Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

Edição: 190

Mulheres na mídia

Media Report To Women é uma organização americana que analisa como a mídia nacional representa a mulher. Fundado em 1972, o grupo – que pretende cobrir ‘tudo o que diz respeito à mulher e à mídia’ – monitora jornais, revistas, material publicitário, sítios de internet, filmes e programação de TV. De acordo com suas pesquisas, […]

Quem controla o quê

Seção permanente da prestigiada revista Columbia Journalism Review, Who Owns What (Quem é dono do quê) é um inventário das publicações, veículos noticiosos e emissoras de rádio e TV controladas por grandes corporações. Mantida pelo repórter de mídia Aaron Moore, a página – constantemente atualizada – lista a propriedade das principais companhias (Hearst, New York […]

A voz dos subjugados

BANGU & FANTÁSTICO Nelson Hoineff (*) Se para alguma coisa positiva está servindo a ascensão do crime organizado ao poder é para estimular a prática da boa televisão. O sacrifício de Tim Lopes traz isso de emblemático. Tim morreu fazendo boa televisão e inaugurou uma saudável discussão não apenas sobre os limites da exposição do […]

Obsessão põe ética em xeque

SEGURANÇA EM AEROPORTOS Desde o 11 de setembro de 2001 que a mídia não se cansa de passar a perna nas autoridades de segurança americanas e britânicas. Segundo matéria da Reuters do dia 7/9, o último "feito" coube a dois tablóides dominicais ingleses. Roger Insall, repórter do People, embarcou armas brancas (cutelo e navalha) tranqüilamente […]

Um mestre, na moda e na vida

FERNANDO DE BARROS (1915-2002) (*) Ricardo A. Setti (**) É possível combinar marrom com azul? Calças jeans vão bem com paletó e gravata? E meias brancas, combinam com o quê? Você tem em mãos um livro que responde, com elegância e brilho, a essas e a outras centenas de dúvidas comuns a todos os homens […]

Luís Nassif

ELEIÇÕES 2002 "O marketing e a política", copyright Folha de S. Paulo, 12/09/02 "Há enorme discussão sobre o papel da propaganda -mais que do marketing- nas campanhas eleitorais. Ou seja, o candidato que tem a campanha mais bem-acabada e mais espaço na televisão teoricamente seria imbatível. A prova seria a ascensão de José Serra após […]

Leila Reis

ESPERANÇA "?Esperança? resiste ao baque eleitoral", copyright Folha de S. Paulo, 15/09/02 "Toda vez que um evento quebra a rotina da programação, o telespectador fica ligeiramente desnorteado. É o caso das Olimpíadas, Copa do Mundo e eleições. É nessas ocasiões que os programadores tremem. Há sempre risco de ganhar ou perder audiência. No caso da […]

As palavras, sempre as palavras

MEIO SÉCULO DE TV Deonísio da Silva (*) Aos que nos lêem na telinha do computador ou vêem o Observatório na televisão: vou dizer-lhes uma obviedade brutal. Ninguém sabe nada do futuro. Nem o que será do Brasil depois das eleições de 6 de outubro, nem o que será, digamos, daqui a meio século. Talvez […]

Mídia avança, apesar da pressão

AFEGANISTÃO As notícias mais recentes sobre a liberdade de expressão no Afeganistão são contraditórias, ora pouco animadoras, apesar dos ventos promissores que sopram desde a queda do regime talibã, ora estimulantes, como a própria reconstrução do país. De um lado, canções interpretadas por mulheres estão proibidas na rádio estatal e a TV Cabul censura filmes […]

O jornalismo já foi cultura

RAMOS CALHELA (1919-2002) Guilherme Canela de Souza Godoi (*) Muitos leitores provavelmente não tiveram a oportunidade de conhecer ou não se lembram desta incrível figura da mídia brasileira: Moacir Ramos Calhelha. O jornalista Ramos Calhelha, 83, faleceu na quinta-feira (12/9). Uma perda inestimável. Uma das pessoas mais brilhantes que tive a oportunidade de conhecer, era […]

