Segunda-feira, 18 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº991
Menu

E-NOTíCIAS > PLANETA DIGITAL

Uber já vale o dobro do Twitter

Por Rosa Jiménez Cano em 19/05/2015 na edição 851
Reproduzido do El País, 12/5/2015

Uma nova rodada de 1,5 bilhão de dólares elevou o valor total daUber, alcançando os 50 bilhões de dólares (151 bilhões de reais). No começo do ano, tinha chegado aos 40 bilhões. O aplicativo para contratar transporte de passageiros que compete com os táxis tradicionais vale, dessa maneira, o dobro dos 24,5 bilhões de dólares do Twitter.

A empresa com sede na rua Market de San Francisco, a apenas um quarteirão do Twitter, vai usar essa nova injeção de dinheiro para começar a atuar em mais cidades, apesar de estar proibida em alguns países, como na Espanha. Também para conseguir brigar com mais liberdade pela Here, a empresa de mapas da Nokia, pela qual mostrou interesse na semana passada.

Kristin Carvell, porta-voz da Uber, preferiu não fazer comentários sobre a rodada.

Outro dos pontos que a Uber demonstrou interesse foi no desenvolvimento de um software mais eficiente para o serviço de carros compartilhados. O UberPool, como se chama essa opção, é especialmente popular em sua cidade de origem. Permite o deslocamento pela área de 11 quilômetros quadrados que compreende o município de San Francisco por sete dólares (21 reais), desde que o passageiro esteja disposto a compartilhar a viagem com outras pessoas. Cada passageiro pode levar mais um com ele, para assim completar a lotação do carro, com cinco passageiros, incluindo o motorista. Custa 15 dólares (45 reais) ir ao aeroporto com esta fórmula. Este método, deficitário para a Uber, mas bom para os motoristas, pretende criar o hábito de viagens compartilhadas com desconhecidos.

Outra das curiosidades que a empresa acaba de introduzir é o limite de horas de trabalho para motoristas. Depois de um caso extremo: um operário comentou em um evento privado na sede da empresa que tinha conseguido ganhar 18.000 dólares no mês. Trabalhou até 19 horas seguidas por dia. Desde então, foi colocado um limite de 12 horas para dirigir sem descanso. Este deve ser de pelo menos três horas. Criada a regra, já começam a surgir estratégias para quebrá-la. Pode ser criado outro perfil a partir de outro celular, mas isso complica bastante o pagamento.

A Uber nasceu em 2009, seus fundadores são Travis Kalanick, hoje diretor-executivo, e Garret Camp. Funciona em 300 cidades de 57 países.

Anand Sanwal, diretor da empresa de análises CB Insights, afirma que há três anos não se via uma atividade de investimentos tão forte no Vale do Silício. Embora tenha contratado especialistas no assunto, ainda não foi divulgada uma data concreta para uma oferta inicial de ações da Uber na Bolsa, apesar de que isso é mais do que provável.

***

Rosa Jiménez Cano, do El País, em San Francisco

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem