Domingo, 17 de Novembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1063
Menu

E-NOTíCIAS >

Repórteres do WSJ protestam contra venda para Murdoch

29/06/2007 na edição 439

Muitos dos repórteres do Wall Street Journal não apareceram para trabalhar nesta quinta-feira (28/6) em protesto à possível venda da empresa proprietária do jornal, Dow Jones, para o grupo News Corporation, do magnata Rupert Murdoch. Os profissionais protestam também pela falta de acordo com o novo contrato de trabalho oferecido pela empresa. Os jornalistas voltariam a trabalhar no meio da tarde. A ação, segundo os organizadores, havia sido planejada há dias pela Independent Association of Publishers´ Employees, sindicato que os representa.


Segundo nota de Richard Pérez-Peña no New York Times [29/6/07], não há informações sobre quantos jornalistas teriam participado da ação, ou se a breve paralisação chegou a afetar as operações do Journal. O sítio do diário continuou a publicar notícias durante o dia, parte delas postadas por repórteres da versão online e da agência Dow Jones Newswires.


Mensagem


‘Não estamos pedindo que ninguém pare de trabalhar ou abandone matérias’, afirmou E. S. Browning, repórter e presidente do comitê do sindicato responsável pela negociação do contrato dos jornalistas – que trabalham sem ele desde o fim de março. ‘O objetivo é passar a mensagem de como nos sentimos sobre a ameaça ao jornal, e o fato de que ainda não temos um contrato justo’.


Com o avanço das negociações entre Murdoch e a família Bancroft, que controla a Dow Jones, muitos jornalistas da empresa têm expressado receio de que a venda para a News Corporation prejudique o ‘jornalismo sério’ pelo qual a companhia é conhecida. Murdoch é acusado de priorizar o lucro em detrimento da qualidade jornalística em seus negócios. Pessoas de outros veículos de imprensa nos EUA têm notado crescimento no número de jornalistas do Journal sondando sobre empregos.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem