Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 247

Dubes Sônego

VALOR NO IVC “Valor Econômico adere ao IVC”, copyright Revista Meio e Mensagem, 20/10/03 “O Valor Econômico, sociedade entre os grupos Folha de S.Paulo e Organizações Globo, anunciou na semana passada que passará a ser auditado pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC), em janeiro. O Valor Econômico, sociedade entre os grupos Folha de S.Paulo e […]

Gestão da comunicação e mudanças no trabalho

SEMINÁRIO NA USP O curso de Pós-Graduação lato sensu Gestão de Processos Comunicacionais e o Projeto de Pesquisa Comunicação e Trabalho do Departamento de Comunicações e Artes da ECA-USP promovem o Seminário Gestão de Processos Comunicacionais: Mundo do Trabalho, Educação, Terceiro Setor e Cooperativismo, que será realizado nos dias 30 e 31 de outubro de […]

Questionada, ação afirmativa avança

DIVERSIDADE NA MÍDIA A Coalizão Multi-Étnica de Mídia, grupo que reúne organizações americanas de defesa das minorias na mídia, está publicando a quarta edição de seus estudos anuais sobre a diversidade na televisão dos EUA. Lynn Elber, da AP [14/10/03], analisou o relatório sobre hispânicos e asiáticos, conversando também com seus autores. As principais conclusões […]

O mundo desinformado

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Nahum Sirotsky (*) [Publicado originalmente na Revista 18, <http://www.culturajudaica.org.br>; n? 5, set-nov 2003] Por incrível que pareça, a chamada Era da Informação descreve um efeito oposto do que se afirma na expressão. Sabemos mais fatos do que nunca. Somos mal informados. Não se desconhece que as armas de guerra se tornaram mais […]

Paródia subliminar ao governo Lula

KUBANACAN Vinícius Tavares (*) Talvez as pessoas não percebam como é nocivo à democracia quando grandes redes de televisão utilizam acontecimentos e personagens reais para manipulá-los dentro de um mundo ficcional. O caso mais evidente dessa prática pode ser testemunhado na novela Kubanacan, da TV Globo. O que mais chama a atenção na produção, e […]

Marcelo Moreira

JORNAIS DE MENTIRA “Um jornal que faz da mentira sua verdade”, copyright Gazeta Mercantil, 17/10/03 “Uma antiga tradição da imprensa anglo-saxônica de publicar jornais inteiramente falsos no Dia da Mentira (no Brasil, o famoso 1 de Abril) começa a fazer sucesso eletronicamente na internet brasileira. O Sacolão Brasil (www.sacolaobrasil.com.br), que se considera o o primeiro […]

Mídia regional e globalização

COLÓQUIO INTERNACIONAL A Universidade de Marília promove, de 27 a 29 de outubro, o 7? Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, o Regiocom 2003, iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unimar e da Universidade Metodista de São Paulo, com participação de conferencistas e convidados do Brasil, do México, da Espanha e […]

ABC News e Time juntas

COBERTURA NO IRAQUE A ABC News e a revista Time juntaram forças para uma série de reportagens aprofundadas sobre como a guerra no Iraque está afetando o cidadão iraquiano comum. A iniciativa é conseqüência da crítica do presidente George W. Bush de que a mídia está criando uma imagem muito negativa da situação no Iraque. […]

Cidadania e o direito à comunicação

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Ana Maria Rodrigues de Oliveira (*) O Brasil é um país rebelde sem causa? Tomando-se como base o artigo escrito pelo representante comercial dos Estados Unidos Robert Zoellick, no jornal inglês Financial Times, sim. Como esse fato afeta a sociedade civil? No artigo "Os Estados Unidos não vão esperar", Zoellick faz duras […]

O valor do jornalismo

LINGUAGEM E PÚBLICO-ALVO Wagner Maia (*) Se jornalistas estão se especializando em temas específicos para suprir de informações um público-alvo, compreendendo o que dizem os especialistas numa determinada área de estudos e comunicar um fato a quem se interesse sobre o assunto, o jornalismo deveria promover uma ampliação nas áreas de referências culturais para comportar […]

