Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 192

Thomas Traumann e Beatriz Velloso

ELEIÇÕES 2002 “A derradeira chance na TV”, copyright Época, 30/09/02 “O CENÁRIO ? Os quatro candidatos ficarão em pé em bancadas dispostas lado a lado. O mediador será William Bonner ? Os candidatos poderão levar oito assessores, mas eles não terão acesso ao estúdio. A comunicação se fará nos intervalos AS REGRAS ? Haverá apenas […]

Bernardo Ajzenberg

FOLHA DE S.PAULO "Rápido no gatilho", copyright Folha de S.Paulo, 29/9/02 "Na quarta-feira, a Folha publicou a seguinte manchete na Primeira Página: ?Real fecha abaixo do peso argentino?. A alta do dólar, no dia anterior, batera novo recorde, com a moeda americana valendo R$ 3,78. No mesmo dia, em Buenos Aires, cada dólar valia 3,70 […]

Inversão de papéis e falta de modos

SABATINAS NO ESTADÃO Luiz Weis (*) Jornalistas criticaram o candidato José Serra porque ele teria sido descortês com os entrevistadores do Estado de S.Paulo, quando chegou a sua vez de ser sabatinado na série de entrevistas promovidas semana passada pelo jornal com os principais presidenciáveis. A crítica é injusta. O que o tucano fez foi […]

Ensaios sobre guerrilha tecnológica

TELEJORNALISMO & INTERNET Telejornalismo, internet e guerrilha tecnológica, de Antônio Cláudio Brasil, 375 pp., Editora Ciência Moderna, Rio de Janeiro, 2002. Preço: R$ 35,10. E-mail: <lcm@lcm.com.br>, tel. (21) 2201-6662 Introdução de Antônio Brasil Se você está folheando este livro e lendo a introdução é porque, provavelmente, se interessa por televisão, telejornalismo ou guerrilha. Mas vou […]

Talvez em 2003, quem sabe…

REVISTAS O estudo World Magazine Trends concluiu que o mercado americano de revistas foi o mais atingido pela crise global de publicidade. O volume mundial de propaganda chegou ao patamar de 1999-99, antes do boom tecnológico e do pico do mercado financeiro. Além dos EUA, Alemanha, Itália e França são os países em que o […]

Renata Lo Prete

ELEIÇÕES 2002 “O vermelho e o azul”, copyright Folha de S. Paulo, 30/09/02 “Pouco antes do horário gratuito de 1998, a equipe que então cuidava do marketing de Lula decidiu ?desavermelhar? a propaganda do candidato. Usou a cor histórica do partido apenas para pintar o número 13 e foi ao ar com muito branco, acrescido […]

Regina Ribeiro

O POVO "Coluna de sociedade", copyright O Povo, 28/9/02 "Não há dúvida nenhuma de que as colunas sociais têm e sempre tiveram um espaço privilegiado nos jornais. Alguns estudiosos acreditam, inclusive, que as raízes embrionárias do jornalismo estão fincadas na coleta de informações que era feita por trabalhadores subalternos nos castelos da Europa. Essas ?informações? […]

Cuidados com o marketing da isenção

IMPARCIALIDADE & BADALAÇÃO Alberto Dines Badalar virtudes acaba sendo vicioso, não existem santos gabolas. Fazer as coisas corretamente é obrigação, suspeito é vangloriar-se delas. Na atividade jornalística, recato é atributo essencial não apenas por razões morais mas igualmente táticas. Como jornais saem todos os dias (e revistas noticiosas, todas as semanas) e como nas respectivas […]

Informações sobre a Era da Informação

TELEJORNALISMO & INTERNET Alberto Dines Prefácio de Telejornalismo, internet e guerrilha tecnológica, de Antônio Cláudio Brasil, 375 pp., Editora Ciência Moderna, Rio de Janeiro, 2002. Talvez tenha começado no Iluminismo (final do século 18) a discussão sobre o próprio Iluminismo. Mesmo assim o movimento não foi linear e seus contemporâneos não estavam certos do que […]

Ao gosto do freguês

CINEMA REEDITADO A Associação Americana de Diretores está processando 13 empresas especializadas em editar filmes para cortar cenas de sexo ou violência. A alegação é de que alterar obra alheia infringe leis de direito autoral. A comercialização de filmes "limpos" existe há muito tempo nos EUA, mas agora grandes sucessos de bilheteria estão sendo atingidos. […]

