Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 170

Comunicação em revista

Pensamento Comunicacional Latino-Americano (PCLA) é uma revista científica digital publicada pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) em parceria com Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación. Tendo como proposta difundir o trabalho de autores desta parte do continente – e um público-alvo formado por estudantes, profissionais e pesquisadores da área –, a PCLA publica […]

Portal de mídia

Infoprensa é um portal de internet que reúne links para mais de 6 mil publicações – jornais, revistas, sítios de agências de notícias – separadas por assunto (cultura, esportes, informática) ou região (mais de 120 países listados). A página oferece gratuitamente o iMagazine, um ‘boletín mass media’ quinzenal (o único em língua hispânica, garante o […]

Jornalistas preocuparam-se com o sexo dos anjos

RESSACA FRANCESA Alberto Dines Até agora não apareceu nenhuma teoria conspiratória para acusar a CIA de responsabilidade vitória parcial da direita na França. Nem foi insinuado que a sonolência da imprensa francesa ante a ascensão do fascista Le Pen foi obra do neoliberalismo globalizante. Mas a verdade é que a sonolência, desatenção, insensibilidade, prepotência e […]

Chega de timidez, é hora de revolução

III SEMINÁRIO DO PROVÃO Antônio Brasil (*) O ensino de Jornalismo está em crise! Esta foi uma das declarações mais corajosas e ousadas proferidas durante o III Seminário sobre o Provão de Jornalismo 2002 pelo INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do MEC. O encontro, que terminou no sábado, este ano foi realizado […]

Imprensa livre, dinheiro no bolso

POLÔNIA A proposta dos socialistas que governam a Polônia de implementar lei que restringe a quantidade de veículos de comunicação que um só dono pode ter no país agita a disputa entre o primeiro-ministro, Leszek Miller, e o presidente, Aleksander Kwasniewski. Ian Fischer, do New York Times [22/04/2002], conta que o principal prejudicado pela regulamentação […]

Ricardo Boechat

BOECHAT & RBS Zero Hora "A construção de uma calúnia", Editorial, copyright Zero Hora, 28/04/02 "Uma sucessão de mal-entendidos e de atos de má-fé levou na última semana o jornalista Ricardo Boechat, responsável pela coluna Informe JB, no Jornal do Brasil, a cometer um equívoco danoso à imagem da RBS. Na sua coluna do dia […]

Regina Ribeiro

O POVO "Indivíduo e imprensa", O Povo, 28/4/02 "?Dimensionar os limites da privacidade, do interesse público e da própria noção de liberdade conectada com a responsabilidade social é um dos dilemas da ética jornalística contemporânea.? Francisco José Karam, jornalista e escritor. O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, 3 de maio, será comemorado, na Assembléia […]

O celular, a mídia e os institutos de pesquisa

ELEIÇÕES NA FRANÇA Leneide Duarte, de Paris O celular, o papel da imprensa e os institutos de pesquisa de opinião deram o tom de todas as discussões políticas na França, nesses últimos dias agitados, depois do choque do 21 de abril. Desde o início da noite daquele domingo, os franceses acordaram de uma certa indiferença […]

Quem é, afinal, esse tal Big Brother?

DEVER DE CLASSE Thaís Saraiva (*) A maior parte dos brasileiros acredita que "Big Brother" seja apenas um programa de televisão inventado na Holanda, no qual câmeras ocultas transmitem a intimidade e as baixarias dos participantes 24 horas por dia. Afinal, o que é esse fenômeno que mobiliza milhões de telespectadores nos países por onde […]

Baretta contra as câmeras

JULGAMENTOS NA TV Harland Braun, advogado do ator Robert Blake (o detetive Baretta, do seriado famoso), acusado, com seu guarda-costas, de matar a mulher, Bonny Lee Bakley, vai tentar impedir que câmeras gravem o julgamento, sob alegação de que elas podem influenciar as pessoas presentes. "Algumas testemunhas de Hollywood tentarão aparecer mais do que deveriam […]

