Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 194

Censura no mundo árabe

Centre for Media Freedom in the Middle East and North Africa (CMF MENA) é o nome de uma ONG dedicada à promoção da liberdade de imprensa e à defesa de jornalistas independentes em países do Oriente Médio e África do Norte. Já na página principal, temos uma nota breve, acompanhada de foto, contando o brutal […]

Por uma internet livre

‘Liberdade de expressão não significa muito se os fóruns onde debates ocorrem não são livres.’ O alerta é de Barry Steinhardt, da American Civil Liberties Union. Seu pedido para que o governo proteja a internet do monopólio das companhias de telecomunicações – e o estudo técnico que fundamenta esta preocupação – está disponível no Center […]

Sítio reformado

ABERJE A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) acaba de inaugurar seu novo site. Criado em junho de 1996, a página Aberje Online foi a primeira a abordar o universo da comunicação empresarial brasileira. Com o intuito de prestar mais serviços a seus associados e a internautas em geral, a Aberje convida empresas e organizações […]

As coisas e seus lugares

ELEIÇÕES PROPORCIONAIS Victor Gentilli De um modo geral, o debate sobre a cobertura da mídia das primeiras eleições do século 21 caminhou bem. Tivemos as mais diferentes opiniões, mas todas concordavam em que houve avanço da imprensa, que a cobertura destas eleições, comparativamente a pleitos presidenciais passados, dava em boa medida sinais de melhora. Ninguém […]

Carta ao presidente do Conselho

COMUNICAÇÃO-CIDADÃ Brasília, 10 de outubro de 2002 Ilmo. Sr. Paulo Cavalcanti Filho M.D. Presidente do Conselho de Comunicação Social Senhor Presidente Nesta oportunidade queremos parabenizar o Conselho de Comunicação Social por ter colocado em sua pauta o tema da radiodifusão comunitária. Para nós, que representamos milhares de pessoas físicas e dezenas de entidades que atuam […]

Contardo Calligaris

ELEIÇÕES 2002 “Devaneios do primeiro turno”, copyright Folha de S. Paulo, 10/10/02 “1) Na segunda-feira, comento os resultados do primeiro turno com M., um amigo americano. De repente, as diferenças entre Lula e Serra me parecem pouco relevantes. O fato crucial é que a imensa maioria dos brasileiros votou em candidatos que, com propostas diferentes, […]

Dois anos de MãonosCórnonline

ZINE POR E-MAIL Há dois anos, estudantes de Jornalismo da Univali e jornalistas do Vale do Itajaí reuniram-se para criar o primeiro fanzine por e-mail de Santa Catarina, o MãonosCórnonline ? "um tapa na cara da sociedade". A idéia nasceu durante uma palestra sobre jornalismo online, na 1? Semana Catarinense de Comunicação da Univali: o […]

Voto e democracia

BRILHO DA MÍDIA Silas Corrêa Leite (*) Independentemente de quem seja o ganhador nesse pleito de primavera de 2002, a imprensa acabou por, finalmente, de forma graciosa até, mostrar-se mais evoluída, transparente e, acima de tudo, atrelada mesmo à democracia propriamente dita, não a grupos de banqueiros hediondos, agiotas internacionais, antros de escorpiões de políticos […]

Nova dor de cabeça nos EUA

PROPAGANDA ELEITORAL Emissoras regionais dos Estados Unidos passaram a analisar, antes de aceitar, os até então lucrativos anúncios de propaganda eleitoral para o próximo pleito parlamentar americano, devido a seguidas ameaças de processo, por “difamação”, oriundas dos partidos políticos. É que determinados anúncios se transformaram em dor de cabeça para os departamentos jurídicos de pequenas […]

Sandro Guidalli

ELEIÇÕES 2002 “Os grandes mitos da Imprensa (I)”, copyright Comunique-se (www.comunique-se.com.br), 8/10/02 “O jornalista brasileiro trabalha, reflete e conversa nos botequins, baseado em mitos formados recentemente ou não e que representam de certa maneira o pensamento hegemônico da imprensa mundial nos dias de hoje. Num país limitado editorialmente como o Brasil, estes mitos têm a […]

Bernardo Ajzenberg

FOLHA DE S.PAULO "Rearranjos" copyright Folha de S.Paulo, 13/10/02 "Definida a passagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de José Serra (PSDB) para o segundo turno, um dos principais desafios lançados à mídia, semana passada, era tão óbvio quanto trabalhoso: mostrar como será ?o país indicado pelas urnas?. Os jornais priorizaram em suas […]

Carta à mídia e aos marqueteiros

A VEZ DO POVO Afonso Caramano (*) “A voz do povo é a voz de Deus”, diz o surrado provérbio, e se o povo fala é porque nesse mato tem coelho; além do mais, não se deve esquecer que onde há fumaça há fogo. Ufa… O povo se expressa mesmo por clichês, diluindo o próprio […]

Rede ganha fãs americanos

BBC Discretamente, a rede de TV inglesa BBC expandiu a distribuição de seus telejornais nos Estados Unidos. No começo, em novembro de 1998, os noticiários podiam ser vistos em apenas 14 estações públicas. Hoje, eles são exibidos em 212 emissoras, atingindo 85% dos telespectadores americanos, e na BBC America, disponível em 30 milhões de casas. […]

Renata Lo Prete

ELEIÇÕES 2002 “A sombra da solução final”, copyright Folha de S. Paulo, 14/10/02 “O retrato captado pelas primeiras pesquisas realizadas depois da votação de 6 de outubro reforça o papel da propaganda gratuita, de volta hoje à televisão e ao rádio, como único instrumento capaz de alterar o desfecho provável da disputa presidencial. Decorrida uma […]

Regina Ribeiro

O POVO "De olho nos outros ", copyright O Povo, 12/10/02 "Passada a primeira fase do processo eleitoral, a última semana se converteu basicamente na rearrumação do tabuleiro de alianças políticas que vão dividir os dois oponentes que disputam a presidência da República e os governos estaduais ? onde vai acontecer o segundo turno ? […]

Clube do Bolinha

FOLHA DE S.PAULO Na Ilustrada de sábado, 12/10, sob a retranca "Livros & Lançamentos" há cinco resenhas de novas obras: duas são internacionais e, das três restantes, nacionais, duas referem-se a livros de autores que pertencem ao quadro de colaboradores. No rigoroso The Economist (tão citado pela Folha) o leitor é informado num visível rodapé […]

Veja vende linguagem "gostosa"

JORNALISMO & PUBLICIDADE James Görgen (*) Recebo um anúncio não solicitado em minha caixa postal eletrônica. A proposta é uma superpromoção para receber de graça quatro edições da revista Veja. Antes de remetê-la ao local de onde nunca deveria ter saído, parei para observar como o jornalismo e a publicidade às vezes povoam esferas totalmente díspares de […]

Na língua dos jovens

CNN O gerente geral da CNN Headline News, Rolando Santos, quer que a emissora americana de notícias adote um linguajar mais jovem. Mensagem com um dicionário de gírias foi enviado para os redatores de manchetes. “O e-mail era informativo e não uma política ou diretiva minha. Isto posto, devo dizer que quero a linguagem de […]

Marcelo Coelho

ELEIÇÕES 2002 “Carrinhos de brinquedo”, copyright Folha de S. Paulo, 12/10/02 “Estamos mais competitivos e modernos, disse o presidente Fernando Henrique na abertura do 22? Salão do Automóvel. Sua foto, na primeira página do jornal de ontem, parecia contradizer um pouco o clima de competitividade e excelência industrial que se pretendia celebrar. O presidente estava […]

Notícias desprezadas

THE WASHINGTON POST No dia 27/9, o senador democrata Edward Kennedy proferiu palestra na Johns Hopkins School of Advanced International Studies, questionando o provável ataque americano contra o Iraque. O discurso ganhou as primeiras páginas de jornais e foi mostrado na televisão. "Recorrer à guerra não é a única ou a melhor ação da América […]