Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Programação online faz sucesso nos EUA

Os americanos se mostram cada vez mais confortáveis em assistir a programas de televisão na tela do computador. Executivos de mídia e anunciantes publicitários vibram com a idéia de combinar a interatividade e o imediatismo da internet à programação televisiva. Por duas décadas, eles debateram maneiras de se criar uma TV que pudesse ser comandada ao gosto do telespectador. O computador aparece hoje como uma solução clara, e companhias de comunicação e internet investem numa nova programação de vídeos online e peças publicitárias especialmente para a rede, reporta Saul Hansell, do New York Times [1/8/05].

Da tela para o monitor

O canal a cabo Nickelodeon, da Viacom, criou recentemente o Turbonick (www.turbonick.com), sítio que oferece acesso 24 horas a seus programas mais populares, como Bob Esponja e Jimmy Neutron, além de outros programas inéditos, tendo em vista que a audiência jovem do canal passa cada vez mais tempo em frente ao computador.

O canal CBS, também da Viacom, usa seu sítio (www.cbsnews.com) para oferecer informações extras em texto e vídeo que excedem os 30 minutos do programa CBS Evening News.

O portal America Online (www.aol.com), da Time Warner, também disponibiliza uma grande variedade de vídeos para atrair a audiência e produz com a Warner Music Group um reality show online chamado The Biz.

O controle do público sobre a programação, entretanto, não é completo. Para a alegria dos anunciantes, na maioria dos programas online os internautas não podem pular os vídeos publicitários, como pode ser feito em gravadores de vídeo digitais, como o TiVo (www.tivo.com) – o mais popular dos EUA, com conexão com a rede.

Conexão de alta velocidade

Mais da metade das casas americanas com acesso à internet possui conexão de alta velocidade, que proporciona uma transmissão de vídeo e áudio com boa qualidade. A CNN, também da Time Warner, ampliou seus serviços de vídeos na rede.

O ex-presidente da ABC, Lloyd Braun, acredita que a televisão é um meio muito passivo e linear e que, na internet, os usuários podem personalizar o conteúdo de diversas maneiras. Braun supervisiona o desenvolvimento de um campus do Yahoo (www.yahoo.com) na Califórnia destinado à criação de programação em vídeo para a internet. Além da sua programação de vídeo, o portal Yahoo irá oferecer a programação de outras emissoras através de seu sistema de busca. Na transmissão dos shows do Live 8 deste ano, cinco milhões de pessoas acessaram o sítio do Yahoo para assistir aos shows simultâneos em Londres, Paris, Filadélfia, Toronto, Roma e Berlim.

O MTV Overdrive (www.mtv.com/overdrive), serviço de vídeo da MTV, está sendo altamente elogiado por combinar sua programação com a interatividade da rede. Aos internautas são disponibilizados clipes, programas, entrevistas complementares e cenas de bastidores.

Publicidade online em alta

A companhia Broadband Enterprises, especializada em anúncios para a rede, estima que este ano já foram gastos US$ 200 milhões em produção de vídeos publicitários para a internet. O número é pequeno se comparado aos US$ 65 bilhões gastos em comerciais para emissoras, mas está aumentando cada vez mais.

O sistema de pay-per-view e as assinaturas de serviços de vídeo também estão crescendo. Ainda este ano, a CNN irá lançar a CNN Pipeline, um serviço que oferece aos usuários a escolha entre quatro programas ao vivo na rede, além dos seus arquivos de vídeo. No início de 2005, 500 mil pessoas pagaram US$ 3,95 por jogo ou US$ 14,95 por mês para assistir ao vivo aos jogos de baseball transmitidos pela Webcasts – o dobro do ano passado.