Tuesday, 16 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

Edição: 227

Niza Souza

AO PONTO "Novos assuntos para Jairo Bouer", copyright O Estado de S. Paulo, 1/06/03 "A diferença de idade nunca atrapalhou o perfeito entendimento entre Jairo Bouer e os adolescentes. Aos 37 anos e após quase quatro anos na MTV, o psiquiatra, que ficou famoso com seus conselhos sobre sexo para os jovens na TV, deixou […]

O Brasil e o desafio cultural – I

MISÉRIA E MUDANÇA Ivo Lucchesi (*) Tão logo O Globo (27/5/03) estampou, em primeira página, a frase do presidente Lula ("Eu não mudei, a vida é que muda"), decidi que escreveria um artigo centrado nas implicações semânticas e conjunturais suscitadas pela afirmação. Eis que Alberto Dines, sempre atento e observador, involuntariamente, ameaçou, por momentos, demover-me […]

Sob medida para os grandes grupos

PROPRIEDADE CRUZADA Nelson Hoineff (*) A decisão tomada na segunda-feira (2/6) pelo Federal Communications Comission (FCC) cristaliza a nova ordem segundo a qual a propriedade de veículos de comunicação capazes de ter alguma abrangência massiva nos EUA é privilégio de grandes grupos. Hoje estes grupos são cinco: News Corp, Viacom, Disney, AOL Time Warner e […]

Overdose tediosa

CAMPEONATO BRASILEIRO Marinilda Carvalho O artigo de Antonio Carlos Teixeira, aqui mesmo no Feitos & Desfeitas deste Observatório, tirou-me as palavras dos dedos. Estava para escrever um texto de protesto veemente contra a escolha viciada dos programadores das TVs que detêm os direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro e da Libertadores, quando chegou […]

Charge na TV, por enquanto, pouco a ver

TELEJORNALISMO EM CLOSE Paulo José Cunha (*) Toda charge é engraçada? Não. Algumas charges são engraçadas? Sim. Mas existem casos em que as charges fazem chorar? Sim. O chargista é um humorista? Não. Então, a charge deve ou não deve ser considerada uma categoria do humor? Sim, deve. Mas como, se muitas vezes a charge […]

Ricardo Valladares

DATANEXUS FRACASSA "Guerra de números", copyright Veja, 4/06/03 "Há trinta anos o Ibope é o único instituto de aferição de audiência da televisão brasileira. Essa situação esteve prestes a mudar na semana passada. Fruto de uma parceria entre a emissora SBT, de Silvio Santos, e a empresa Geopolitics, do cientista político Carlos Novaes, o Instituto […]

História e pós-história da tigrada

AS ILUSÕES ARMADAS Marco Aurélio Dutra Aydos (*) I A condenação moral passada por Mário Maestri e Mário Augusto Jakobskind ao autor de As ilusões armadas é maior do que uma crítica ao "estilo literário" de Elio Gaspari. O veredicto dos críticos pretende selar a execução moral da obra, que teria cometido pecado capital na […]

Último Segundo

PROPRIEDADE CRUZADA “Autoridades dos EUA flexibilizam regras de propriedade em comunicação”, copyright Último Segundo (http://ultimosegundo.ig.com.br/useg), 2/6/03 “As autoridades americanas aprovaram nesta segunda-feira [2/6] uma flexibilização da legislação sobre propriedade de órgãos de comunicação. A Comissão Federal de Comunicações (FCC), controlada pelos republicanos, teve três votos contra e dois a favor das reformas, seguindo a divisão […]

Fanfarra para um homem comum

OPINIÃO PÚBLICA Antonio Fernando Beraldo (*) No final do ano passado, quem lida com a chamada "ciência triste" ? a Economia ? ou quem estava razoavelmente informado sobre as péssimas condições financeiras do país, sabia que a situação era tão delicada que seria uma insanidade, ou muita burrice, mexer no time que estava perdendo ? […]

A comunicação pública na boca do povo

SEMINÁRIO / SANTO ANDRÉ Luciano Somenzari (*) A concepção geral de comunicação pública passou a ter importância estratégica na civilização moderna a partir da Revolução Francesa. A conquista daquele período foi fabulosa e poderia ser resumida da seguinte forma: menos poder aos governantes, mais poder ao povo. Para pôr isso em prática, todo cidadão precisa […]

