Terça-feira, 23 de Maio de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº942

E-NOTíCIAS > Espionagem governamental

Violação da privacidade online

Por Enrique Dans em 31/03/2016 na edição 896
Publicado originalmente no blog de Enrique Dans, sob o título  "Vigilancia y democacia; Para pensar". Tradução de Jo Amado
Google alerta contra violção da privacidade

Aviso do site Google aos seus usuários

O Google reforça a segurança do Gmail com uma advertência na tela inteira que alerta os usuários quando a empresa tem indícios que a levam a crer que o governo está tentando roubar a senha da conta de correio eletrônico usada para se comunicar.

Na realidade, o aviso está funcionando desde junho de 2012, mas recentemente deixou de ser uma pequena advertência na faixa superior da página para ser um aviso de página inteira que permite acessar uma série de recursos suplementares de proteção, como a verificação em dois passos ou o uso de uma chave de segurança.

O Google adverte que se trata de uma incidência pouco comum – somente cerca de 0,1% dos usuários, tipicamente jornalistas, ativistas ou políticos, chegam a recebê-la –, mas mesmo assim desenvolve o procedimento completo, com monitoramento, inclusive com detecção e advertências para o hipotético caso de que possa chegar a ocorrer.

Uma das empresas privadas mais valiosas do mundo, com um modelo de negócios baseado, em sua maioria, na gratuidade de seus produtos para os usuários, desenvolve um procedimento para me avisar que um governo – que poderia ter sido eleito democraticamente, com o meu voto – pode estar tentando roubar a senha do meu correio eletrônico para me espionar. Alguém a quem você não paga nada avisando-o que um Estado, a entidade à qual um maior número de cidadãos entrega um maior percentual do dinheiro que ganha e a qual possivelmente esses cidadãos contribuíram para que fosse eleita, o está espionando. E se você acredita que essa advertência só aparece quando você acessa o Gmail a partir de países submetidos a regimes totalitários, teocráticos ou não democráticos, é bem possível que você se equivoque. Em quem você confia mais quando se trata de questões relacionadas a algo tão importante quanto a segurança? Numa empresa privada ou num Estado?

Se isto não for uma metáfora dos tempos em que estamos vivendo, poucas coisas o são.

N.R.  A emprea Google é parceira do PROJOR no projeto Grande Pequena Imprensa

***

Enrique Dans é professor de Sistemas de Informação na Pós Graduação na Escola de Negócios, do Instituto Empresa, em Madri, Espanha.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem