Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 172

Relatos de guerra

‘A mídia local em sociedades em transição é um importante agente de mudança, um princípio essencial em democracias emergentes. Mas jornalistas freqüentemente se deparam com graves obstáculos que os impedem de cumprir sua função no processo de democratização e solução de conflitos. Eles podem sofrer repressão direta ou sérios riscos pessoais, ou podem não ter […]

Crítica de mídia na internet

‘Views on the news’ (opiniões sobre as notícias) é o slogan de Newswatch. Muito completo, o sítio reúne dezenas de links sobre um único assunto: crítica de mídia. No topo da página estão listados os principais sítios do ramo – como o Media Channel – atualizados diariamente ou semanalmente.Para os interessados em se aprofundar no […]

Os prisioneiros do pesquisismo

ELEIÇÕES 2002 Luiz Weis (*) A 148 dias do primeiro turno da eleição presidencial, a manchete de O Estado de S.Paulo do sábado (11/5/02) ? "Pesquisa que mostra Serra em segundo alivia mercado" ? é o exemplo mais acabado do seqüestro da grande imprensa e dos "grandes eleitores" (os donos do dinheiro), além dos próprios […]

De mãos dadas com Felipão

MÍDIA ESPORTIVA Jeronimo Mesquita (*) Uma parte significativa da imprensa está a serviço dos grandes interesses do negócio futebol. Por exemplo, Ronaldinho ao vivo no Jornal Nacional: será um novo reality show? Estão tentando salvar os investimentos feitos, e para isso vale tudo. O torcedor vai acordar às quatro da matina para ver esse timinho? […]

Desafios para o ensino superior privado

V FÓRUM DOS PROFESSORES DE JORNALISMO Antonio Queiroga (*) O clichê é quase inevitável: vivemos hoje em uma sociedade da informação e do conhecimento. A importância e o papel capital que a informação, sua circulação e conseqüente transformação em conhecimento assumem atualmente já se tornaram paradigma nos mais diversos campos da atuação humana, principalmente a […]

Irany Tereza

GLOBOPAR VENDE "Venda de ativos da família Marinho inicia capitalização da Globopar", copyright Folha de S. Paulo, 9/05/02 "A primeira etapa do processo de capitalização da Globo Comunicações e Participações S.A. (Globopar) foi anunciada ontem ao mercado e será feita, segundo comunicado distribuído pela empresa, com a venda de ativos da família Marinho. A operação […]

José Paulo Lanyi

RÁDIO & MERCADO "O Rádio precisa de dinheiro?", copyright Comunique-se, 8/5/02 "E quem não precisa…?- deve responder a humanidade, do favelado ao mais empedernido dos oligarcas. Pois bem: a possibilidade de o Brasil abrir suas empresas de comunicação ao capital estrangeiro enseja uma reflexão: a dinheirama que entraria nos cofres das emissoras seria suficiente para […]

Robert Solé

LE MONDE "Vu de Nairobi", copyright Le Monde, 12/5/02 "Persuadés que Le Monde n’aime pas Israël, l’accusant même de nourrir indirectement l’antisémitisme, des lecteurs ne manquent aucune occasion de l’épingler. Ils le font individuellement, sur le coup d’une émotion, ou alors de manière organisée, en se donnant le mot pour assaillir le journal de messages. […]

Reacionarismo em alta resolução

ELEIÇÕES 2002 Gilson Caroni Filho (*) Quem se dispuser a examinar os últimos movimentos da imprensa no cenário político- eleitoral terá que abrir mão da ligeireza das configurações aparentes e aprofundar a análise. Há que se ter paciência, posto que várias categorias da teoria política são solicitadas. Nada de conclusões de afogadilho, nem reflexões excessivamente […]

"Peço de joelhos que a imprensa me investigue"

ENTREVISTA / MILTON NEVES Claudio Julio Tognolli Seus amigos de rádio, sabedores de seu ego inflamado, o chamam de "Deus" ou de James Woods (em referência ao grisalho ator norte-americano). Seus detratores, todos cronistas esportivos também, o alcunharam de "Abominável Milton das Neves". O apresentador Milton Neves, há trinta anos na Rádio Jovem Pan e […]

