Tuesday, 19 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1279

Edição: 158

Sérgio Augusto

BIG BROTHER BRASIL "No ar, mais uma gincana da era do cinismo", copyright O Estado de S. Paulo, 2/02/02 "A Holanda, que um dia nos enviou a missão de Mauricio de Nassau e ao planeta ofertou Espinoza, Rembrandt, Vermeer, Van Gogh, Erasmo, Frans Hals, Bert Hanstra, Mondrian, Nina Foch, Joris Ivens, Cruyff e a cerveja […]

Bernardo Kucinski

CRÍTICA DIÁRIA "Cartas Ácidas", copyright Agência Carta Maior (www.agenciacartamaior.com.br) "DIA 4 – Cobertura cretina do II Fórum Social Mundial A mídia nacional ignorou importantes debates de problemas brasileiros e mundiais que aconteceram no II Fórum Social Mundial de Porto Alegre. Estadão, Folha e Veja optaram por uma política editorial obscurantista de desqualificação dos debates. A […]

Amarelinha feia e cara

PICADEIRO Será que ninguém na imprensa vai comentar o mau gosto da nova camisa da Seleção? E o preço? Uma vergonha que a mídia de um país de endividados e mal-pagos aceite sem protesto o custo de 198 reais, salgado até para abonados (82,12 dólares pelo câmbio de 1?/2). O Estadão destacou a inovação tecnológica […]

Democracia inesperada

AFEGANISTÃO Pamela Constable conta no Washington Post [27/1/02] que dias atrás um conselheiro do governador da província de Kandahar invadiu furioso um hotel local cheio de jornalistas. Reclamou das matérias negativas que saíram na imprensa americana, especialmente uma em que o governador, rude ex-comandante de milícia, era descrito comendo de modo deselegante e xingando um […]

Carol Knoploch

BIG BROTHER BRASIL "Big brothers da vida real", copyright O Estado de S. Paulo, 3/02/02 "Bisbilhotam pelo olho mágico da porta ao ouvir burburinhos no corredor. Vigiam o vizinho pela janela, com ou sem binóculo. Não desviam a atenção de cenas picantes, ousadas, inesperadas, envolvendo pessoas na rua, estacionamento, trabalho… em qualquer lugar. A mania […]

Balanço da urn@    

URN@ ELETR?NIC@ Os resultados das sondagens realizadas pela Urn@ Eletrônic@ do Observatório da Imprensa. A urn@ do OI é renovada semanalmente. 25/12/02 Como classificar o desempenho da mídia brasileira em 2002? Respostas Votos Porcentagem Excelente 81 4,0% Bom 243 12,0% Satisfatório 687 34,1% Insuficiente 629 31,3% Péssimo 372 18,5% Total de votos: 2012 18/12/02 TV […]

Procura-se jornalista seqüestrado

DANIEL PEARL Antônio Brasil (*) Jornalismo de verdade é trabalho perigoso e envolve risco. Na quarta-feira, 23/1, o repórter Daniel Pearl, do Wall Street Journal, foi seqüestrado e possivelmente morto durante o último final de semana. Ele é mais uma vítima da nossa profissão. Bombardeado pelos militares e seqüestrado pelos terroristas, os jornalistas estão na […]

O leitor atrás de fatos

PESQUISA AMERICANA Pesquisa do PEJ (Projeto pela Excelência no Jornalismo) nos EUA revela que a cobertura mais factual dos ataques terroristas de 11 de setembro e suas conseqüências permitiram à imprensa americana ter o primeiro aumento no índice de aprovação pública em 15 anos. Analisando mais de 2.500 reportagens em períodos de três dias nas […]

Otavio Frias Filho

BIG BROTHER BRASIL "BBB", copyright Folha de S. Paulo, 31/01/02 "A Rede Globo estreou seu ?Big Brother Brasil?, versão local do programa de voyeurismo exibido mundo afora e que o SBT bigodeara antes. O oligopólio global reclama de direitos autorais, questão já resolvida por Chacrinha ao dizer que na TV ?nada se cria, tudo se […]

Regina Ribeiro

O POVO "Sobre o plural", copyright O Povo, 2/2/02 "?Uma obra-prima não é resultado de uma súbita inspiração, mas produto de uma vida inteira de ponderação?. Virgínia Woolf, escritora. A pluralidade é um das características mais importantes do O Povo. Sem dúvida os leitores estão acostumados a ler em suas páginas opiniões as mais controversas […]

