Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 135

Jornalistas da rede

O sítio da NetMedia, organização européia sediada na Inglaterra que promove o jornalismo eletrônico, ainda está nascendo. Para 2001, a 7ª Conferência Anual da NetMedia pretende analisar como anda o progresso desse tipo tão novo de jornalismo. Pretende, também, avaliar como as organizações mediáticas estão se adaptando à novidade e como ela modificou a prática […]

TV levada a sério

TV Crítica é mais uma observadora da mídia televisiva dessa saudável onda que tem assolado o Brasil. Ao mesmo tempo em que demonstra paixão pela ‘TV levada a sério’, parafraseando Arlindo Machado, também sabe criticá-la no que há de mais abominável na TV brasileira.As listas de discussão estão em destaque no sítio. E não é […]

Uma revolução em processo

EXCERTO Trecho do capítulo 8 do livro A reportagem, teoria e técnica da entrevista e pesquisa jornalística, de Nilson Lage, lançamento da Editora Record Qualquer observador dirá, sem esforço, que a introdução dos computadores modificou bastante a prática do Jornalismo. Alguém que estude bem o assunto, no entanto, concluirá que essa modificação é mais profunda […]

O óbvio ululante que ninguém viu

CAIXA PRETA DA UNE Victor Gentilli O PCdoB controla a UNE com mão de ferro há cerca de duas décadas. Alguns acham que é para fazer política; muitos acham apenas que serve apenas para fazer caixa. Afinal, a UNE detém o monopólio da carteira de estudante, que dá meia entrada no cinema e meia-passagem nos […]

Helayne Boaventura

PUBLICIDADE DA CÂMARA "Aécio gasta milhões em publicidade", copyright Jornal do Brasil, 14/8/01 "Com dificuldades para aprovar o pacote ético na Câmara dos Deputados, o presidente da Casa, Aécio Neves (PSDB-MG), planeja gastar R$ 8,5 milhões em pesquisas de opinião e em campanhas publicitárias para tentar reverter a imagem da Câmara. As pesquisas de opinião […]

IstoÉ explica por que revistas estão na pior

MÍDIA EM CRISE DE CREDIBILIDADE ? II Jornais saíram-se mal, a televisão ficou em pior situação (11%) mas um pouco melhor do que a internet e as rádios (empatados com 5%). No papel de lanterninhas do processo de comunicação, as revistas saíram-se com apenas 3% de credibilidade, ligeiramente acima da linha de desconfiança absoluta. Só […]

Um autor e seus contos de bar

RELANÇAMENTO O escritor mineiro Jeferson de Andrade relançou seu novo livro de um jeito diferente: fez um tour pelos bares de Tiradentes, MG, que promovia seu IV Festival de Gastronomia. No sábado, dia 25/8, o lançamento será mais tradicional: a partir das 17h, ele terá tarde de autógrafos na Livraria Spix e Martius, no Centro […]

Sinais de vida inteligente

SEMANAIS Victor Gentilli Veja desta semana traz com pouco destaque mas muita contundência uma boa matéria sobre os novos cursos seqüenciais criados pelo MEC e que vem sendo oferecidos de forma absolutamente indevida pelas instituições. A picaretagem da Gama Filho com o curso seqüencial de Jornalismo em Fortaleza foi o mote. Hoje, alunos e instituição […]

Eugênia Lopes

PUBLICIDADE DA CÂMARA "Líderes rejeitam idéia de gastar com publicidade", copyright O Estado de S. Paulo, 15/8/01 "A proposta do presidente da Câmara, Aécio Neves (PSDB-MG), de remanejar R$ 8,5 milhões do orçamento da Casa para gastos com publicidade foi mal recebida pelos líderes partidários aliados ao governo e de oposição. Aécio quer usar os […]

Folha

MÍDIA EM CRISE DE CREDIBILIDADE ? III Depois de 26 anos de tramitação a Câmara Federal finalmente aprovou o novo Código Civil, que substituiu o anterior aprovado em 1917. Isto não é notícia para a edição do dia seguinte? O leitor não precisa saber que está protegido por uma legislação mais moderna mesmo que o […]