Xico Sá

TV REGIONALIZADA "Coronelismo audiovisual", copyright Folha de S. Paulo, 1/06/03 "PRIMEIRO o coronelismo agrário, que ainda mantém as suas sombras no Nordeste e nos grotões -mentais ou geográficos- de todo o país. Depois, um certo coronelismo agroindustrial, repaginado, que controla do suco de caju à Coca-Cola. Agora vem, claro, um coronelismo simbólico, mas nem por […]

Propaganda, diálogo ou eco

MÍDIA NO IRAQUE Ricardo Veiga (*) Depois da chuva de bombas, parece que os Estados Unidos vêm perdendo a guerra no Iraque, num front em que são especialistas: o da mídia. Numa reportagem, do dia 4 de maio, o Globo mostrou que os xiitas iranianos, filhos da revolução do aiatolá Khomeini, estão saindo na frente […]

Argemiro Ferreira

PROPRIEDADE CRUZADA “Turner acusa: ?com as regras de Bush nunca haveria CNN?”, copyright Tribuna da Imprensa, 31/05/03 “?Se essas regras estivessem em vigor em 1970 eu não teria podido iniciar a Turner Broadcasting ou, 10 anos depois, lançar a CNN?. A afirmação do magnata de mídia Ted Turner, num artigo para o ?Washington Post?, ratificou […]

O jornalismo-autópsia

LEITURAS DA VEJA Paulo Lima (*) A sanha espetaculosa da mídia foi servida de mais uma vítima, desta vez na tragédia carioca que envolveu a família Wunder, num caso de triplo assassinato seguido de suicídio. A superfície do brutal ocorrido foi revelada com maiores ou menores detalhes, sem perder de vista a perspectiva do melhor […]

Porto alegre debate a inclusão

SOFTWARE LIVRE O 4? Fórum Internacional de Software Livre tem início amanhã, dia 5 de junho, e se prolonga até o dia 7, na PUC de Porto Alegre. O evento, que este ano conta com o apoio do governo federal, reunirá mais de 200 palestrantes nacionais e estrangeiros e três mil participantes, com 38 caravanas […]

Ronaldo D’Ercole

PUBLICIDADE "Mercado de publicidade encolheu em 2002", copyright O Globo, 3/06/03 "Nem as eleições presidenciais nem a Copa do Mundo foram capazes de evitar que o mercado publicitário brasileiro encolhesse pelo segundo ano consecutivo em 2002. Números da edição anual da publicação ?Agência & Anunciantes?, lançada ontem pelo grupo Meio & Mensagem, revelam que o […]

Cultura desamparada no interior

IMPRENSA REGIONAL Maria Carolina Rodrigues (*) Os acontecimentos que envolvem os temas ligados à cultura nem sempre são vistos nos noticiários locais, quando observados parecem receber pouco espaço ou acabam por relatar apenas parcialmente o assunto. Para Maria das Graças Santos Araújo e Kelvis Rosário Germano, profissionais ligados à Secretaria de Cultura de Limeira (SP) […]

Roberto Dias e Renata Lo Prete

PROPRIEDADE CRUZADA “EUA devem liberar concentração na mídia”, copyright Folha de S. Paulo, 2/06/03 “O governo dos EUA deverá iniciar hoje um processo destinado a transformar de forma radical o principal mercado de mídia do mundo. Selada a mudança, cairão limites importantes ao poder dos grandes grupos de comunicação do país, que terão mais liberdade […]

Os sofistas do capital

MÍDIA & MILITÂNCIA Marcelo Salles (*) Creio que o ser humano tem uma tendência natural em acreditar naquilo que ouve, vê ou lê, sem conhecimento prévio do tema em questão. Assim, é mais do que esperado o surgimento de doutrinadores e, num plano maior, dos sofistas do capital, ou seja, da mídia grande enquanto "formadora […]

Jornal para aldeias indígenas

CONCURSO ANDI O Coletivo Alternativo Verde (Cave), organização não-governamental de Santos (SP), vai lançar um jornal feito por crianças e adolescentes indígenas nas aldeias do Litoral Paulista. O Cave foi pré-selecionado na 2? edição do Concurso Rede Andi para Projetos em Comunicação pelos Direitos da Criança e do Adolescente, com o projeto "A criança e […]