Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 169

Janela para a mídia

‘Una ventana al mundo de los medios.’ Este é o slogan da revista online Etcétera, publicação mensal que apresenta ensaios, entrevistas e resenhas de lançamentos literários, tudo a respeito de mídia.No último número, a seção especial ‘Estereótipos’ reúne análise de quatro colunistas sobre a construção midiática de ‘estrelas efêmeras’ do pop adolescente e ‘paradigmas estéticos’ […]

Internet e tecnologia

Tudo sobre novas mídias, internet e telecomunicações no continente europeu, promete a página. Fundada em 1998 pela Van Dusseldorp & Partners, uma companhia de pesquisa de internet, Europemedia cobre ‘do Atlântico aos Montes Urais, do círculo Ártico ao mar Cáspio’.O sítio reúne notícias por país ou por tema – desde e-commerce e publicidade online a […]

Mídia desprezou dados vitais

ELEIÇÕES NA FRANÇA Chico Bruno (*) O resultado do primeiro turno da eleição presidencial francesa deve servir como um sinal de alerta no Brasil para a divulgação de pesquisas e para as analises dos analistas políticos brasileiros. Na França, a imprensa se deteve, assim como no Brasil, apenas no resultado do placar eleitoral das pesquisas. […]

A literatura das panelinhas

JORNALISMO CULTURAL Silas Corrêa Leite (*) Parafraseando uma grande citação clássica, mesmo se eventualmente não concordasse com alguma circunstancial posição que o visionário ecologista e promotor cultural de renome, o jornalista Paulino Rolim de Moura, defendesse, exemplificasse ou conduzisse criticamente sob determinado viés ou enfoque técnico-político, no entanto, confesso que defenderia até a morte o […]

Melhor para a televisão…

CRISE PUBLICITÁRIA Ressurgidas das cinzas, empresas de internet nos Estados Unidos estão anunciando mais na TV. Suzanne Vranica [The Wall Street Journal, 10/4/02] conta que após a grande derrocada das pontocom, vê-se uma alta ? ainda que incomparável à dos tempos áureos da rede ? nas verbas, o que é surpreendente e muito bem-vindo pelo […]

Eduardo Ribeiro

REDAÇÃO vs. ASSESSORIAS "Por que insistir no erro?", copyright Comunique-se (www.comunique-se.com.br), 19/04/02 "Dessa vez, vou poupar os leitores de meus comentários, mas não posso deixar de reproduzir uma correspondência enviada pelo colega Marcelo Mendonça, editor do site e da revista Primeira Leitura sobre o relacionamento com as assessorias de imprensa. Muitos compartilham de meus pontos […]

Neotropica

REVISTA CIENTÍFICA O programa Biota-Fapesp, o Instituto Virtual da Biodiversidade, lançou na semana passada a Neotropica, revista eletrônica com resultados de pesquisas na área, e sua nova página na internet <www.biota.org.br>. Criado em 1999, o Biota-Fapesp tem 32 projetos em andamento, com o objetivo de mapear a biodiversidade e os recursos naturais do estado de […]

Tempo de rescaldo

VENEZUELA, O DAY AFTER Gilson Caroni Filho (*) Passado o incêndio que lambeu as melhores redações, é tempo do rescaldo. Há que se ter cautela com alguns focos ainda relutantes. O saldo final é revelador da consolidação de algumas tendências que apontam para a editorialização de reportagens e articulistas prontos para o que der e […]

Atrás da vassoura

JÂNIO QUADROS Jânio Quadros ? Fi-lo porque quis…, de Nelson Valente, 160 pp., O Artífice Editorial, e-mail <oartificeeditora@aol.com>, telefones (11) 6948-3095 e 9166-1331 O livro de Nelson Valente traz o resultado de um intenso trabalho de pesquisa histórica e coleta minuciosa de depoimentos de quem conviveu com o ex-presidente Jânio Quadros. Busca desvendar o fenômeno […]

Bloomberg numa boa

MACONHA O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, disse que não processará a Organização Nacional para Reforma das Leis sobre Maconha (NORML, sigla em inglês), pela campanha publicitária de US$ 500 mil que a instituição fez usando sua imagem. "Eu nunca minto", disse o sucessor de Rudolph Giuliani, em tom ameno. "Me perguntaram se já […]

