Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Publisher acusado de roubar informações é afastado

Um juiz ordenou que o publisher do Star Tribune, Par Ridder, deixe o cargo por um ano, noticia Joshua Freed [AP, 18/9/07]. A decisão representa uma vitória para o rival St. Paul Pioneer Press, do qual Ridder havia sido publisher. O diário acusou Ridder de usar de maneira imprópria informações confidenciais da empresa. ‘As ações de Ridder quando ele começou a trabalhar no Star Tribune, em março, causaram danos irreparáveis ao Pioneer Press‘, disse o juiz David C. Higgs.


Jennifer Parratt, ex-funcionária do Pioneer Press que foi contratada por Ridder para integrar a equipe do Star Tribune, também foi impedida de trabalhar no diário antes de abril de 2008. O Pioneer Press havia pedido o afastamento de Kevin Desmond, ex-diretor de tecnologia da informação do jornal que se transferiu para o Star Tribune, mas o juiz negou o pedido.


Justificativas não aceitas


O presidente do Star Tribune, Chris Harte, alegou que a decisão não era a esperada e que o jornal está considerando tomar medidas legais. Ele assumirá temporariamente o cargo de publisher. ‘Continuamos a acreditar que não utilizamos de maneira imprópria as informações do Pioneer Press para prejudicá-lo’, disse. ‘Continuamos também a acreditar que Par Ridder e Jennifer Parratt não foram contratados de maneira ilegal’.


Em junho, Ridder testemunhou que levou consigo informações do Pioneer Press para o Star Tribune, mas alegou que nunca as usou para tirar vantagem competitiva. O juiz não considerou suas justificativas plausíveis. O Pioneer Press acusa seu ex-publisher de copiar documentos dos computadores da empresa com informações sobre orçamento, lucros mensais, salários de empregados e quanto os anunciantes pagavam pelos anúncios no diário.