Guilherme Barros

ELEIÇÕES 2002 “Lula está longe de ser estadista, diz Ermírio”, copyright Folha de S. Paulo, 26/09/02 “Folha – O sr. já considera Lula com um pé no Planalto? Ermírio de Moraes – Eu acho que a grande chance é essa. A saída do ex-presidente da Petrobras Philippe Reichstul da Globo é um mau sintoma para […]

A cobertura do time local

THE WASHINGTON POST Se os Estados Unidos atacarem o Iraque nesta temporada, uma das questões que o Post terá que enfrentar é como cobrir os jogos do Washington Redskins, o time de futebol americano local, observa Michael Getler [22/9/02]. O ombudsman diz ter certeza que o jornal encontrará a maneira mais apropriada de lidar com […]

Controle bissexto equivale a descontrole

DE OLHO NO PARLAMENTO Alberto Dines O poder da imprensa deve exercer-se todos os dias. A fiscalização aleatória e intermitente tem o mesmo efeito do placebo nos testes terapêuticos: imaginário. Um Congresso que não é acompanhado e verificado permanentemente pela imprensa e, portanto, pela sociedade, acaba tornando crônicas e perenes suas mazelas, inclusive a insensibilidade […]

Um olhar sobre a eleição de 2000

PESQUISA EM SALVADOR Mídia e eleições 2000 em Salvador, de Antônio Albino Canelas Rubim (org.), Editora Feito à Facom, Salvador, 2002, 436 pp. Preço: R$ 25. O livro Mídia e eleições 2000 em Salvador, lançado na semana passada, reúne trabalhos do Grupo de Pesquisa Cultura e Política da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da […]

CNN rejeita anúncio judeu

TELETIPO A CNN se recusou a exibir anúncios de dois grupos judeus ? American Jewish Committee e Israel 21 ? citando a política de proibir advocacy ads (comerciais de apoio) sobre países em conflito. Os comitês alegam que as mensagens falam sobre valores e mostram como os dois países são parecidos. "A América é a […]

FSP

ELEIÇÕES 2002 “Eleição em sete dias”, Editorial, copyright Folha de S. Paulo, 29/09/02 “Após a redemocratização, nunca um processo de sucessão presidencial começou tão cedo e proporcionou tantas reviravoltas quanto o atual. Esse longo e movimentado processo entra, a partir de amanhã, na sua semana decisiva com um candidato muito à frente dos demais. Luiz […]

Fernando Martins

JORNAL DE NOTÍCIAS "Jornalistas devem acautelar créditos da profissão", copyright Jornal de Notícias, 28/9/02 "A credibilidade, nomeadamente nos ?media?, é uma ?capela imperfeita?, porque sempre inacabada. Não lhe basta erguer-se a partir de sólidos alicerces: todos os dias é necessário juntar novas pedras ao edifício de uma confiança que um número considerável de factores fragiliza […]

As escolhas estão feitas 

CORRIDA PRESIDENCIAL Alexandre Martins (*) O Globo foi o jornal diário mais correto na cobertura das eleições presidenciais de 2002, no que respeita à quantidade e qualidade das informações sobre os quatro principais candidatos e o cotidiano de suas campanhas. Teve o mérito de utilizar, em suas páginas nobres, a distribuição de espaço mais justa […]

Crise, que crise, cara pálida?

ATAQUE ESPECULATIVO Luiz Gonzaga Motta, de Barcelona (*) Todos os dias, invariavelmente, os jornais brasileiros publicam matérias em que a expressão "crise econômica brasileira" tem especial destaque. Esta expressão tem sido tão reincidente no noticiário que, ao ler os jornais, o leitor comum fica com a impressão de que o país está passando por um […]

Acesso à informação

TELETIPO Em conferência organizada pela Freedom of Information Foundation of Texas, editores de jornais declararam estar preocupados com as tentativas de restringir o acesso à informação devido à guerra contra o terrorismo. O USA Patriot Act, aprovado pelo Congresso semanas após os atentados, encorajou burocratas a negarem acesso a documentos públicos pedidos com base na […]