O Project for Excellence in Journalism é uma iniciativa da Faculdade de Jornalismo da Universidade de Columbia, considerada a escola de jornalismo mais prestigiosa do mundo. Preocupado com o padrão na mídia noticiosa, o projeto visa a excelência do jornalismo e tomou diversas medidas para atingir seu objetivo, como formação de um comitê de jornalistas […]
Edição: 159
Power Reporting é um sítio que reúne uma infinidade de recursos para jornalistas. O editor Bill Dedman e alguns colaboradores pesquisaram e disponibilizaram milhares de ferramentas sem publicidade para facilitar reportagem e redação.Ao clicar, por exemplo, no link ‘Media Alerts’, o internauta é remetido a outra página em que escolhe o assunto dos alertas sobre […]
PICADEIRO Já sabemos como os cadernos ou seções de economia & negócios noticiam os negócios da própria empresa editora (ou grupo jornalístico). Em compensação, também sabemos como tratam dos concorrentes. Num caso é o silêncio ou a maquiagem. No outro, o silêncio ou a desinformação. O Globo ousou dar uma notícia pessimista sobre duas empresas […]
BBC & MONARQUIA A BBC deixou parte de sua equipe muito zangada ao determinar que os eventos comemorativos do jubileu da rainha Elizabeth, que completou 50 anos de reinado no dia 6, deve merecer cobertura crítica, porque muita gente não suporta mais a monarquia ? principalmente os jovens, audiência que a emissora britânica quer atrair. […]
CASO ENRON "Enron mantinha poder com doações a políticos e contratação de jornalistas", copyright O Globo / Washington Post, 11/02/02 "Após o colapso da gigante do setor de energia Enron, em dezembro do ano passado, as ligações da empresa com a Casa Branca começaram a vir à tona, revelando uma intrincada rede de lobistas e […]
PRÊMIOS & GALARDÕES Alberto Dines Supõe-se que as entidades da sociedade civil, públicas, independentes do setor privado e do setor estatal, além das tarefas específicas tenham como objetivo alterar posturas, mentalidades e procedimentos gerais da comunidade a que se propõem servir. Supõe-se também que seu relacionamento com a mídia deva obedecer aos mesmos propósitos reformistas […]
GÁLIA IRREDUTÍVEL Em matéria de 2/2/02, Charles Bremner, correspondente do Times de Londres em Paris, conta que a nova produção Astérix et Obélix: Mission Cleópatra, a mais cara do cinema francês ? 45,23 milhões de dólares ?, estreou em 900 cinemas na semana passada e representa o desafio dos gauleses às legiões de Hollywood. No […]
CARNAVAL "Um pesadelo de Carnaval", copyright Folha de S. Paulo, 10/02/02 "Políticos e celebridades disputam seus lugares nos camarotes de luxo. Tudo outra vez como das outras vezes. Vestirão camisetas estampadas com logotipos de cerveja e beberão cerveja com modelos-manequins que não usam nada por baixo da camiseta. Atores da Globo, diplomatas, bicheiros, autoridades, garçons, […]
IMPRENSA & EMPRESA Luiz Weis (*) Na semana passada, sob a rubrica "Entre aspas", este Observatório reproduziu a versão em português de um artigo publicado originalmente no Washington Post em 30/1 e transcrito pelo Estado de S.Paulo, quatro dias depois [veja remissão abaixo]. O artigo, intitulado "The press?s business", tem como gancho o escândalo da […]
CENSURA OU CONTROLE? Num país de população heterogênea, como os EUA, regulamentar a mídia ao agrado de todos não é fácil. A Comissão Federal de Comunicação (FCC), ao mesmo tempo em que é pressionada para restringir o sexo na mídia, vem sendo repreendida por prática de censura. Jeremy Pelofsky (Reuters, 30/1/02) informa que a cantora […]
LAN NO GLOBO "A volta ao lar do traço do Rio", copyright O Globo, 9/02/02 "Completando bodas de ouro com o Rio, para onde se mudou em 1952, o caricaturista Lan, um italiano de nascimento mas de alma carioquíssima, passará a mostrar no GLOBO, a partir de terça-feira, cenas do cotidiano da cidade. A estréia […]
CASO ENRON Arnaldo Dines, de Nova York A última moda em voga nos meios de comunicação nos Estados Unidos é usar o colapso da empresa de energia Enron para demonstrar o despreparo profissional dos jornalistas na cobertura da vida econômica do país. Bode expiatório sempre oportuno, ainda mais quando pego de surpresa por um escândalo […]
KMART A Kmart, gigante rede varejista dos EUA, informa que, apesar de estar em processo de falência, manterá seu encarte semanal de 10 páginas em jornais de todo o país, num gasto anual de US$ 171 milhões (dado de 2000). Essa notícia, que deveria tranqüilizar os editores que dependem, e muito, do dinheiro da rede, […]
RACISMO & TV "?Tá faltando preto na televisão?, canta Ivo Meireles", copyright Folha de S. Paulo, 10/02/02 "Parceiro de Lobão em sucessos como ?Essa Noite Não? e ?Bangu 1, Polícia 0?, autor do samba-enredo com que a Mangueira ganhou o Carnaval de 1986, Ivo Meirelles, 35, está lançando seu terceiro disco solo, ?Samba Soul?, pelo […]
POLÍTICA EDITORIAL Muniz Sodré (*) É possível fazer uma distinção conceitual entre o medo e o terror. Para ilustrar o primeiro caso, pode-se figurar uma situação, familiar à vida de todo mundo, em que receemos trafegar por ruas escuras ou por áreas notoriamente perigosas da cidade. O medo resulta da antecipação pela consciência de um […]
JORNALISMO CIENTÍFICO O problema é antigo para a imprensa: como apresentar ao leitor notícias interessantes do mundo científico de forma fácil, mas sem simplificar demais? Keay Davidson [San Francisco Chronicle, 4/2/02] observa que existe a tendência de publicar os resultados de pesquisas recentes e apresentá-los fora de proporção. Foi o que ocorreu com o lançamento […]
ENTREVISTA / CAZÉ PESSANHA "A volta do filho pródigo", copyright Jornal do Brasil, 11/02/02 "Depois de uma conturbada passagem pela Globo, o VJ Cazé Pessanha está de volta à MTV, emissora que o projetou. Terá um game show semanal, que começa em março, e um programa diário, que só entra no ar em abril. ?Nunca […]
BIG BROTHER Antônio Brasil (*) Em época de carnaval tudo fica de cabeça para baixo, tudo se inverte. Mas também é uma boa hora para pensar em algumas distorções da nossa profissão. Será que jornalista importante e com "diploma" deveria apresentar programa do gênero reality show como o Big Brother Brasil? Tenho minhas dúvidas. No […]
MÍDIA & TABACO Em 2002, a Philip Morris ? uma das principais companhias da indústria do tabaco ? pretende reduzir seus anúncios em revistas. Em 2000, após acusações de que tentava seduzir os jovens, a empresa deixou de anunciar em 50 publicações. Instituiu então a política de parar de anunciar em revistas com mais de […]
ENTREVISTA / SÉRGIO GROISMAN "?A TV é muito superficial?", copyright Folha de S. Paulo, 10/02/02 "O apresentador do ?Altas Horas?, Sérgio Groisman, tem dois desafios em seu segundo ano na TV Globo. O primeiro é não deixar o nível do programa cair, já que a emissora fez cortes entre 20% e 30% nos orçamentos de […]