REVISTAS O estudo World Magazine Trends concluiu que o mercado americano de revistas foi o mais atingido pela crise global de publicidade. O volume mundial de propaganda chegou ao patamar de 1999-99, antes do boom tecnológico e do pico do mercado financeiro. Além dos EUA, Alemanha, Itália e França são os países em que o […]
Edição: 192
ELEIÇÕES 2002 “O vermelho e o azul”, copyright Folha de S. Paulo, 30/09/02 “Pouco antes do horário gratuito de 1998, a equipe que então cuidava do marketing de Lula decidiu ?desavermelhar? a propaganda do candidato. Usou a cor histórica do partido apenas para pintar o número 13 e foi ao ar com muito branco, acrescido […]
O POVO "Coluna de sociedade", copyright O Povo, 28/9/02 "Não há dúvida nenhuma de que as colunas sociais têm e sempre tiveram um espaço privilegiado nos jornais. Alguns estudiosos acreditam, inclusive, que as raízes embrionárias do jornalismo estão fincadas na coleta de informações que era feita por trabalhadores subalternos nos castelos da Europa. Essas ?informações? […]
IMPARCIALIDADE & BADALAÇÃO Alberto Dines Badalar virtudes acaba sendo vicioso, não existem santos gabolas. Fazer as coisas corretamente é obrigação, suspeito é vangloriar-se delas. Na atividade jornalística, recato é atributo essencial não apenas por razões morais mas igualmente táticas. Como jornais saem todos os dias (e revistas noticiosas, todas as semanas) e como nas respectivas […]
TELEJORNALISMO & INTERNET Alberto Dines Prefácio de Telejornalismo, internet e guerrilha tecnológica, de Antônio Cláudio Brasil, 375 pp., Editora Ciência Moderna, Rio de Janeiro, 2002. Talvez tenha começado no Iluminismo (final do século 18) a discussão sobre o próprio Iluminismo. Mesmo assim o movimento não foi linear e seus contemporâneos não estavam certos do que […]
CINEMA REEDITADO A Associação Americana de Diretores está processando 13 empresas especializadas em editar filmes para cortar cenas de sexo ou violência. A alegação é de que alterar obra alheia infringe leis de direito autoral. A comercialização de filmes "limpos" existe há muito tempo nos EUA, mas agora grandes sucessos de bilheteria estão sendo atingidos. […]
ELEIÇÕES 2002 “Lula está longe de ser estadista, diz Ermírio”, copyright Folha de S. Paulo, 26/09/02 “Folha – O sr. já considera Lula com um pé no Planalto? Ermírio de Moraes – Eu acho que a grande chance é essa. A saída do ex-presidente da Petrobras Philippe Reichstul da Globo é um mau sintoma para […]
THE WASHINGTON POST Se os Estados Unidos atacarem o Iraque nesta temporada, uma das questões que o Post terá que enfrentar é como cobrir os jogos do Washington Redskins, o time de futebol americano local, observa Michael Getler [22/9/02]. O ombudsman diz ter certeza que o jornal encontrará a maneira mais apropriada de lidar com […]
DE OLHO NO PARLAMENTO Alberto Dines O poder da imprensa deve exercer-se todos os dias. A fiscalização aleatória e intermitente tem o mesmo efeito do placebo nos testes terapêuticos: imaginário. Um Congresso que não é acompanhado e verificado permanentemente pela imprensa e, portanto, pela sociedade, acaba tornando crônicas e perenes suas mazelas, inclusive a insensibilidade […]
PESQUISA EM SALVADOR Mídia e eleições 2000 em Salvador, de Antônio Albino Canelas Rubim (org.), Editora Feito à Facom, Salvador, 2002, 436 pp. Preço: R$ 25. O livro Mídia e eleições 2000 em Salvador, lançado na semana passada, reúne trabalhos do Grupo de Pesquisa Cultura e Política da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da […]
TELETIPO A CNN se recusou a exibir anúncios de dois grupos judeus ? American Jewish Committee e Israel 21 ? citando a política de proibir advocacy ads (comerciais de apoio) sobre países em conflito. Os comitês alegam que as mensagens falam sobre valores e mostram como os dois países são parecidos. "A América é a […]
ELEIÇÕES 2002 “Eleição em sete dias”, Editorial, copyright Folha de S. Paulo, 29/09/02 “Após a redemocratização, nunca um processo de sucessão presidencial começou tão cedo e proporcionou tantas reviravoltas quanto o atual. Esse longo e movimentado processo entra, a partir de amanhã, na sua semana decisiva com um candidato muito à frente dos demais. Luiz […]
JORNAL DE NOTÍCIAS "Jornalistas devem acautelar créditos da profissão", copyright Jornal de Notícias, 28/9/02 "A credibilidade, nomeadamente nos ?media?, é uma ?capela imperfeita?, porque sempre inacabada. Não lhe basta erguer-se a partir de sólidos alicerces: todos os dias é necessário juntar novas pedras ao edifício de uma confiança que um número considerável de factores fragiliza […]
CORRIDA PRESIDENCIAL Alexandre Martins (*) O Globo foi o jornal diário mais correto na cobertura das eleições presidenciais de 2002, no que respeita à quantidade e qualidade das informações sobre os quatro principais candidatos e o cotidiano de suas campanhas. Teve o mérito de utilizar, em suas páginas nobres, a distribuição de espaço mais justa […]
ATAQUE ESPECULATIVO Luiz Gonzaga Motta, de Barcelona (*) Todos os dias, invariavelmente, os jornais brasileiros publicam matérias em que a expressão "crise econômica brasileira" tem especial destaque. Esta expressão tem sido tão reincidente no noticiário que, ao ler os jornais, o leitor comum fica com a impressão de que o país está passando por um […]
TELETIPO Em conferência organizada pela Freedom of Information Foundation of Texas, editores de jornais declararam estar preocupados com as tentativas de restringir o acesso à informação devido à guerra contra o terrorismo. O USA Patriot Act, aprovado pelo Congresso semanas após os atentados, encorajou burocratas a negarem acesso a documentos públicos pedidos com base na […]
ELEIÇÕES 2002 “Os presidenciáveis no ?Estado?”, Editorial, copyright O Estado de S. Paulo, 28/09/02 “A série de sabatinas com os principais candidatos ao Planalto, promovida por este jornal, deixou claro que dois deles – Luiz Inácio Lula da Silva e José Serra – são os que efetivamente oferecem ao eleitorado alternativas de governo, fundamentadas, cada […]
DIÁRIO DE NOTÍCIAS "Sobre o jornalismo" copyright Diário de Notícias, 23/9/02. "Escreve o leitor Mário Orlando Moura Pinto: ?Um dos temas que mais dúvidas me suscitam tem a ver com a ética jornalística. Destrinçar o que é notícia do que não o é. Saber que, ao ler uma notícia, estamos a ler o que realmente […]