Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 193

Por uma mídia livre

‘Nada amedronta mais um regime repressivo do que o desafio ao controle da informação. E nada é mais importante para o desenvolvimento de uma sociedade civil e democrática.’ As palavras de David Hoffman, presidente da Internews, inspiram a atuação deste grupo sem fins lucrativos que apóia a mídia independente em todo o mundo, por meio […]

Observadora americana

Professora de jornalismo, analista de mídia e repórter experiente (com mais de 30 anos de carreira), a americana Ellen Hume mantém uma página pessoal na internet com seus artigos disponíveis para leitura. Como pesquisadora, já se dedicou ao estudo da mídia digital e do impacto da tecnologia no jornalismo (a análise Tabloids, Talk Radio and […]

Os números-notícia da eleição

PESQUISAS & PESQUISISMOS Antonio Fernando Beraldo (*) “A vida é uma roleta!”, já berrava aquele inacreditável boleraço dos anos 60. Quem trabalha com estatísticas e cálculo de probabilidades já aprendeu na carne e nos nervos (e, alguns, na reputação) o que significam os caprichos da bolinha entontecida volteando por sobre os números do destino… (nossa!). […]

Polícia invade campus em Goiás

RETORNO À DITADURA Victor Gentilli A Folha de S. Paulo deu uma nota discreta. Foi só. Os demais jornais silenciaram. Mas os fatos são assustadores. Na quinta-feira, 3 de outubro, a Polícia Militar de Goiás invadiu um dos campi da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, e ameaçou fechar a Rádio Universitária. Na Avenida Goiás […]

Propaganda na veia

SAÚDE A divisão médica da General Electric, GE Medical, está lançando canal de TV específico para pacientes de hospital nos EUA. O veículo deverá ser excelente para publicidade da indústria farmacêutica, que terá uma audiência selecionada. Para os hospitais, o canal pode ser interessante também, porque o governo americano os tem pressionado para que façam […]

Patrícia Zimmermann

CAPITAL ESTRANGEIRO “Mídia brasileira pode receber capital estrangeiro a partir de hoje”, copyright Folha Online (www.folhaonline.com.br), 2/10/02 “A partir de hoje os fundos de investimentos de capital estrangeiro ou nacional poderão participar de sociedades das empresas jornalísticas (jornais e revistas) e de radiodifusão (rádios e TVs). A possibilidade foi aberta com a edição pelo presidente […]

A imprensa e os candidatos

COBERTURA DAS ELEIÇÕES Alexandre Martins (*) Durante 273 dias (de 1? de janeiro a 30 de setembro deste ano) o Instituto Brasileiro de Estudos da Comunicação (IBEC) extraiu, mediu e analisou os conteúdos de tudo o que os dez dos mais influentes jornais e revistas da imprensa brasileira publicaram a respeito da campanha eleitoral à […]

O Brasil na pesquisa de ponta

JORNALISMO SEM JORNALISTA Victor Gentilli No domingo (6/10), dia das eleições, Elio Gaspari, em sua coluna dominical no Globo, Folha de S.Paulo e vários outros jornais brasileiros, mostrou-se surpreso e certamente surpreendeu boa parte de seus leitores com as novas possibilidades do sítio de notícias do conhecido programa de busca Google. O sítio seleciona notícias […]

"Erro de edição"

TELETIPO Publicado em 19/9 no New York Times, o artigo de Jessica Mathews, presidente do Carnegie Endowment for International Peace, e Charles Boyd, presidente do Business Executives for National Security, surpreendeu e irritou os autores por ter sido modificado. No texto, os dois defendem que a ONU deve enviar inspetores armados ao Iraque. O jornal […]

O Estado de S. Paulo

CAPITAL ESTRANGEIRO “Fortalecendo a Comunicação”, Editorial, copyright O Estado de S. Paulo, 4/10/02 “A Medida Provisória n.? 70, publicada no Diário Oficial da União do dia 2, é um grande passo no caminho do fortalecimento, pela capitalização, dos veículos de comunicação social deste país, sejam empresas jornalísticas, de rádio ou de televisão. Regulamentando a emenda […]

Carta do achamento das eleições

VOZ DAS URNAS Deonísio da Silva (*) Senhor, Posto que outros escrevam a Vossa Alteza Real e também a seus asseclas, que adoram receber relatórios de todos os tipos, nos quais dão apenas uma olhada assim por cima, ainda assim deixarei de dar minha versão dos achamentos das mais recentes eleições. Meu propósito é antes […]

A última flor da Imprensa

DEVER DE CASA Daniel Liidtke (*) Durante a sua história de 15 anos, a revista Imprensa tem-se mostrado um padrão para o jornalismo brasileiro. Embora siga a norma culta da língua, este veículo perdeu, nos últimos anos, o domínio sobre sua principal ferramenta de trabalho: o português. Erros gramaticais, sintáticos, de grafia, pontuação e estilo […]

Dedicação reconhecida

TELETIPO Katherine Boo, jornalista do Washington Post, foi um dos ganhadores do prêmio de US$ 500 mil oferecido pela John e Catherine MacArthur Foundation. Linton Weeks [Washington Post, 25/9/02] diz que a repórter, que se dedica a contar a história de pessoas de classe baixa, teve seu trabalho reconhecido com um Pulitzer de serviço público […]

Fabiano Maisonnave

JORNALISTA ASSASSINADO “PF reforçará investigação no Estado”, copyright Folha de S. Paulo, 3/10/02 “A Polícia Federal vai reforçar as investigações do crime organizado em Mato Grosso. A decisão foi tomada em reunião entre o governador do Estado, Rogério Salles (PSDB), e o ministro da Justiça, Paulo de Tarso Ribeiro, ontem em Brasília. O encontro acontece […]

Exotismo de menos, mas persiste o preconceito

COBERTURA EUROPÉIA Luiz Gonzaga Motta, de Barcelona (*) O Brasil não é mais apenas um país tropical exótico que só tem mulher pelada e futebol para mostrar ao resto do mundo. Esta é a conclusão de quem, durante a semana que antecedeu o 6 de outubro, leu a cobertura dos jornais europeus sérios sobre as […]

Na era pós-lead, evoluir é preciso

DEVER DE CASA Diógenes Santos (*) Numa manhã ensolarada, um grupo de neandertais e outro de australopitecos trocavam grunhidos com a finalidade de chegar a um denominador comum sobre as importantes questões sociais e antropológicas que ocasionaram mudanças abruptas em sua realidade "pré-histórica". ? "UuuuaaaaammmmHHHH", disseram os neandertais. ? "Oooolllluuuummmaaannaaauueeeeêêê", discordaram veementemente os australopitecos. ? […]

Murdoch pede água

TELETIPO Rupert Murdoch resolveu acabar com a guerra de preços de jornais na Grã-Bretanha, aumentando o preço de seu Times de ? 0,40 (cerca de R$ 2,30) para ? 0, 45 ? o mesmo que custava em 1993. Naquele ano, o empresário australiano havia reduzido o preço do diário para ? 0,30, na esperança de […]

Cidade Biz

GLOBO À VENDA “Globo acerta a venda de oito emissoras no Paraná”, copyright Cidade Biz (www.cidadebiz.com.br), 4/10/02 “A Globo acertou a venda de suas oito emissoras no Paraná para os sócios locais da Rede Paranaense de Comunicação, a RPC, encabeçados pelos empresários Edmundo Lemanski e Francisco Cunha Pereira Filho, da família Cunha Pereira. Com a […]

Teledemocracia sob a ótica britânica

COBERTURA EUROPÉIA Eles fazem de tudo para chamar a atenção no pouco tempo que lhes é destinado por lei. Um aparece ao lado de um leão, outro, de um burro (“A violência é tanta que até meu burro foi seqüestrado”, alega), outro repete o nome sem parar durante 30 segundos. O programa em questão, cheio […]

Onde está o jornalismo empresarial?

DEVER DE CASA Greice Margherita de Souza (*) No texto do jornalista Aurélio Galvão, intitulado "ET baixou nas escolas de Comunicação", veiculado no Observatório da Imprensa em agosto de 2002, cria-se a hipotética situação em que um extraterrestre visita uma escola de Comunicação e, analisando o currículo dos cursos, tem uma visão incorreta do que […]