Deonísio da Silva

ELEIÇÕES 2002 "Santo Antônio militar e político", copyright Jornal do Brasil, 12/09/02 "Santo Antônio precedeu os políticos biônicos de Ernesto Geisel. Com a diferença de que o general-presidente instituiu os senadores sem outro voto que não o dele, em abril de 1977. E Dom José I limitou-se a promover a vereador o santo, também tenente-coronel […]

Carlos Alberto Di Franco

TV / VIOLÊNCIA & BAIXARIA "A encruzilhada da TV", copyright O Estado de S. Paulo, 16/09/02 "Em meu último artigo publicado neste espaço opinativo, critiquei a baixaria que está dominando a programação da TV brasileira. Recebi inúmeras cartas e e-mails de leitores preocupados com os rumos da tela mágica. Sugerem-me a conveniência de voltar ao […]

A reinvenção do documentário

9/11 Antônio Brasil (*) Quem não assistiu 9/11 não sabe o que perdeu. Deve estar se chutando de raiva ao ler as críticas ou ouvir os comentários daqueles que tiveram o privilégio de ver o que há de melhor na TV: os bons documentários. Nem tudo na televisão é ruim. Talvez você ainda tenha que […]

A ética do furo

WALL STREET JOURNAL Na imprensa americana são comuns as notas "vazadas" com informações estratégicas sobre empresas. Elas geram debate ético porque, em grande parte, são plantadas pelas companhias como parte de suas políticas de comunicação. Esse tipo de furo jornalístico pode mudar o rumo do mercado de ações e o fato de alguns jornalistas conseguirem […]

Mídia mais distante do cidadão

FETICHE DA VELOCIDADE Marinilda Carvalho Jornalismo em tempo real  O fetiche da velocidade, de Sylvia Moretzsohn, Editora Revan, 182 pp., Rio de Janeiro, 2002 A universidade muito colabora na reflexão sobre os rumos do jornalismo que praticamos, infelizmente na mesma medida em que é ignorada pelas empresas de comunicação ? e pelos próprios jornalistas. No […]

Artur Xexéo

ELEIÇÕES 2002 "O candidato me disse", copyright O Globo, 16/09/02 "Morro de inveja dos colegas que escrevem colunas cheias de informação de primeira mão e que sempre dão um jeito de, no meio do texto, incluir expressões como ?o presidente me disse? – presidente, no caso, é o da República, claro – ou ?o ministro […]

Elisabeth Rosenthal

CHINA "Governo chinês aumenta censura à imprensa", copyright O Globo / The New York Times, 16/09/02 "Enquanto o Partido Comunista Chinês prepara-se para o seu esperado 16 congresso em novembro, o chefe do seu Departamento de Propaganda, Ding Guangen, põe em prática a inglória tarefa de tornar dócil e obediente a nova e cada vez […]

Mídia e eleições, consensos e falácias

COBERTURA ELEITORAL Gilson Caroni Filho (*) Muito se tem escrito sobre o comportamento exemplar da mídia nestas eleições. Há muito tempo alertamos que, apesar da melhora do padrão de cobertura, se comparado aos de outros pleitos, não há uma redefinição editorial que permita afiançar o abandono de antigas alianças em nome de preceitos deontológicos por […]

Novas regras para a mídia

PROPRIEDADE CASADA A Comissão Federal de Comunicações (FCC, sigla em inglês) iniciou processo formal de revisão de importantes regulamentações de mídia nos Estados Unidos devido a uma série de decisões judiciais que as questionaram. Entre as regras a serem reconsideradas estão as proibições: de um jornal ter um canal de TV na mesma cidade; de […]

Memória da pesquisa científica brasileira

50 ANOS DO CNPq 50 Anos do CNPq ? Contados por seus presidentes, Fapesp, 717 pp., São Paulo, 2002 A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lançou no dia 17 de setembro o livro 50 anos do CNPq ? Contados por seus presidentes, editado pela própria Fundação. A organização do […]