking inexistente para o Instituto.


O Portal Imprensa teve acesso às medições de unique visitors de dezembro de 2009 da categoria Notícias (News & Information) – levando em conta acesso em residências e em local de trabalho – que mostram que o R7 (só o noticiário) está em nono lugar, com 1,885 milhão de visitantes únicos.


À frente dele, estão Globo Notícias (tudo da Globo, incluindo G1, site do jornal O Globo, Jornal Nacional, SPTV, Bom Dia Brasil etc.), com 13,5 milhões de visitantes únicos; UOL Notícias (noticiário do UOL e da Folha Online), com 10,8 milhões de visitantes únicos; Terra Notícias, com 8,47 milhões; IGNews/Último Segundo, com 4,15 milhões; Estadão, com 3,64 milhões; Yahoo News, com 2,73 milhões; e MSN News, com 1,97 milhão de visitantes únicos em dezembro.


Medidas judiciais


Considerado na íntegra (todas as categorias), o R7 teve em dezembro 4,822 milhões de visitantes únicos, menos que o UOL, que teve 26,445 milhões, o Terra, que teve 21,709 milhões, e Globo.com, que teve 20,518 milhões no mesmo período.


Em páginas vistas, o UOL teve 3,845 bilhões em dezembro, contra 2,172 bilhões do Globo.com, 1,674 bilhão do Terra, e apenas 166 milhões do R7 no mesmo período.


No ranking geral do Ibope brasileiro, misturando portais de qualquer natureza, o R7 ficou em 34º lugar em unique visitors e em 38º lugar em páginas vistas no mês de dezembro.


Na notificação, Globo, Terra e UOL pedem que a Record deixe de utilizar as informações distorcidas, sob pena de enfrentar medidas judiciais, pois a divulgação dos dados causa danos à imagem dos concorrentes.


Procurada pela reportagem de Imprensa, a Rede Record afirmou, por meio de sua assessoria, não ter recebido qualquer notificação.


***


Nota da Record


Em razão da matéria publicada no Portal Imprensa em 21 de janeiro, o Grupo Record de Comunicação vem a público esclarecer que:


Não é verdade que a matéria exibida pelo programa Domingo Espetacular no dia 17 de janeiro, sobre a audiência de portais da internet, tenha sido distorcida em favor do R7, que também pertence ao Grupo Record. O Portal Imprensa divulgou ontem [21/1] que, motivados por essa suposta distorção de dados, UOL, Terra e Globo teriam decidido notificar a Rede Record.


Segundo o Portal Imprensa, os concorrentes do R7 criticam o fato de a reportagem do Domingo Espetacular ter comparado a audiência de um portal completo (R7) com os índices de portais de notícias (G1, UOL Notícias, Terra Notícias, Último Segundo). O Ibope também discorda da comparação.


O que a reportagem faz, ao ter acesso a dados exclusivos dos assinantes do Ibope, é seguir a lógica que condena. Compara o R7 com portais horizontais como Globo.com, UOL, Terra e IG. Como é de conhecimento público, o R7 é um portal vertical que ainda não contempla ferramentas como e-mail, provimento de acesso, salas abertas de chat e outros serviços oferecidos e comercializados por esses portais horizontais. O R7 classifica o conteúdo de acordo com a realidade. Não trata serviços como se fossem notícias.


A verdade é que a comparação dos dados apresentada pelo Domingo Espetacular é a justa: traçar uma régua de comparação entre conteúdos semelhantes. Ou seja, com aquilo que existe de fato. O que não é correto é comparar a audiência de canais de portais horizontais unicamente com a do canal de notícias do R7, como fez o Portal Imprensa.


O Grupo Record de Comunicação reafirma o êxito do portal R7 após 100 dias no ar. Os internautas brasileiros são testemunhas deste sucesso.


São Paulo, 22 de janeiro de 2010.


CENTRAL RECORD DE COMUNICAÇÃO

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem