Segunda-feira, 23 de Abril de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº983
Menu

E-NOTíCIAS > CASO ISABELLA NARDONI

Quebra de sigilo na investigação

Por Alberto Dines em 07/04/2008 na edição 479

Para evitar prejulgamentos, o inquérito sobre a morte da menina Isabella corre em segredo de Justiça. Decisão corretíssima considerando os dramáticos antecedentes da Escola Base e a intempestiva atitude de uma delegada que, no dia seguinte à tragédia, aos brados, anunciava quem era o assassino.


Mas na longa entrevista coletiva da última sexta-feira (4/4), o promotor de Justiça Francisco Cembranelli fez comentários que confrontam o sigilo no qual deve correr o caso. Não uma, mas diversas vezes, o promotor declarou aos repórteres ávidos por manchetes que as explicações do pai e da madrasta de Isabella eram contraditórias.


Em outras palavras, insinuou suspeição do casal.


As emissoras de rádio e TV usaram e abusaram da declaração, assim também os jornais do dia seguinte. Depois, o promotor arrependeu-se e declarou: ‘Ainda não acuso o casal de nada’. Mas, no sábado (5), alguma autoridade vazou para a imprensa laudos periciais sobre a causa mortis da menina e que igualmente deveriam estar sob sigilo, sobretudo porque são parciais.


O caso da menina está comovendo o país e ainda comoverá por muito tempo. Se as autoridades não conseguem respeitar o sigilo que elas próprias decretaram, o caminho fica aberto para o paredón e os linchamentos.

Todos os comentários

  1. Comentou em 22/06/2010 Marcos Lima

    Caro Jornalista,

    Sempre acompanho seu programa OI e vejo o quanto é sério e imparcial, mas ontem (21/06/2010) assistindo um rograma no qual o senhor encontrava-se, não concordo com sua opinião à respeito do Técnico da Seleção Brasileira, ou seja, o Dunga.
    O senhor sabe muito mais do que eu o que seja o sistema Globo de televisão, basta ver que ninguém suporta mais aquele que transmite o jogo, mas ela insiste em mantê-lo. E já vi na net que ele ganha milhões de reais. Não sei se é verdade.
    Mas voltando mais precisamente ao nosso técnico, já li entrevista dele onde diz que quando encontrava-se nos EEUU participando de torneio, chegou um repórter da Globo as 2 horas da manhã querendo entrevistar um jogador, ele não permitindo o repórter disse que iria telefonar para o diretor e que ele iria ceder e realmente não permitiu. Li no blog do deputado Brizola Neto que a Fátima Bernardes queria uma entrevista exclusiva e ele afirmou que entrevista só para toda imprensa.
    Então Caro e Respeitado jornalista ele realmente está com a razão. Porque privilégios a este grupo que já vinha tendo privilégios desde sempre?

    Grato,

    Marcos LIm

  2. Comentou em 08/04/2008 Jackson Molina Campos

    É muito difícil julgar alguém, temos que ter muita paciência, porem é um caso de muitas controvérsias, ainda não da para montar uma opinião concreta, mas pode ter uma certeza isto não vai ficar assim, a verdade irar aparecer. Temos profissionais muito competente na área de investigações, perito criminal etc, mas infelizmente é um dos milhares de caso que choca á uma nação.
    Isabella, descanse em paz a justiça divina será cumprida, você cera inesquecível fique com Deus.

  3. Comentou em 08/04/2008 Jackson Molina Campos

    É muito difícil julgar alguém, temos que ter muita paciência, porem é um caso de muitas controvérsias, ainda não da para montar uma opinião concreta, mas pode ter uma certeza isto não vai ficar assim, a verdade irar aparecer. Temos profissionais muito competente na área de investigações, perito criminal etc, mas infelizmente é um dos milhares de caso que choca á uma nação.
    Isabella, descanse em paz a justiça divina será cumprida, você cera inesquecível fique com Deus.

  4. Comentou em 07/04/2008 celia santos

    caros peritos, nao sei se posso opnar ou julgar mas nao durmo ha dias,pois penso que esta criança ao brigar com o imao de tres anos foi agredida pela madrasta, agarrando em seu pescoço e a asfixiando pela força da raiva no momento para defeza de sua cria. nao respeitando a idade das mesmas que brigam a todo momento por serem crianças e irmaos. Os mesmos ao verem o que haviam feito simularam toda aquela mentira, pois se amesma caisse daquela altura teria sido toda quebrada ou teria rompido baço ou mesmo um TCE, mas nada disso ela foi posta ali no chao por eles, mas o pai tambem é culpado pois esta poupando a mulher. Que os peritos cheguem logo a uma conclusao,estou rezando muito pela mae da criança Isabella, e por sua pequenina ou grande alma. que o sanjinhos a tenham junto deles. Desculpe o desabafo mas estva com nó no peito.

  5. Comentou em 07/04/2008 José Luis Ariosto Pereira Silva

    Muito estranho 3 das maiores revistas semanais terem dado capa para o crime, numa semana em que o dossiê foi descoberto como fraude do senador oposicionista, a quem interessa essa cortina de fumaça????????

  6. Comentou em 07/04/2008 Álvaro Cunha

    O Sr. Ricardo Pierri pelo jeito não sabe ler – Dines afirmou:’Decisão corretíssima considerando os dramáticos antecedentes da Escola Base…’ e mais: ‘As emissoras de rádio e TV usaram e abusaram da declaração, assim também os jornais do dia seguinte’. Meter o pau na imprensa parece que se tornou o esporte dos medíocres. Onde é que ele está defendendo a imprensa aqui?

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem