DAY AFTER Luiz Sérgio Henriques (*) Basta abrir ao acaso qualquer jornal para encontrar motivos sérios de indignação contra a ocupação do Iraque pelos Estados Unidos. Crianças mutiladas, hospitais e museus depredados, uma regressão civilizatória aparentemente sem limites, sob o olhar complacente das tropas de ocupação, preocupadas apenas em defender poços de petróleo e os […]
Edição: 221
PREFÁCIO Alberto Dines Desde o momento em que envolvi-me na empreitada de reeditar a coleção completa do Correio Braziliense esbarro freqüentemente num feixe de questões. A primeira: e se o nosso patriarca, Hipólito da Costa, de Londres nos remetesse a sua revista pela internet e não impressa em papel, teríamos condição de reeditá-la cerca de […]
BARRIGA / CNN “Site da CNN anuncia mortes de Fidel e Reagan”, copyright O Estado de S. Paulo, 18/04/03 “A rede de televisão americana CNN atribuiu ontem a um ?erro humano? o falso anúncio da morte de personalidades dos Estados Unidos e de outros países em seu site oficial. O perfil do ex-presidente americano Ronald […]
LA VANGUARDIA "Defendamos también la lectura", copyright La Vanguardia, 20/4/03 "El universo de los lectores de diarios se divide en dos grandes grupos si analizamos el hábito de por dónde inicia cada uno la lectura. Por una parte, están las personas que comienzan a leer por la primera página y continúan por las páginas siguientes […]
JORNALISTAS NO FRONT O repórter da CNN Brent Sadler e sua equipe de repente se encontraram sob fogo pesado em Tikrit, Iraque, no domingo, 13/4. A tropa armada que os acompanhava atirou de volta. Mais de 100 tiros foram trocados até que os repórteres saíssem do local a salvo. A imagem dramática foi transmitida diversas […]
RELAÇÕES PERIGOSAS Os elementos do jornalismo ? O que os jornalistas devem saber e o público exigir, de Bill Kovack e Tom Rosenstiel, 304 pp., Geração Editorial, São Paulo, 2003; R$ 29,00; URL: <www.geracaobooks.com.br>; e-mail: <geracao@geracaobooks.com.br>; tel. (11) 3872.0984 [do release da editora] O jornalismo está em crise. Quantos órgãos de imprensa conseguem sobreviver só […]
COLUNISMO “Colunas? Ai como doem!”, copyright Comunique-se (www.comunique-se.com.br), 20/04/03 “Sabe qual o segundo maior medo atávico de um assessor de imprensa? Nota errada em coluna de grande jornal (o primeiro é perder o cliente, o que pode muito bem decorrer do segundo temor). Não é sem razão este terror e basta ver esta nota, que […]
JORNAL DE NOTÍCIAS "Os ?media? pulsam ao ritmo das sociedades", copyright Jornal de Notícias, 19/4/03 "Se os jornalistas são mais intervenientes é porque os leitores exigem hoje mais do que informação Aquando da posse, nos Estados Unidos da América, do primeiro Provedor dos Leitores (John Hershenroeder, no ?Courier-Journal and Times?, de Louisville, no Kentucky). no […]
VIOLÊNCIA URBANA Muniz Sodré (*) Observar a imprensa obriga o comentarista a tomar a fonte emissora (jornal, rádio, TV) como objeto. Esta é a linha metodológica das chamadas "análises de emissor", quando se trata de apreender e criticar as latências e as falhas no discurso midiático. Às vezes, entretanto, é mais do que necessário adotar […]
ESTANTE [do release da editora] Show do Milhão, imaginário de Silvio Santos e do SBT, de Alexander Bernardes Goulart, Editora Universitária Champagnat <editora@rla13.pucpr.br>, Curitiba, 2003. Distribuição Vozes <vozes21@uol.com.br> Silvio Santos é o mais competente âncora da televisão brasileira. Os elevados índices de audiência que seus programas alcançam, seu carisma pessoal e o sucesso de seus […]
ANIMAÇÃO / TV “O laboratório de Genndy”, copyright Época, 23/04/03 “Genndy Tartakovsky conta uma história de sua infância para explicar a origem de O Laboratório de Dexter – um dos desenhos mais divertidos e populares da nova safra de animações, criado por ele. Quando era criança, ele e o irmão mais velho, Alex, não se […]
DIÁRIO DE NOTÍCIAS "A ?orientação? da informação", copyright Diário de Notícias, 20/4/03 "Nas democracias ocidentais, controladas por meios de comunicação social fortes e independentes, os governos organizam estratégias de comunicação com as quais procuram conseguir boa cobertura jornalística e minorar eventuais ?danos? causados pela vigilância sistemática e crítica dos media. A ?orientação? da informação constitui […]
JORNAIS DIÁRIOS Luciano Martins Costa (*) A sensação de dèja-vu que os leitores experimentam em sua relação com os jornais diários, revelada em grande número de pesquisas realizadas nos últimos anos, tem uma relação direta com a redução da importância desse meio nos processos de escolha dos anunciantes. Essa percepção, registrada reiteradas vezes por profissionais […]
ENSINO DE JORNALISMO Nilson Lage (*) Jussara Resende Araújo, doutora em ciências da comunicação pela Escola de Comunicação e Artes de São Paulo, escreveu a este Observatório [veja remissão abaixo] dizendo-se "decepcionada" com a sugestão que fiz de suprimir os estudos de teoria da comunicação ? como eles são presentemente ministrados ? dos currículos de […]
BAIXARIA NA TV “Publicitários questionam ação contra baixaria na TV”, copyright Folha de S. Paulo, 20/04/03 “NO PRÓXIMO dia 29 será lançada em São Paulo, a campanha Quem Financia a Baixaria É Contra a Cidadania, idealizada pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Pela primeira vez, o movimento vai apresentar um relatório sobre […]
URN@ ELETR?NIC@ Os resultados das sondagens realizadas pela Urn@ Eletrônic@ do Observatório da Imprensa. A urn@ do OI é renovada semanalmente. 30/12/03 Voc? confia na informa??o radiof?nica? Respostas Votos Porcentagem Sim 152 62,0% N?o 95 38,0% Total de votos: 247 23/12/03 A mídia tem sido um espelho fiel das mudanças que ocorrem no mundo? […]