Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1017
Menu

E-NOTíCIAS >

Tudo muda o tempo todo na internet

15/02/2005 na edição 316

Imagine que, ao ler este artigo, você pudesse modificá-lo: tivesse a ferramenta necessária para corrigir algum erro de digitação ou inserir alguma informação complementar. Isso já é possível – não neste Observatório, mas no sítio Wikinews (http://meta.wikimedia.org/wiki/Wikinews). Lançado em dezembro do ano passado, o Wikinews.org é um espaço experimental de divulgação de artigos e reportagens. A diferença para os outros sítios de notícias é que, nele, qualquer internauta pode colaborar com os textos.

O Wikinews é mais um filhote da família Wikimedia, projeto que possibilita, e estimula, a livre divulgação de informações. Nele, os usuários são os responsáveis por inserir conteúdo – da mesma maneira, eles são livres para modificá-lo ou complementá-lo a qualquer momento. O processo de criação é completamente aberto. O maior projeto Wiki é o Wikipedia, uma enciclopédia online, no ar há quatro anos, onde os verbetes também são escritos e complementados pelos internautas. Hoje são mais de 150 mil usuários.

Registro da ações

Jimmi Wales, presidente da Fundação Wikimedia e criador da Wikipedia, diz que o aspecto mais importante do braço jornalístico do grupo é o compromisso com a neutralidade. ‘Para os criadores do Wikinews, a evolução do conteúdo é um dos pontos fortes do sistema, e também um dos principais desafios’, afirma Aaron Weiss, em artigo no New York Times [10/2/05].

A enciclopédia serve de exemplo para mostrar como o consenso pode levar à informação mais precisa. Mas o sítio de notícias, ressalta Weiss, não contará com o benefício do tempo – as notícias ficam velhas rapidamente, e dificilmente terão tempo de chegar ao formato ideal, como acontece com os verbetes.

Apesar dos obstáculos, os participantes do Wikinews já produziram mais de 500 artigos em apenas dois meses. O que difere o sítio de blogs de notícias e outros projetos da mesma natureza, como o Indymedia (www.indymedia.org) e o sul-coreano OhmyNews (english.ohmynews.com), é justamente o compromisso com a transparência. Usuários podem editar os textos já existentes no sítio, mas suas ações ficam registradas. A tentativa é de que o processo de escrita seja completamente público.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem