Segunda-feira, 12 de Novembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1012
Menu

E-NOTíCIAS >

Receitas de compartilhamento

Por Andrea Baulé em 12/08/2008 na edição 498

O Observatório da Imprensa colocou à disposição de seus leitores atalhos para os principais sites de bookmark, microbloggins e indexadores disponíveis na web. Agora você pode manter um registro de seus artigos de preferência e compartilhá-los com outros internautas.


No pé de cada artigo – e nos posts dos blogs Verbo Solto, Observatório no Rádio e Código Aberto – há um ícone ‘Compartilhe’, onde estão os atalhos para adicionar as URLs (‘endereços’) aos sites.


Como funciona


Divulgar, discutir, opinar, interagir, customizar, interferir: estes são os conceitos da Web 2.0. Para dar vida a essas idéias, surgiram muitos sites com ferramentas para que o internauta possa ‘criar’ sua própria web.


Com essas novas ferramentas é possível, por exemplo, ter seus sites preferidos guardados em um bookmark (ou ‘favoritos’) online que pode ser acessado de qualquer lugar – bastando, para isso, cadastrar-se em serviços como o Google Bookmarks ou Favorite Windows Vista.


Além da facilidade de poder acessar seus favoritos em qualquer computador, você tem a vantagem de não perder o registro de seus sites favoritos, no caso de algum acidente com seu computador pessoal ou perda de dados.


E tem mais. Alguns desses serviços permitem que você compartilhe URLs com outros internautas tornando públicos seus sites, matérias e blogs favoritos, e medindo a popularidade dos textos por meio da votação dos usuários ou da contagem do número de pessoas que adicionaram o mesmo texto aos seus bookmarks.


Tipos de serviço


Existem vários tipos de serviços para todo tipo de usuário. Desde os simples agregadores de URL, que criam seus bookmarks (ou ‘favoritos’) online, até os agregadores de blogs, agregadores de feeds RSS e os microbloggings.


Os mais simples e com menos funções são o Google Bookmarks e o Favorite Windows Vista, que oferecem o somente o serviço de bookmark. Para usá-los você precisa ter uma conta no Gmail, no caso do Google, ou ser registrado no Microsoft Passport, Hotmail, Messenger ou MSN, no caso do Windows Vista.


Você pode organizar seus bookmarks criando pastas e dividindo os assuntos da maneira que quiser, e ainda dar aos textos marcadores (tags) que irão ajudá-lo a encontrar o artigo mais tarde, quando for fazer uma busca.


O Blinklist, del.icio.us, Digg, Furl, Linkk, ma.gnolia, Netscape/Propeller, Newsvine, Reddit, Stumble Upon , Yahoo! MyWeb são bookmarks que também oferecem serviços adicionais. Nesses sites você pode adicionar amigos e acompanhar o que outras pessoas estão lendo. Em alguns deles você pode comentar, votar ou escrever seus próprios textos e adicioná-los como parte das notícias.


O BlogLogs e o Technorati são agregadores de blogs. O objetivo é criar grandes portais blogueiros e dar visibilidade aos blogs que ficam ‘perdidos’ na web. Lá você pode adicionar seu blog e, ao fazer uma busca, descobrir outro blogs com assuntos do seu interesse. Este serviço permite também que você mantenha um registro de seus bookmarks, além de visitar os bookmarks de outros usuários.


O Bloglines e o Netvibes são agregadores de feeds RSS. Lá você pode assinar vários feeds e acompanhar as atualizações dos sites que costuma ler, contando com o acesso rápido ao que lhe interessa com apenas um clique. O Bloglines ainda fornece um serviço para criar seu próprio blog e uma conta de e-mail.


Feeds RSS são páginas em formato XML que, quando inseridas em um programa ou em uma página web que as lê, trazem a informação atualizada de todas as matérias que são publicadas naquele site. Ou seja, funciona como um índice em formato simples que pode ser lido sem navegar no site que publicou as matérias. Ao escolher nesse índice o que quer ler, é só clicar no título da matéria para ser enviado ao site e ler somente aquilo que lhe interessa.


O Twitter é um microblogging, ou seja, um blog com posts/textos pequenos, de no máximo 160 caracteres. A diferença dos blogs comuns é que o seu blog faz parte de uma rede, onde você pode adicionar outros usuários e ser informado de suas atualizações. O Twitter permite também que as pessoas respondam aos seus posts, criando um sistema de comentários sobre o assunto que pode ser acompanhado por outros usuários. O Observatório tem seu perfil no Twitter, onde postamos artigos publicados no site para que os ‘seguidores’ saibam o que está sendo publicado no OI.


O Blig é o serviço de blogs do iG. Clicando no link que você encontra na área ‘Compartilhe’ você pode enviar para o seu blog o título e o link do texto que está lendo, tornando mais rápido publicar em seu blog os artigos que você deseja compartilhar. Na pop-up que irá abrir, basta digitar seu login e sua senha e a página o enviará para a área de administração do Blig, onde você pode publicar seu post. Não é necessário se preocupar com seus dados de login e senha. A página de formulário aberta na pop-up é a mesma que você usa normalmente para logar no Blig. A única diferença é que o site do Observatório envia para este formulário duas informações: o título do artigo e a URL no OI. Seus dados não são gravados nem enviados para os servidores do OI.


Resumindo


 





























































































































































































Sites


Lingua


Serviços que oferecem


Endereço




Blog


MicroBlogging


Agregador Rss


Agregador de Blogs


BookMark



Blig


Port


X






http://blig.ig.com.br/


BlinkList


Ing






X


http://www.blinklist.com/


BlogBlogs


Port





X


X


http://www.blogblogs.com.br/


BlogLines


Ing/Port




X


X


X


http://www.bloglines.com


del.icio.us


Ing






X


http://delicious.com/


Digg


Ing


X



X



X


http://digg.com/


Furl


Ing






X


http://www.furl.net/


Google


Ing/Port






X


http://www.google.com/bookmarks/


Linkk


Port






X


http://www.linkk.com.br/


ma.gnolia


Ing






X


http://ma.gnolia.com/


Netscape


Ing






X


http://www.propeller.com/


Netvibes


Ing/Port




X




http://www.netvibes.com/


Newsvine


Ing


X





X


http://www.newsvine.com


Reddit


Ing/Port






X


http://www.reddit.com/


Stumble Upon


Ing






X


http://www.stumbleupon.com


Technorati


Ing





X



http://technorati.com/


Twitter


Ing



X





http://twitter.com/


Windows Vista


Ing






X


http://favorites.live.com/


Yahoo! MyWeb


Ing






X


http://my.yahoo.com/


Agora é só escolher o serviço que lhe for mais útil e nunca mais perder seus artigos e sites favoritos.

******

Webmaster do OI

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem