Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1067
Menu

E-NOTíCIAS >

Twitter comemora 350 milhões de tuítes por dia

19/07/2011 na edição 651

O Twitter completa hoje cinco anos de lançamento e divulgou alguns dados (bastante impressionantes, diga-se) sobre o uso do microblog.

Atualmente, cerca de 600 mil pessoas se inscrevem diariamente na rede – levou quase um ano e meio para o site conseguir atrair seus primeiros 600 mil usuários, afirma a companhia.

Em seu primeiro dia, os usuários enviaram 24 tuítes – o número de mensagens enviadas por segundo pela base atual de usuários.

Enquanto isso, a equipe de engenharia da empresa revelou em seu próprio perfil no site que os usuários enviam nada menos que 350 milhões de tuítes por dia.

Na semana passada, a empresa afirmou que havia alcançado, recentemente, a marca de 1 milhão de aplicativos registrados para sua plataforma, criados por cerca de 750 mil desenvolvedores externos.

As métricas de uso liberadas pelo Twitter contrastam com as que o CEO do Google, Larry Page, forneceu sobre a nova rede social da companhia, o Google+, na última quinta-feira, 14/7.

Falando durante a divulgação dos resultados da empresa no 2º trimestre (Q2), Page disse que, apesar de o Google+ ainda estar em fase de testes e disponível apenas por convites, cerca de 10 milhões de pessoas já se inscreveram no site. Elas compartilham cerca de 1 bilhão de itens por dia.

“Entregar 350 milhões de tuítes por dia é um desafio de engenharia extremamente divertido. Mas isso não captura o quanto nossos usuários são apaixonados”, diz o post da equipe de engenharia do Twitter.

Olhando para trás, o Twitter melhorou tremendamente alguns pontos de seu site, como estabilidade, disponibilidade e desempenho, que antes eram notoriamente irregulares, tornando o serviço vulnerável a frequentes interrupções, diminuições de velocidade e quedas.

Hoje, a imagem da “Baleia da Falha” do Twitter, que tornou-se um símbolo conhecido para coisas que deram errado, é muito menos visto, e a companhia seguiu para outros desafios, como construir um fluxo sustentável de receita baseado principalmente em anúncios online.

O Twitter também está enfrentando o descontentamento de alguns desenvolvedores antigos que criaram aplicativos que forneciam funcionalidades complementares e descobriram nos últimos 18 meses que o site decidiu colocar esses recursos de forma nativa em seu serviço.

O que não está em dúvida é que o Twitter é a ferramenta de microblog incontestável e preferida de figuras públicas, empresas e pessoas comuns para postar mensagens de texto curtas e compartilhar links.

O site já até desempenhou papel importante e controverso em revoltas políticas, em especial em países com regimes totalitários em que os ativistas pela democracia descobriram o Twitter como uma ferramenta de comunicações efetiva e secreta.

Apesar de cuidar do mercado consumidor, o conceito do site foi adaptado por um número crescente de fabricantes de softwares para empresas que agora fornecem serviços parecidos com o Twitter para colaboração e comunicações em locais de trabalho.

Além de celebrar seu quinto aniversário, o Twitter também se encontra sem muitos de seus representantes públicos mais representativos, como os cofundadores Biz Stone e Evan Williams, que recentemente seguiram para novas aventuras.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem