Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 184

Revista australiana

Fifth Estate (Quinto Estado) é uma revista eletrônica para jornalistas produzida pelo departamento de Comunicação da Universidade RMIT, em Melbourne, Austrália. Além de discutir temas atuais, a página traz a cada edição uma lista atualizada de sítios de internet úteis para profissionais da imprensa: na edição corrente, os links selecionados tratam da cobertura de questões […]

Revista brasileira

INtexto é a revista eletrônica do Mestrado de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na página, estão disponíveis sete edições, que apresentam uma média de cinco artigos na íntegra, acompanhados de pequeno resumo. Os artigos tratam de diversos temas, como estudos da recepção, televisão na América Latina, semiologia, teoria da comunicação, discurso […]

O espaço das candidaturas na imprensa diária

COBERTURA ELEITORAL Alexandre Martins (*) A candidatura de José Serra foi a que teve maior destaque na imprensa brasileira durante os seis primeiros meses de cobertura das eleições presidenciais de 2002. Essa constatação feita pelo IBEC foi possível a partir de uma pesquisa iniciada em 1? de janeiro deste ano eleitoral, com a análise dos […]

A bomba que a imprensa explodiu

CRIME ORGANIZADO NO ES Sérgio Salustiano (*) Em mais um capítulo da novela O crime organizado, que a imprensa oferece diariamente à população, vimos que a sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Espírito Santo, sofreu atentado a bomba muito semelhante ao do Riocentro, no início da década de 80. Semelhante pelo fato de […]

Quem criou The Osbournes?

TELETIPO O produtor de TV Gary Binkow está processando o roqueiro Ozzy Osbourne e sua mulher, Sharon, sob alegação de que os dois teriam roubado a idéia do reality show que protagonizam na MTV. Binkow afirma que teve diversos encontros com os Osbournes e com executivos da TV Miramax entre 1999 e 2000 para discutir […]

Odir Cunha

JORNALISMO SEM DIPLOMA "Todo mundo é jornalista. Menos quem é", copyright Comunique-se (www.comuniquese.com.br), 30/7/02 "Vivemos uma situação absurda: enquanto milhares de jornalistas formados estão desempregados por este Brasil afora, outros milhares escrevem em jornais e revistas, falam em rádios e tevês sem nunca terem assistido uma aula sequer em um curso superior de Jornalismo. Estou […]

Por que subiu? Por que caiu?

PESQUISAS ELEITORAIS Rachel Moreno (*) A estranha magia que os números exercem sobre os compradores de pesquisa estende o seu sortilégio, inexplicavelmente, sobre os editores de jornais ? algo inexplicável, porque a mídia é predominantemente feita de palavras, textos, escritos, lidos ou recitados. A pesquisa, como sabemos, utiliza-se de duas grandes vertentes metodológicas e das […]

Papão da Curuzu discriminado

MÍDIA ESPORTIVA Clóvis Luz da Silva (*) A mídia esportiva é tremendamente preconceituosa em relação aos clubes de fora do eixo Rio-São Paulo. Como paraense, torcedor do Clube do Remo, vibrei com a conquista da Copa dos Campeões pelo Paysandu. E desde a conquista da Copa do Norte notei a discriminação contra o clube nortista. […]

Tributo a um chefe indígena

JURUNA, XAVANTE (1943-2002) Ulisses Capozzoli (*) Em meados do mês passado (18/07) os jornais publicaram em cantos de página a notícia da morte do cacique xavante Mário Juruna. Clinicamente Juruna foi vítima de uma diabetes crônica. Na verdade seu algoz foi a realidade brasileira e a melhor evidência disso é a cronologia de sua história, […]

Eduardo Ribeiro

COMUNICAÇÃO CORPORATIVA "Comunicação corporativa ganha força", copyright Comunique-se (www.comuniquese.com.br), 2/8/02 "A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – ABERJE (que logo logo acrescentará ao seu nome também a palavra Organizacional) mostrou ser uma das mais amadurecidas e ousadas instituições brasileiras, mudando os estatutos para poder profissionalizar definitivamente sua administração. De agora em diante, a tradicional diretoria […]

