Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

Edição: 276

Manual para o repórter policial

O jornalismo policial, historicamente, é revelador de grandes repórteres. Ainda hoje, editores colocam jornalistas iniciantes para cobrir a criminalidade como forma de testar sua versatilidade e resistência. Muitas vezes falta, no entanto, orientação a esses profissionais. Pensando nisso, a organização americana Criminal Justice Journalists, em cooperação com outras entidades, preparou o livro Covering Crime and […]

Portais produzem conhecimento

Online Publishers Association é a organização que representa grandes portais de internet americanos. Em seu sítio, além de uma seção com notícias sobre o meio online, que saem na imprensa em geral, são publicados estudos exclusivos produzidos pela associação. Essas pesquisas, que podem ser baixadas gratuitamente, se referem, em geral, ao negócio da publicação de […]

Título briga com texto

Box da matéria ‘Procurador determina escolta para promotor e acredita em represália’, publicada no ValeParaibano (7/4/04, pág. 7), de São José dos Campos (SP), importante diário regional do interior de São Paulo, demonstra como a pressa na edição – e a vontade de comprovar uma tese a todo custo – compromete a qualidade da informação. […]

NYT de pileque, nossos jornalões de ressaca

A matéria do New York Times sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é falha. Jornalismo de terceira categoria. Não está à altura do profissional que a assina nem do grande jornal que a divulgou. Até o repórter-fraudador Jayson Blair seria mais cauteloso e menos escandaloso ao expor a vida privada de um cidadão […]

(A)ética criativa ou o umbigo corporativista

É inegável que a publicidade e a comunicação são campos de grande fascínio e poder. Comovem, encantam, provocam. Comunicam, seduzem, iludem. Compram, vendem, lucram. Produzem e reproduzem. Educam e deseducam. Valoram e desvaloram. Constroem e destroem…. mas nem sempre desconstroem . Salvo belas exceções, ainda estão destituídas de tarefa mais ousada – o questionamento e […]

Alberto Dines

‘A verdade é que deixamos de viajar. Apesar dos superjatos, do turismo de massa, das redes de hotéis baratos, dos aeroportos gigantescos e dos programas de milhagem, viagem e peregrinação tornaram-se obsoletas. Os Diários de Motocicleta de Walter Salles trazem de volta a figura de Che Guevara, os sonhos de sua geração, a vitalidade sul-americana, […]

Robson Pereira

‘A epidemia de spywares (programas espiões) comentada aqui na semana passada motivou um grande número de mensagens de leitores preocupados em descobrir formas de proteção contra a mais recente praga que tomou conta da internet. Como em qualquer esquina das grandes cidades, bom senso e cautela também são o melhor antídoto contra a maior parte […]

SBPJor convoca para Encontro em Salvador

A Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo convoca para apresentação de trabalhos ao II Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor, previsto para os dias 26 e 27 de novembro de 2004, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, em Salvador.PrazosO prazo para inscrever suas propostas de comunicações até o dia 2 […]

Jornais americanos seguem perdendo leitores

Os diários dos EUA continuam perdendo leitores, segundo relatório do Audit Bureau of Circulations, organização que afere a circulação de 836 jornais no país. No semestre entre outubro de 2003 e março de 2004, a tiragem total média diária dessas publicações caiu de 50.827.454 para 55.075.444, uma diminuição de 0,9%. Alguns dos maiores jornais americanos […]

Almoço e má digestão

Na sexta-feira (7/5), a capa do Estado de S.Paulo trouxe uma foto bem dada, no alto da dobra, à esquerda da manchete em duas linhas (‘Derrotas do governo e cenário externo derrubam mercados’), mostrando um desolado operador da Bolsa Mercantil & Futuros, em São Paulo – ao que tudo indicava, abatido no final de um […]

Os tragos de Lula e os medos da mídia

Pedicuros no Brasil não costumam ler o New York Times. Portanto, não há de ter sido por causa da reportagem ‘Hábito de beber do líder brasileiro torna-se preocupação nacional’, do correspondente Larry Rohter, publicada sábado no site do jornal e domingo na edição impressa, que naquele primeiro dia uma podóloga de São Paulo, falando mal […]

A desconstrução do real na propaganda política

Parece contraditório dizer que a propaganda política veiculada na TV possa realizar-se por um mecanismo de ‘desconstrução’ do real para instaurar, por sua vez, a realidade, enquadrada segundo a ‘visão’ política e/ou discursiva do partido que a emprega. Vejamos, de uma maneira sucinta, como tais mecanismos operam mediante a midiatização da percepção da realidade. Considerando-se […]

Gustavo Patu

‘Dados do Banco Central põem em xeque a afirmação de que os atuais juros reais -ou seja, descontada a inflação- são os menores dos últimos dez anos, veiculada anteontem pelo programa nacional do PT na TV, sob o mote ‘isso é fato, isso é verdade’.Como é tradição na propaganda política, o programa omitiu os principais […]

Luciana Rodrigues

‘As vendas pela internet têm crescido a passos acelerados no Brasil. Entre 2000 e 2002, a receita do comércio no setor mais do que dobrou: saltou de R$ 233,48 milhões (em valores de 2002) para R$ 530 milhões, numa expansão de 127%. Os números constam da última Pesquisa Anual do Comércio (PAC), divulgada ontem pelo […]

‘Foi uma decisão extremada para um caso muito grave’

O secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República Ricardo Kotscho esteve no programa Observatório da Imprensa na TV – nº 285, de 11/5/2004 –, cuja pauta centrou-se nas repercussões da matéria do New York Times, publicada no domingo anterior, sobre um suposto problema do presidente Luiz Inácio Lula da Silva relacionado a bebidas […]

Fifa recusa oferta bilionária de transmissão

A Fifa recusou uma oferta de 1,56 bilhão de libras pelos direitos de transmissão de TV e marketing das Copas do Mundo de 2010 e 2014. Especula-se que a oferta frustrada tenha vindo do International Sports and Entertainment, grupo de marketing esportivo sediado em Zurique. Os principais acionistas do grupo são a gigante de marketing […]

Os sentidos de ‘configuração’

Definitivamente, não é mais possível saber nada do que se passa com a educação brasileira pela leitura dos jornais. Jornalistas e instituições de ensino não mais se cruzam. As irregularidades nos cursos de pós graduação latu sensu (as especializações) atingiram níveis alarmantes. Qualquer birosca de esquina abre sua pós-graduação e usa as três letras mágicas: […]

Factóides de Maluf em manchete

De pouco ou menos do que isso parece ter servido a brilhante sacada do comentarista Arnaldo Jabor, entrando no ar no Jornal Nacional da sexta-feira, depois da extensa matéria (1/3 do programa, segundo o colunista da Folha Nelson de Sá) sobre as multimilionárias contas ilegais de Paulo Maluf no exterior – enfim comprovadas para além […]

A bóia está lançada

A audiência pública realizada quarta-feira passada, dia 5, na Comissão de Educação do Senado, lançou algumas luzes sobre o processo de salvamento das empresas brasileiras de comunicação, que está sendo negociado pelas entidades representativas de emissoras de rádio e TV, editoras de jornais e de revistas junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social […]

Isabel Sobral

‘O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos Lessa, defendeu ontem um programa especial de financiamentos para as empresas da mídia impressa adquirirem papel de imprensa, desde que essa matéria-prima seja produzida no Brasil. ‘Assim estaríamos também estimulando mais investimentos no País’, disse Lessa, ressalvando que era uma opinião pessoal. O […]