Comunique-se

DINES & NASSAR PREMIADOS "Alberto Dines e Paulo Nassar, personalidades da Comunicação", copyright Comunique-se (www.comunique-se.com.br), 26/04/02 "A entrega do Prêmio Personalidade de Comunicação, que aconteceu no fim da tarde desta quinta-feira (25/4), durante o 5? Congresso de Comunicação Empresarial, foi marcada pelo discurso emocionante de Alberto Dines, que recebeu o prêmio na categoria Imprensa. Paulo […]

Josep Maria Casasús

LA VANGUARDIA "Con las iniciales se discrimina", copyright La Vanguardia, 28/4/02 "Dos cartas fechadas hace pocas semanas en Barcelona, y enviadas respectivamente por la lectora Emma Moreno Sanz y por el lector Miquel Trullols i Verges, interpelan sobre la práctica periodística de identificar con iniciales o con nombres y apellidos, según los casos, a detenidos […]

Allons enfants de la patrie

ELEIÇÕES NA FRANÇA Antonio Fernando Beraldo (*) "Jornalistas e cidadãos comuns franceses entraram ontem com uma ação judicial contra quatro dos principais institutos de pesquisa do país, exigindo que eles expliquem seus métodos e divulguem as margens de erro que utilizam em seus trabalhos. Antes do primeiro turno da eleição presidencial, as pesquisas mostravam um […]

Os dois rios que se cruzam

DEVER DE CLASSE Luísa Santos Pinto Santiago (*) Quais são as barreiras para a informação? Certamente haveria resposta para essa pergunta, alguns anos atrás. Poderia ser "a lentidão dos meios", ou "o pequeno alcance às massas", ou qualquer outra barreira que, de fato, existia, impondo limites à comunicação. Existia! Hoje em dia não há fronteiras […]

O observatório da internet

NOTÍCIAS ONLINE Foi lançado pela União dos Consumidores de Nova York o sítio do Consumer WebWatch <www.consumerwebwatch.org>, projeto dedicado a melhorar a credibilidade da informação na internet. Pesquisa feita pela organização mostra que os americanos estão preocupados com a confiabilidade do conteúdo da rede. Por exemplo, 60% dos entrevistados acham ser "muito importante que propaganda […]

Rodrigo Dionisio

AUDIÊNCIA & MERCADO "Tem gente nova querendo dar ibope", copyright Folha de S. Paulo, 28/04/02 "A silga que designa o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), criado em 1942, é sinônimo de audiência na TV e de prestígio, sendo inclusive termo dicionarizado. A explicação mais simples para isso é a hegemonia da empresa […]

Fernando Martins

JORNAL DE NOTÍCIAS "Quem critica quem porquê e para quê?", copyright Jornal de Notícias, 28/4/02 "Pela segunda semana consecutiva, o Provedor é chamado a pronunciar-se sobre o conteúdo da coluna ?Caras e Casos?, que se publica, como os leitores sabem, ao domingo, na Última Página. A repetição é reforçada pelo facto de ser posta em […]

A imprensa e a situação-limite do voto

ELEIÇÕES NA FRANÇA Ivo Lucchesi (*) Tencionava, para esta edição, abordar diferente tema. Entretanto, a leitura do artigo de Alberto Dines ("Esquerda burguesa", publicado na edição de 27/4/02 do Jornal do Brasil, remissão abaixo), mudou os rumos previamente traçados. Embora o teor do artigo do Dines (o fato eleitoral ocorrido na França) esteja revestido de […]

Gênero opinativo

SALA DE AULA Pedro Celso Campo (*) 1. Modos de opinar Muito antes de ser informativo ou interpretativo o jornalismo foi opinativo, como se via no panfletismo ideológico da Revolução Francesa. Na segunda metade do século 19 e nas primeiras décadas do século 20, o atual jornalismo empresarial dos EUA não destoava de escolas jornalísticas […]

O conflito nas TVs árabes

ISRAEL-PALESTINA O mundo árabe nunca viu algo assim. Tanto em canais privados quanto nos estatais, de noticiários a programas religiosos e esportivos, a causa palestina invadiu a TV. "Há um fluxo de informação constante agora, sempre da mesma perspectiva", diz o especialista em mídia árabe Hussein Y. Amin, da Universidade Americana no Cairo. "Está na […]