Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 260

Vitrine de pós-graduandos

O Grupo de Trabalho de Estudos de Jornalismo da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social tem um sítio em que são disponibilizados, em formato Word, trabalhos apresentados em seus encontros, realizados desde 2000. Atualmente sob coordenação da professora Zélia Leal Adghirni, da Universidade de Brasília, o grupo tem como alvo de estudo, […]

Crítica de mídia por estudantes fluminenses

Projeto de estudantes de jornalismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), o Fazendo Media compreende um programa de TV (exibido no canal universitário de Niterói e pela internet, no sítio da Unitevê), uma publicação impressa, um weblog e um website. Nessa página, está disponível o material de crítica de mídia produzido pelos alunos, todo ele também […]

Gatos escaldados montam novo consórcio

ELEIÇÕES NOS EUA O primeiro grande passo para as eleições presidenciais nos EUA deu-se na segunda-feira, quando foi iniciado oficialmente o processo de escolha do candidato democrata que fará oposição a George W. Bush. Junto com a assembléia do partido que escolherá dois ou três pré-candidatos, afinando o escoamento do funil, também foi dado o […]

International Herald Tribune será reformulada

TELETIPO Executivos anunciaram que a International Herald Tribune (IHT), jornal internacional de que o Washington Post era sócio e que agora pertence só à New York Times Company, sofrerá grande reformulação. Eles negaram que a publicação competirá diretamente com o Financial Times, mas admitem que o público-alvo passará a ser de homens de negócios. Impressão […]

Um exemplo didático

MÍDIA & CIÊNCIA Paulo Bento Bandarra (*) "Era uma vez um sujeito valente, que teve a idéia de que os homens só se afogavam na água por estarem tomados pela idéia da gravidade. Se tirassem esta idéia da cabeça, digamos, reconhecendo tratar-se de um conceito supersticioso, religioso, eles seriam sublimemente resistentes a qualquer perigo advindo […]

Merval Pereira

VOTO E PROPAGANDA “Evolução do voto”, copyright O Globo, 17/01/04 “O Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) está terminando um trabalho minucioso e curiosíssimo sobre a propaganda eleitoral das eleições presidenciais de 1989, 1994, 1998 e 2002. Ele não apenas reafirma a importância dos programas de televisão nas nossas campanhas eleitorais como, […]

Érica Amorim

TV EDUCATIVA “Projeto prevê publicidade comercial em TV educativa”, copyright Agência Câmara de Notícias, 14/01/04 “Na próxima sessão legislativa, que terá início no dia 15 de fevereiro, a Comissão de Educação e Cultura vai analisar o Projeto de Lei 960/03, que permite a veiculação de comerciais nas TVs educativas. A proposta, do deputado Rogério Teófilo […]

Mais americanos buscam informação fora da grande mídia

ELEIÇÕES NOS EUA Uma pesquisa do Pew Research Center mostra que 39% dos americanos consideram a grande mídia politicamente tendenciosa e que um número crescente de eleitores busca em meios alternativos as informações sobre a eleição presidencial que se aproxima. Entre os democratas, 29% acreditam que a imprensa dá mais ênfase ao ponto de vista […]

Media Research Center desafia Tom Brokaw

TELETIPO O presidente de um grupo de análise da mídia chamou o apresentador da NBC Tom Brokaw, do programa Nightly News, a um desafio no valor de US$ 1 milhão sobre comentários que o âncora fez durante uma entrevista recente ao Columbia Journalism Review. Na ocasião, segundo Melanie Hunter [Cybercast News Service, 13/1/04], Brokaw falou […]

A telemaracutaia em banda larga

POLÍTICA DE ACESSO Rogério A. B. Gonçalves (*) Certamente vocês já devem ter reparado que nos serviços de internet em banda larga prestados através da rede pública de telefonia os usuários só podem escolher um dos provedores de acesso que supostamente intermedeiam o serviço de comunicação de dados prestado pela concessionária da região, no caso, […]

Arnaldo Comin e Dubes Sônego

MERCADO DE JORNAIS “Página virada”, copyright Meio & Mensagem, 12/01/04 “Após um período de pesados ajustes, com redução de custos e de pessoal, o mercado de jornais dá os primeiros sinais de que pode retomar o ritmo de crescimento, ainda que moderadamente. Além do cenário macroeconômico mais favorável e das melhorias administrativas, os veículos também […]

Bia Abramo

UM SÓ CORAÇÃO “A minissérie e a intromissão da história”, copyright Folha de S. Paulo, 18/01/04 “Estaria bem a minissérie ?Um Só Coração? não fosse o excesso de intenção didática. A São Paulo dos anos 1920, caracterizada como uma Nova York em miniatura, &eacueacute;, de fato, um espaço ficcional privilegiado. Uma cidade emergindo célere para […]

Colúmbia observa mídia na campanha presidencial

ELEIÇÕES NOS EUA A publicação Columbia Journalism Review, em conjunto com a prestigiosa Faculdade de Jornalismo da Universidade de Colúmbia, em Nova York, lançou um s&iaciacute;tio em formato de weblog em que uma equipe de profissionais fará acompanhamento diário da mídia na cobertura da corrida presidencial americana deste ano. "A maioria dos blogs é feita […]

Al-Jazira terá canal para crianças

TELETIPO Após se consolidar no ramo da televisão jornalística, a rede árabe al-Jazira anunciou o lançamento de um canal educativo e de entretenimento para crianças. O grupo francês Lagardere, após estudo de viabilidade, resolveu ser seu parceiro na empreitada. Sob responsabilidade dos franceses ficarão a contratação de pessoal no Oriente Médio e em Paris, compra […]

Desrespeito ao pulso único

CLICK21 Rogério A. B. Gonçalves (*) Como feliz usuário da internet gratuita, em setembro de 2003 resolvi experimentar o serviço Click21 da Embratel, para observar se havia alguma diferença no fato de ele não utilizar a rede IP da Telemar. Pois bem: logo na minha primeira conta telefônica, de outubro de 2003, pude constatar que […]

Carlos Chaparro

FONTES & JORNALISMO “Quarta revolução, a das fontes”, copyright Comunique-se (www.comuniquese.com.br), 16/01/04 “O XIS DA QUESTÃO ? As fontes adquiriram a capacidade de produzir conteúdos noticiosos, embutidos em ações e falas recheadas de ingredientes jornal&iaiacute;sticos. Incorporaram a notícia ao acontecimento que produzem. E pela notícia, de forma cada vez mais eficaz, os sujeitos institucionais exercem […]

Renata Gallo

PERFIL / PENÉLOPE NOVA “‘Não sei bancar a pudica'”, copyright O Estado de S. Paulo, 18/01/04 “Sabe menininha criada pela avó? Agora esqueça. A avó que criou Penélope Nova, VJ da MTV e filha do músico Marcelo Nova, destoa de toda uma geração. Nas palavras da própria Penélope, sua avó paterna é a verdadeira louca […]

Jack Kelley confessa fraude em reportagem

ESCOLA JAYSON BLAIR Agora é oficial. Antes do correspondente Jack Kelley, do USA Today, confessar, por meio de seu advogado, ter cometido fraudes em suas reportagens, as investigações do próprio jornal já haviam encontrado provas do que ele havia feito. Segundo Howard Kurtz [The Washington Post, 13/1/04], Kelley disse que conseguiu fazer um tradutor russo, […]

Relatório de lorde Hutton sai dia 28

TELETIPO Foi marcada para o dia 28 a apresentação televisionada do relatório do juiz lorde Hutton sobre o caso do cientista David Kelly, o que porá fim a uma ansiosa espera do governo britânico, da BBC e da opinião pública. Kelly teria se suicidado por causa das pressões que sofria por supostamente ter dito à […]

Para pensar o jornalismo do século 21

DIGITAL & MULTIMÍDIA Maria Carolina Nomura, de Huesca, Espanha (*) A inexistência de barreiras geográficas da internet, a liberdade de expressão que o meio propicia e a qualidade do jornalismo moderno foram alguns dos principais temas debatidos no V Congreso Nacional de Periodismo Digital, ocorrido nos dias 15 e 16 de janeiro na cidade de […]