"O gosto da morte e da destruição"

DANIEL PEARL O grupo paquistanês que seqüestrou o repórter Daniel Pearl, 38 anos, do Wall Street Journal, prometeu em e-mail que isto é apenas o começo de uma "verdadeira guerra" aos americanos. Pearl foi seqüestrado em 23/1 pelo autodenominado Movimento Nacional pela Restauração da Soberania Paquistanesa, que anexou a um de seus e-mails fotos de […]

De olhos bem fechados

IMPRENSA & ENRON Depois que o grande escândalo da falência da Enron veio à tona, a imprensa americana ficou sem jeito para explicar por que ignorou as evidências de que a maior bancarrota da história dos EUA estava para acontecer. "Quando um fato destas proporções acontece como um choque, é sinal de que havia algo […]

Gerald Thomas

BIG BROTHER BRASIL "Big Brother", copyright Jornal do Brasil, 29/01/02 "Estréia hoje, na Globo, o Big brother Brasil. Fiquei surpreso com a escolha da Marisa Orth como apresentadora. Para a Globo, a escolha é o passo certo: o carisma, a precisão e a inteligência dessa mulher são fenômenos inexplicáveis. Ela é a cara do Brasil […]

Aos olhos dos leitores

THE WASHINGTON POST Michael Getler, ombudsman do Washington Post, em sua coluna de 27/1, cita diversas falhas do jornal para as quais os leitores chamaram a atenção. Como em artigos anteriores, os erros de identificação de pessoas tomam boa parte do texto. No dia 20/1, por exemplo, uma nota identificou Robert S. McNamara como ex-secretário […]

Os jornalistas e as corporações

CASO ENRON O respeitado Howard Kurtz, do The Washington Post, botou o dedo na ferida em artigo [30/1/02] que começa comentando o debate sobre a reforma da lei de financiamento de campanhas, no rastro da falência da Enron. Para ele, uma pergunta resume tudo: o que exatamente as empresas estão comprando quando doam milhões de […]

Fim da lua-de-mel

AL-JAZIRA & CNN A al-Jazira, a pequena emissora do Catar que ficou famosa internacionalmente após os ataques de 11 de setembro, ameaça de processo a CNN e todas as TVs que divulgaram, segundo ela "ilegalmente", entrevista de Osama bin Laden na qual o terrorista diz que matar civis inocentes é "permitido pela lei islâmica". O […]

Xico Sá

ELEIÇÕES 2002 "Ex-marqueteiro do PT põe o marketing no banco dos réus", copyright Folha de S. Paulo, 3/03/02 "O sociólogo e jornalista Chico Malfitani, 51, paulistano, foi um dos criadores, nos anos 80, da concepção moderna do que se chama hoje marketing político no Brasil. Ao comentar um dos primeiros programas feitos por ele, em […]

Fernando Martins

JORNAL DE NOTÍCIAS "Os ‘media’ não são mais do que reflexo do pulsar da sociedade", copyright Jornal de Notícias, 3/2/02 "Nota o Provedor uma tendência crescente dos leitores para discorrerem sobre os ‘media’ e a sua função social (nomeadamente a forma como condicionam a sociedade e são por ela condicionados). Não denunciam desvios, antes filosofam […]

Para que serve um curso de Jornalismo

FORMAÇÃO PROFISSIONAL Nilson Lage (*) Há certas lembranças que, embora não sendo íntimas, adoraríamos guardar para nós mesmos. Exporíamos ao mundo somente outras, promissoras ou engraçadas, que alimentam esperança, alegria ou entusiasmo. Assim com o Diário Carioca: o introdutor no Brasil do lead, da uniformidade gráfica, de padrões lingüísticos decorrentes do movimento de renovação literária […]

Menos anúncios, menos clientes

MÍDIA & KMART Os executivos de mídia ficaram pálidos com a falência, na semana passada, da Kmart, rede varejista gigante dos EUA, com 2.114 lojas. Mas alguns profissionais aproveitaram a deixa para mostrar que é perigoso economizar em propaganda, conta Todd Shields [Editor & Publisher, 28/1/02]. A Kmart distribuía semanalmente 70 milhões de encartes promocionais […]