Câmera oculta e os neovertovianos

TELEVISÃO Nelson Hoineff (*) Há dois anos, num debate sobre ética, vi um estudante perguntar se o palestrante era a favor ou contra a câmera oculta. Podia ter perguntado se ele era a favor ou contra a caneta. A câmera, como a lapiseira, é o instrumento. O uso que se faz dela é o que […]

Consuelo Dieguez

ENSINO FAST FOOD ?Aposta arriscada?, copyright Veja, 22/8/01 "No começo da década de 70, os brasileiros descobriram os cursos supletivos, uma saída rápida para quem não possuía diploma de 1? ou 2? grau. De dois anos para cá, essa facilidade de cursos rápidos chegou ao ensino superior. Com autorização do Ministério da Educação, as universidades […]

O dilema da descrição

THE WASHINGTON POST Em 1o de agosto, uma coluna na seção que trata de assuntos metropolitanos no Washington Post noticiou o espancamento e estupro de um estudante da Universidade de Maryland após ser capturado enquanto praticava cooper na rua. Um leitor da área ligou a Michael Getler, ombudsman do Post, para saber por que o […]

Luiz Garcia

DOSSIÊ CREDIBILIDADE "Depois da Igreja, nenhuma instituição tem mais credibilidade para os brasileiros do que os jornais. É o que diz pesquisa do Datafolha, divulgada em congresso da Associação Nacional de Jornais (ANJ). Tudo que está nesse parágrafo aí em cima é absolutamente verdadeiro ? e mostra como a verdade é uma enguia. Acontece que […]

Folha de S. Paulo

RACISMO "Tese usa jornais para comparar discriminação nos EUA e no Brasil", copyright Folha de S.Paulo, 16/8/01 "Enquanto a discriminação racial nos EUA divide culturas, mercados, interesses e territórios -muitas vezes de forma radical e violenta-, o racismo no Brasil ?se reveste de uma cordialidade?. Para demonstrar tal diferença, o jornalista e professor Fernando Conceição, […]

O que falta entender sobre chaves públicas

ASSINATURA DIGITAL Pedro Antonio Dourado de Rezende (*) Nos debates sobre a criação da Infra-Estrutura de Chaves Públicas (ICP) do Brasil, alguns questionamentos e dúvidas têm sido levantados com freqüência. A maneira superficial com que têm sido respondidos, pelo menos no espaço que ganham na imprensa imediata, nos motiva a oferecer esta reflexão. Escolhemos cinco […]

Luiz Orlando Carneiro

JORNAL DO BRASIL "Deu no JB", copyright Jornal do Brasil, 11/8/01 "Privatização e Contestação O êxito do programa brasileiro de privatização, sobretudo na área da telefonia, realçado e recente editorial do JB, é contestado pelo leitor que abre esta seção, com a resposta que nos pareceu adequada. Críticas a um outro editorial sobre o abandono […]

Bernardo Ajzenberg

DOSSIÊ CREDIBILIDADE "O congresso da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), realizado nos dias 13 e 14, no Rio, revelou notícias alvissareiras. A primeira diz respeito ao número de leitores dos jornais impressos no país. Segundo estudo feito pela consultoria McKinsey & Co., entre 1996 e 2000 as vendas de jornais impressos subiram de 6,5 milhões […]

A queda continua

REVISTAS AMERICANAS O relatório do Audit Bureau of Circulations sobre circulação de revistas na primeira metade de 2001 registrou tendência de queda na venda de exemplares em bancas, informa Eric Herman [New York Daily News, 14/8/01]. As revistas de finanças pessoais foram as que mais sofreram. Money Magazine, empreendimento de Hearst Magazines e Dow Jones, […]

José Geraldo Brito Filomeno e Rogério Alvarez de Oliveira

ASPAS ?Chave pública: que bicho é esse?, copyright Folha de S. Paulo, 14/8/01 ?Encontra-se em tramitação na Câmara o projeto de lei n? 1.483/99 (apensado ao projeto n? 1589/99), que trata das assinaturas, do comércio e dos documentos eletrônicos. Estes, para serem válidos juridicamente, precisarão ser certificados eletronicamente. Todo o sistema deverá ser baseado em […]