Stephen Kanitz

FILANTROPIA & 3? SETOR "Minha amiga, a irmã Lina", copyright Veja , 24/04/02 "Eu conheço uma verdadeira santa. Não é todo mundo que tem esse privilégio. Vou contar como a conheci, para que todos façam o mesmo e descubram outras santas escondidas por aí. Trinta anos atrás criei um prêmio para as melhores empresas do […]

Pravda

BREVE NA REDE Após o relançamento do Pravda em versão russa, em 1999, surgiu a versão inglesa em 2000. Atingimos níveis de leitura de 3,5 milhões de leitores por semana, um pouco por todo o mundo. Os nossos fórums debatem temas de interesse mundial. Decidimos lançar agora a versão portuguesa, não só para providenciar um […]

O risco de uma imprensa de banana

VENEZUELA, O DAY AFTER Archimedes Lazzeri (*) Sei que deveria estar escrevendo diretamente a uma parcela da imprensa que ficou seduzida pela figura do empresário golpista da Venezuela. Uma parcela que, distante dos fatos, se apressou em tirar conclusões que fortalecessem os seus interesses eleitorais locais. Tentando se aproveitar do momento apontaram, corretamente, os desvios […]

Intelectuais a serviço dos preconceitos

DESINFORMAÇÃO & PALAVRAS-DE-ORDEM Alberto Dines Jorge Semprún é um símbolo intelectual, moral e político. Comunista, militou contra o franquismo mas antes, como maquisard, lutou contra os nazistas na França. Preso e encarcerado em Auschwitz, sua obra intelectual e sua participação política está impregnada de dor e perplexidade pelo que viu e sofreu naquele inferno. Seus […]

Edição esgotada

TELETIPO New York Sun, o novo jornal de Nova York, chegou às bancas com matérias sobre o prefeito Michael Bloomberg, o ex-presidente polonês Lech Walesa e o líder oposicionista do Iraque, Ahmad Chalabi. Os financiadores do projeto afirmam que o diário pode roubar anunciantes do New York Times ao apostar numa cobertura melhor da cidade: […]

Robert J. Samuelson

WALL STREET JOURNAL "Como o ?Journal? parece com a gelatina Jell-O", copyright O Estado de S. Paulo, 18/04/02 "Se você lê o Wall Street Journal, teve uma surpresa no dia 9: um jornal redesenhado. Havia uma nova seção, ?Personal Journal?, repleta do que nós, do ramo de negócios, costumamos chamar de ?notícias que podem ser […]

Bernardo Ajzenberg

FOLHA DE S.PAULO "Bananas e maçãs", copyright Folha de S.Paulo, 21/4/02 "?Pelo menos duas novidades devem fazer diferença, neste ano, em relação à divulgação de pesquisas eleitorais. Até 2000, a regra era que a Folha tinha a exclusividade para divulgação dos levantamentos do Datafolha, por exemplo. A não ser que ?vazassem? por algum canal irregular, […]

O estuprado que aprenda a lição

MÍDIA GAÚCHA Gilmar Antonio Crestani (*) Nestes dias em que golpes são explicados com eufemismos, é sempre confortável buscar nos registros mais remotos alguma luz para clarear perguntas atuais ainda não respondidas pelos nossos coronéis eletrônicos. Os fins justificam os meios? Como bom repórter, o "pai da História", Heródoto (484 – 425 a.C.), viajou pelo […]

Einstein, Borges, mídia e mordaça

JORNAIS & JORNALISTAS Claudio Julio Tognolli (*) Nunca comentadas, porque imiscuidas no meio de livros que tratam de tudo menos de mídia, estão as observações de dois gênios do século 20 sobre o jornalismo: o físico alemão Albert Einstein e o escritor argentino Jorge Luis Borges. De resto, nada otimistas. Ambos tinham o pé atrás com […]

Contra a Amazon.com

TELETIPO Authors Guild, grupo que reúne mais de oito mil escritores, está encorajando seus associados a tirar de suas páginas de internet link para a Amazon.com por causa da venda de livros usados. Uma seção da livraria virtual permite que indivíduos anunciem produtos cobrando comissão sobre o valor da venda. Para o diretor da associação, […]