A causa-efeito da notícia

TEORIA DOS JOGOS Hélio Ademar Schuch (*) O recente episódio de reações de bancos internacionais à evolução de Lula nas preferências eleitorais mostra a relação causa-efeito da notícia, dentro de um sistema de informação. De um lado, as conexões entre as partes deste sistema são assim esquematizadas: pesquisa de opinião ® veículos jornalísticos ® agentes […]

Gabriela Goulart

REALITY SHOWS "Sabe a última da ?Casa dos artistas??", copyright Jornal do Brasil, 8/05/02 "De uma coisa Silvio Santos não pode ser acusado: o dono do SBT tentou de tudo para emplacar a segunda versão de Casa dos artistas, que termina dia 19. Apostou em André Gonçalves como amante profissional, escalou a princesa do povo […]

Adriana Del Ré e Karla Dunder

IBOPE INFANTIL "Crianças engrossam ibope de programas adultos", copyright O Estado de S. Paulo, 8/05/02 "O que as crianças assistem? Quais são os programas preferidos por elas? Boa parte dos meninos e meninas entre 4 e 11 anos gasta no mínimo 2h37 minutos na frente da TV, segundo os números do Ibope em pesquisa realizada […]

Balanço da urn@    

URN@ ELETR?NIC@ Os resultados das sondagens realizadas pela Urn@ Eletrônic@ do Observatório da Imprensa. A urn@ do OI é renovada semanalmente. 25/12/02 Como classificar o desempenho da mídia brasileira em 2002? Respostas Votos Porcentagem Excelente 81 4,0% Bom 243 12,0% Satisfatório 687 34,1% Insuficiente 629 31,3% Péssimo 372 18,5% Total de votos: 2012 18/12/02 TV […]

Faltou combinar com os bandidos

MÍDIA & PAZ É + Nelson Hoineff (*) Não fui à passeata "Paz é +" (Rio, domingo, 12/5), mas li sobre ela nos jornais de segunda-feira. Pelos jornais, soube por exemplo que a socialite Gloria Severiano Ribeiro estava lá, firme, comandando a marcha. Li também que muitas janelas nas fachadas das avenidas Vieira Souto (Ipanema) […]

Fuga da questão central

MÍDIA ESPORTIVA Guilherme Estanislau do Amaral (*) Li a resposta do Sr. Milton Neves [ver remissão abaixo] e fiquei abismado com o seu conteúdo. Ele fugiu do ponto central da crítica, que foi a sua falta de ética na escolha do técnico da Seleção Brasileira. O mais grave é ele pactuar segredos com uma figura […]

Fanatismo latino

COPA DO MUNDO A Univision, maior canal em espanhol dos EUA, aposta alto na paixão pelo futebol da colônia latina, que tem quase 40 milhões de pessoas. A emissora pagou US$ 150 milhões pelo direito de exibir os Mundiais de 2002 e 2006. Mas vai aproveitar ao máximo: a maioria das 64 partidas será exibida […]

Eliane Azevedo

REALITY SHOWS "Justiceiros dos ?reality shows?", copyright Jornal do Brasil, 12/05/02 "As análises sobre a relação entre a mídia e a Justiça estão contaminadas pelo conceito tradicional de cultura jurídica que, calcado nas instituições oficiais, não contempla a noção de ?justo? exposta pelo cidadão comum no cotidiano de mazelas apresentado nos programas populares de TV. […]

Kate Jennings

JORNALISMO ECONÔMICO "As mentiras de Wall Street, na opinião de um dos mentirosos", copyright O Estado de S. Paulo / Financial Times, 10/05/02 "No mês passado, durante a temporada de divulgação de balanços e assembléias de acionistas, as empresas norte-americanas reasseguraram o compromisso com os chamados ?valores centrais?, como integridade, liderança, disciplina, responsabilidade, respeito e […]

Mídia e a dispersão do real

INFORMAÇÃO & SATURAÇÃO Ivo Lucchesi (*) Na edição anterior, propus pensar algumas implicações que estão a envolver o campo de produção e de circulação das informações, sob o suposto novo regime do tempo real no qual se apontavam as fragilidades ou imprecisões de tal conceito e tudo que diz respeito à noção de "tempo" [veja […]