João Freire Filho

MÍDIA, MEMÓRIA E… “Ídolos para quem precisa”, copyright Jornal do Brasil, 18/10/03 “Mídia, memória e celebridades, Micael Herschmann e Carlos Alberto, Messeder Pereira E-Papers, 206 páginas, R$ 36 As celebridades parecem possuir o dom da onipresença. Multiplicam-se por festas, eventos, coquetéis, inaugurações, desfiles, rodeios etc. Desdobráveis, fazem-se ver e ouvir nos programas vespertinos da TV, […]

Prêmio de poesia para jornalistas

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS Duzentos poemas de 110 jornalistas de vários estados estão inscritos no 1? Concurso Nacional de Poesia para Jornalistas, promovido pela Academia Brasileira de Letras. A solenidade de premiação está marcada para o dia 6 de novembro, às 17h, na sede da ABL (Avenida Presidente Wilson, 203, Centro, Rio de Janeiro). Dedicado […]

Princípio ameaçado nos EUA

SIGILO DE FONTE O juiz federal americano Thomas Penfield Jackson decidiu que a AP, a CNN, The Los Angeles Times e The New York Times terão de revelar suas fontes no caso do cientista nuclear Wen Ho Lee, equivocadamente acusado de espionagem. Ele trabalhava em um laboratório de Los Alamos, estado do Novo México, e, […]

Segredos muito bem guardados

DOCUMENTOS PÚBLICOS Muniz Sodré (*) Um dos pontos fortes da modernidade ocidental é, como bem se sabe, a publicização do segredo das decisões de Estado. É um ponto enfatizado desde o início do século 19 europeu, quando as formas de mentalidade dominantes começam a realmente deixar para trás as grandes linhas do espírito clássico. Nisto […]

Carlos Chaparro

JORNALISMO EM CRISE “Falta cérebro nas redações”, copyright Comunique-se (www.comuniquese.com.br), 16/10/03 “O XIS DA QUESTÃO – Os conflitos da atualidade, que se manifestam e se realizam pelo jornalismo, revestem-se hoje de complexidades que reduzem a sentença ridícula o conceito segundo o qual notícia é simples mercadoria vendável. Por isso, os jornais diários, que tão cientificamente […]

Bernardo Ajzenberg

FOLHA DE S. PAULO "Engodo", copyright Folha de S. Paulo, 19/10/03 "Elogio de leitor ao jornal por intermédio do ombudsman é coisa, naturalmente, rara. O e-mail de um estudante de jornalismo do dia 8 passado, porém, trouxe o seguinte comentário: ?Achei muito interessante a Folha de sexta-feira (3/10) sair com a capa de anos atrás. […]

Editoras apostam em marcas consagradas

REVISTAS A editoras americanas, em esforço para sair da crise, estão apostando cada vez mais no lançamento de revistas associadas a marcas já consagradas. Nessa categoria, há exemplos de sucesso, como ESPN the Magazine, mas há também histórias fracassadas como a da Sports Illustrated for Women. De qualquer modo, a estratégia é tida como pouco […]

Censura e o canto das sereias

CASO GUGU Pedro Eduardo Portilho de Nader (*) Há jurisprudência firmada pelo Supremo Tribunal Federal para considerar a suspensão do programa Domingo Legal ? ocorrida em meados de setembro ? um ato censório e, portanto, uma violação da Constituição: esta é a idéia defendida no Observatório pelo advogado e presidente do Conselho de Comunicação Social […]

O embrião de uma nova mídia

REDE ANDI Fausto Rego (*) [Publicado originalmente na Revista do Terceiro Setor < http://rets.rits.org.br/> em 17/10/03] "Un chico atacó a tiros a su familia: mató al padre y a un hermano". Este foi o título de uma reportagem publicada por um dos principais jornais argentinos. A manchete é representativa do espaço habitualmente dedicado a crianças […]