Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

E-NOTíCIAS > BIG BROTHER

Reunião da Opep transmitida na TV por engano

Por Leticia Nunes (edição), com Larriza Thurler em 20/11/2007 na edição 460

Uma reunião privada entre líderes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) realizada no último fim de semana em Riad, na Arábia Saudita, acabou televisionada para todo o mundo. Por engano, um técnico plugou o cabo de transmissão televisiva na tomada errada, e por meia hora emissoras de diversos países tiveram acesso ao encontro do cartel. A imagem de harmonia que os membros da Opep tentam cultivar diante de um mundo assustado com os altos preços do petróleo foi instantaneamente despedaçada.

Durante o debate, que os líderes achavam ser privado, o ministro do Petróleo da Venezuela, Rafael Ramirez, e o iraniano Gholamhossein Nozari argumentaram que usar o enfraquecido dólar como moeda estava prejudicando o cartel. Segundo eles, a Opep deveria expressar formalmente sua preocupação sobre o enfraquecimento do dólar na declaração oficial no fim da reunião, marcada para segunda-feira (19/11). Mas os sauditas, maiores produtores de petróleo do mundo, vetaram a proposta. Segundo Saud al-Faisal, ministro das Relações Exteriores saudita, a mínima menção à imprensa de que os líderes estavam discutindo a fraqueza do dólar levaria à queda da moeda americana.

O que al-Faisal não sabia é que suas palavras estavam sendo transmitidas pela TV para um grupo de repórteres abismado com o que via. ‘Eu não conseguia acreditar. Quando percebi que eles não sabiam que estavam sendo transmitidos ao vivo, comecei a tomar notas freneticamente’, contou um dos jornalistas. A Opep só se deu conta de que o encontro estava sendo transmitido para o mundo quando a agência de notícias Reuters divulgou uma nota sobre a discussão. Imediatamente, um segurança entrou correndo pela sala de conferências do hotel onde acontecia a reunião, seguido pela polícia saudita, berrando que cortassem o sinal. Era tarde demais. Informações de Tim Webb [The Observer, 18/11/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem