Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Edição: 184

Bobbio e os sentidos de "público"

IMPRENSA E DEMOCRACIA Victor Gentilli Num de seus textos clássicos, Norberto Bobbio, o grande pensador italiano, qualificou a democracia como "o governo do poder público em público". O que poderia ser qualificado como um truísmo ou uma tautologia é, na verdade, um achado. Bobbio, em texto anterior, critica Jürgen Habermas por referir-se de forma sistemática […]

Caryn James

LIXO E LUXO NA TV "TV nos EUA consagra luxo e lixo", copyright Jornal do Brasil / The New York Times, 2/8/02 "Sofisticada ou popular. A programação das emissoras de TV americanas pode levar os espectadores a despencar do mais sofisticado bom gosto ao mau gosto mais extremo sem que eles sequer precisem mudar de […]

Jornalismo na arapuca do mercado

LEITOR-CLIENTE Luciano Martins Costa (*) Depois de quebrar a cara muitas vezes, indispondo-me com amigos por tentar fazer análises mais ou menos ponderadas da política nacional e de outros temas diários da imprensa, acho que entendi o sentido da armadilha em que se meteu o jornalismo. Vamos ver se consigo me explicar: um dos paradoxos […]

Campanha contra a censura

REPÓRTERES SEM FRONTEIRAS "Lembramos aos passageiros viajando para Cuba, Tunísia e Turquia que a notícia é censurada nestes países." A advertência, imitando um aviso dos tripulantes de um avião, faz parte da campanha lançada pelo grupo Repórteres sem Fronteiras [24/7/02], um alerta sobre a situação da imprensa nos três destinos mais procurados por turistas em […]

Ricardo Noblat

ELEIÇÕES 2002 "Credibilidade não tem preço", copyright Correio Braziliense, 29/7/02 "Joaquim Roriz está prestes a concluir seu terceiro mandato como governador do Distrito Federal achando duas coisas em relação a este jornal: que conseguiu quebrá-lo e que em breve ele renunciará à sua linha editorial independente. Em reunião recente com executivos de uma poderosa rede […]

Laura Mattos

AUDIÊNCIA / TV "Audiência na TV poderá ser medida por relógio", copyright Folha de S. Paulo, 1/8/02 "O Ibope passará a testar a partir do próximo mês a medição ?ambulante? de audiência de TV. O instituto receberá da empresa norte-americana Arbitron, com quem fez parceria, cinco ?pagers? de teste. O aparelho é capaz de captar […]