Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Edição: 250

3ª Semana do Jornalismo

UFSC A Universidade Federal de Santa Catarina está promovendo a 3? Semana do Jornalismo, um dos maiores encontros de Jornalismo do país, gratuito, educativo e de integração, organizado exclusivamente por acadêmicos. O objetivo é reunir, de 10 a 14/11, profissionais da área, estudantes e professores de variadas escolas e veículos de comunicação, para marcar os […]

Versões da mídia inglesa sobre a ditadura

BRASIL 1964-1985 Tatiana Maia (*) Aconteceu em 1964 e durou até 1985. Mas até hoje não se sabia que postura a imprensa inglesa, famosa nos quatro cantos do mundo pela imparcialidade, manteve em relação ao golpe militar no Brasil. A versão contada lá fora foi a verdade ou a "verdade verde", proclamada pelos militares? O […]

Revista de fofocas terá de ressarcir concorrente

TELETIPO A revista de celebridades britânica Hello! foi condenada a pagar US$ 1,7 milhão a sua concorrente OK! por prejuízo causado pela publicação não-autorizada de fotos do casamento do ator americano Michael Douglas com a atriz Catherine Zeta Jones, informa The Guardian [7/11/03]. "Considerando que vendemos apenas 150 mil exemplares a mais que o esperado, […]

Amor e desesperança

ESTANTE Vertigem, de José Eduardo Gonçalves, 174 pp., Editora Record, São Paulo, 2003; prefácio de Ignácio de Loyola Brandão; R$ 21 [do release da editora] Nesta quarta-feira, 12/11, o jornalista e escritor José Eduardo Gonçalves lança o livro Vertigem, às 19h30 na Livraria Boa Vista, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.007, Jardim Paulistano, em São […]

Mario Sergio Conti

CALE-SE “Ao acaso, corpos que caem”, copyright AOL Notícias (www.aol.com.br), 7/11/03 “?Cale-se?, o livro de Caio Túlio Costa (A Girafa, 350 págs.), lembra uma cena de ?Um corpo que cai?, ou ?Vertigo?, de Hitchcock. Aquela em que Kim Novak e James Stewart visitam o parque das sequóias, na Califórnia. O casal olha o tronco cortado […]

O monólogo do marketing

ESTADO-ESPETÁCULO Alexandre Gomes (*) Na era de comunicação de massas um governo não pode dar-se ao luxo de deixar de comunicar-se com os cidadãos, e é evidente que esta comunicação não pode dispensar os veículos de comunicação. Mas há diversas questões relativas a esta comunicação que precisam ser debatidas para que se aprimore a comunicação […]

Imprensa no atoleiro moral

MÍDIA & CORRUPÇÃO Sidney Borges (*) Quem leu a revista Veja desta semana (n? 1.828, 12/11/03) pôde observar que havia duas reportagens policiais, uma chique e uma brega. A chique ficou para a revista principal, a brega foi publicada na Veja São Paulo. Na primeira, está a Operação Anaconda, onde há um alentado perfil das […]

Life pode voltar à vida

TELETIPO A editora americana Time tem planos de relançar a revista Life como um suplemento semanal de jornal, informa a Chicago Tribune [5/11/03]. Os 11 diários de língua inglesa da Tribune Company possivelmente assumirão a distribuição para seus 9 milhões de leitores em dias úteis e 12 milhões aos domingos. A maior editora de jornais […]

Direitos da infância em pauta permanente

REDE ANDI Leticia Nunes Um trabalho bem-feito rende bons frutos. A Agência Nacional dos Direitos da Infância (ANDI) é exemplo disso. Em 11 anos de existência, já deu à luz dois filhotes: a Rede ANDI Brasil, criada em 2000, e a recém-nascida Rede ANDI América Latina, oficializada em setembro último. A ANDI é uma organização […]

Tela Viva News

MEMÓRIA / ROBERTO MARINHO “Comissão polemiza, mas aprova homenagem a Roberto Marinho”, copyright Tela Viva News (www.telaviva.com.br), 5/11/03 “Um debate beirando o absurdo recheou a reunião da Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados nesta quarta, dia 5. Em pauta estava a aprovação (ou não) do projeto 1.650/03, do deputado Marcelo Ortiz (PV/SP), que institui […]

Bernardo Ajzenberg

FOLHA DE S. PAULO "A vida como ela (não) é", copyright Folha de S. Paulo, 9/11/03 "A Folha costuma se sair bem nas reportagens relacionadas ao Poder -seja o Executivo, o Legislativo ou o Judiciário. Apesar de algumas oscilações, foi o que ocorreu, nessa semana, com a cobertura da ação da Polícia Federal e promotores […]

O jornalismo à moda da França

IMPRENSA FRANCESA No rastro dos casos Baudis e Schneidermann, que deixaram mal na foto grandes jornais franceses [veja remissões abaixo], a revista parisiense Le Nouvel Observateur < http://www.nouvelobs.com/articles/p2034/index2.html> dedicou à imprensa a capa da edição n? 2.034, a última de outubro. Sob o título "A face oculta do jornalismo", abre o longo dossiê, constituído de […]

Propaganda com apelo sexual suspensa

TELETIPO Uma campanha de tom sexual para a revista de moda FHM, que parecia exibir uma mulher fazendo sexo oral em um homem, foi proibida pelo regulador de publicidade britânico, o Advertising Standards Authority (ASA, sigla em inglês ? Autoridade de Padrões Publicitários, tradução livre). A organização disse que a propaganda da revista "poderia causar […]

Para que uma reunião de cúpula?

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Paulo Henrique Lima (*) Publicado originalmente pela Rits ? Rede de Informações para Terceiro Setor <http://rets.rits.org.br>, em 7/11/03, com o título "Para que uma Cúpula sobre a Sociedade da Informação?" Dominique de Villepin, ministro das Relações Exteriores da França, o mártir de uma das últimas tentativas de se salvar o multilateralismo e […]

Deonísio da Silva

LÍNGUA PORTUGUESA “Dizer e escrever”, copyright Jornal do Brasil, 10/11/03 “Seu codinome era Stella. Mas o promotor que denunciou a mocinha que viria a ser a atual ministra das Minas e Energia, Dilma Rousseff, escreveu que ela era a ?papisa da subversão?, a ?Joana d?Arc da guerrilha?. A julgar pelas revelações assustadoras do livro A […]

Produtos para jovens são complementares

THE WASHINGTON POST Há algum tempo o Washington Post tem investido em projetos que visam atrair os leitores mais jovens, como o jornal gratuito Express, distribuído de graça no metrô da capital americana, e a seção dominical "Sunday Source", composta de textos curtos e muitas ilustrações. Em sua coluna de 2/11/03, o ombudsman Michael Getler […]

Apuração com charme e champanhe

IMPRENSA FRANCESA Matéria interessante do dossiê é dedicada à opinião dos correspondentes internacionais sediados em Paris sobre os colegas franceses, sob o título "Parece que estamos na corte de Versalhes". Os anglo-saxões relutaram em falar, por conta da parcialíssima Fox News e do farsante Jayson Blair nos Estados Unidos e dos tablóides sensacionalistas na Inglaterra. […]

Guccione sai da Penthouse

TELETIPO Robert Guccione, fundador da Penthouse e executivo-chefe da Penthouse International, proprietária da revista masculina, pediu demissão no dia 6/11, após a acentuada queda nas vendas pôr a revista no grupo das leiloadas. A baixa vendagem da Penthouse deve-se ao crescimento da pornografia na internet. O título, que já atingiu circulação de 5 milhões de […]

Guerra no jornalismo esportivo

CARTA CAPITAL Luiz Antonio Magalhães A revista Carta Capital desta semana (edição 266, de 12/11/03) marcou um golaço ao dedicar matéria de capa à guerra que vem sendo travada nos bastidores do jornalismo esportivo. A reportagem, de autoria de Maurício Stycer, é impecável. Sem tomar partido de nenhum lado da refrega, o jornalista dá voz […]

Maria Rita Kehl

CRIANÇA & PROPAGANDA “A propaganda e as crianças”, copyright AOL Notícias (www.aol.com.br), 7/11/03 “Como é contraditório o funcionamento mental dos publicitários. Passam a vida toda queimando neurônios para encontrar a melhor forma de influenciar as pessoas a comprar, consumir, desejar, valorizar acima de todas as coisas a mercadoria que anunciam. Mas quando algum anúncio é […]