Um voto decidido na TV

EXPOSIÇÃO DE CANDIDATOS Chico Bruno (*) Esta eleição presidencial guarda semelhança com a primeira eleição direta depois de anos de regime militar. Novamente a televisão vai ter participação fundamental na escolha do novo presidente. Vale a pena lembrar aos mais novos que na eleição presidencial de 1989 a participação da TV foi decisiva. Os mais […]

CBS ganha exclusiva

MÍDIA & BUSH No primeiro aniversário dos atentados de 11 de setembro, o presidente Bush já anunciou que concederá apenas uma entrevista ? a Scott Pelley, apresentador do 60 Minutes II (CBS). Segundo o porta-voz Ari Fleischer, a exclusiva permite um "foco maior sobre o que o presidente quer dizer", e os americanos prestarão mais […]

Os presidenciáveis, a ciência e a tecnologia

AGENDA ELEITORAL Bruno Dorfman Buys (*) No debate entre os presidenciáveis que a TV Bandeirantes levou ao ar no domingo (4/8), o único candidato que se lembrou do setor de ciência e tecnologia foi Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Seguido de José Serra, que arrematou com uma tirada do tipo "por falar nisso?". […]

Comunique-se

HOMOSSEXUALISMO & IMPRENSA "Manual ensina imprensa a abordar homossexualidade", copyright Comunique-se (www.comuniquese.com.br), 29/7/02 "A ONG Pró-Conceito Gays e Lésbicas lançou um manual voltado para jornalistas, cujo objetivo é auxiliar o trabalho da imprensa quando o assunto é homossexualidade. Segundo a organização, o guia deve incentivar a inclusão da imagem e representação de homossexuais. ?Ao cobrir […]

Vai dar Globo de novo?

EXPOSIÇÃO DE CANDIDATOS Leonor Macedo (*) Deu na Folha de S.Paulo: até a Patrícia Pillar votará no Lula depois do debate de ontem. Para os que chegaram agora, melhor explicar. No domingo (4/8) a Rede Bandeirantes de Televisão promoveu debate com os quatro principais candidatos à presidência ? um absurdo, pois num país "democrático" Zé […]

Em Colúmbia, currículo na berlinda

UNIVERSIDADES O anúncio de Lee Bollinger, presidente da Universidade de Colúmbia, suspendendo a busca por um novo reitor da Escola de Jornalismo para repensar a missão e o currículo da faculdade provocou reações imediatas. Bollinger, favorável a uma proposta mais acadêmica, não nomeou nenhum dos indicados pela comissão e planeja designar uma força-tarefa para estudar […]

Bobbio e os sentidos de "público"

IMPRENSA E DEMOCRACIA Victor Gentilli Num de seus textos clássicos, Norberto Bobbio, o grande pensador italiano, qualificou a democracia como "o governo do poder público em público". O que poderia ser qualificado como um truísmo ou uma tautologia é, na verdade, um achado. Bobbio, em texto anterior, critica Jürgen Habermas por referir-se de forma sistemática […]

Caryn James

LIXO E LUXO NA TV "TV nos EUA consagra luxo e lixo", copyright Jornal do Brasil / The New York Times, 2/8/02 "Sofisticada ou popular. A programação das emissoras de TV americanas pode levar os espectadores a despencar do mais sofisticado bom gosto ao mau gosto mais extremo sem que eles sequer precisem mudar de […]

Jornalismo na arapuca do mercado

LEITOR-CLIENTE Luciano Martins Costa (*) Depois de quebrar a cara muitas vezes, indispondo-me com amigos por tentar fazer análises mais ou menos ponderadas da política nacional e de outros temas diários da imprensa, acho que entendi o sentido da armadilha em que se meteu o jornalismo. Vamos ver se consigo me explicar: um dos paradoxos […]

Campanha contra a censura

REPÓRTERES SEM FRONTEIRAS "Lembramos aos passageiros viajando para Cuba, Tunísia e Turquia que a notícia é censurada nestes países." A advertência, imitando um aviso dos tripulantes de um avião, faz parte da campanha lançada pelo grupo Repórteres sem Fronteiras [24/7/02], um alerta sobre a situação da imprensa nos três destinos mais procurados por turistas em […]