Sábado, 17 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº974

E-NOTíCIAS > TV PÚBLICA

TV Brasil estréia sinal digital em SP

Por Fernando Lauterjung em 03/12/2008 na edição 514

Completando um ano, a TV Brasil inaugurou na terça-feira (2/12) sua emissora em São Paulo. O lançamento na capital paulista passou por diversos atrasos. Primeiro, por problemas na importação de equipamentos. Depois, a TV Brasil teve obstáculos na canalização, já que as freqüências destinadas à emissora pública causavam interferência na freqüência do serviço de comunicação Nextel.


Na inauguração, a presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Tereza Cruvinel, após apontar os desafios da implantação, comemorou que em seu primeiro ano a TV Brasil estreou pelo menos dez novos programas.


Ainda em relação ao conteúdo, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, afirmou que a TV Brasil ainda pode fazer o que a TV comercial não fez, ‘tratar o telespectador como cidadão, e não consumidor’. O ministro disse também que a TV pública poderá se beneficiar mais que as comerciais das novas tecnologias. Segundo ele, a multiprogramação, por exemplo, não faz sentido comercial, já que o bolo publicitário é limitado. ‘Já para a TV pública, é uma oportunidade de lançar mais conteúdo’, disse.


Rede


Embora tenha inaugurado as transmissões digitais, o sinal analógico deve levar mais tempo para chegar à capital paulista. Este noticiário apurou que isso só deve acontecer no segundo semestre de 2009. Com a mudança da freqüência de transmissão, o transmissor teve que ser enviado à fábrica, para ser reconfigurado. Quando retornar, começam novamente os testes.


Além do sinal aberto, a TV Brasil já chegou 70% da base da TV por assinatura. Vale lembrar que todas as operadoras, independente da tecnologia, são obrigadas por lei a carregar o sinal do canal. A expectativa da TV Brasil é que o sinal chegue, até o final deste ano, a 94% da base de assinantes. A maior dificuldade ainda é acomodar o canal nas operações analógicas de MMDS, que tem um limite menor de canais que podem ser comportados no line-up.


***


TV Brasil começa a operar em São Paulo


[do release da emissora]


A EBC – Empresa Brasil de Comunicação inaugurou na terça-feira (2/12) o canal aberto digital 63 da TV Brasil na cidade de São Paulo, onde a emissora é transmitida pelas operadoras por assinatura. Também será inaugurada a sede da EBC, na Avenida Mofarrej, 1200, no bairro Vila Leopoldina. Durante o evento, a EBC exibiu sua nova identidade visual com as novas logomarcas e as vinhetas eletrônicas da TV.


O lançamento do canal digital 63 da TV Brasil aumenta a cobertura e a qualidade da imagem transmitida pela emissora. No próximo ano, entra no ar, em São Paulo, o canal analógico. As novas instalações melhoram as condições de produção da TV Brasil na capital paulista. A sede paulistana da EBC abriga dois estúdios de televisão (um de 150 m2 e outro de 300 m2) para a realização de programas e a estrutura para a redação de jornalismo, administração e rede da empresa.


Sintonize a TV Brasil


TV aberta – canal 2 VHF e 32 UHF (transmissora da zona rural). Em SP, canal digital 63 UHF


Net – canais 4 (SP), 16 (DF), 18 (RJ e MA)


Sky-Direct TV – canal 116


TVA digital – canal 181 (RJ e SP)


Na internet: www.tvbrasil.org.br  

******

Do Tela Viva News

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem