Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Edição: 350

A pior cobertura dos últimos tempos

Michael Getler prepara-se para deixar o Washington Post após cinco anos no cargo de ombudsman. Na coluna desta semana [9/10/05], ele relembra os principais eventos que cobriu neste período e aborda mais profundamente aquele que, na sua opinião, mais marcou a imprensa americana nas últimas décadas. Logo que assumiu o posto, em novembro de 2000, […]

O fim da manchete

No dia 24 de junho de 1996 o Diário Catarinense, jornal tablóide da RBS em Santa Catarina, publicou em letras garrafais: MORRE PC FARIAS. Por sorte dos editores, naquele dia não morreu ninguém mais importante, caso contrário, na edição seguinte teriam que fazer um jornal standard. Exageros à parte, este recurso gráfico dos jornais para […]

Sem a arma da informação

A mídia tem um papel decisivo na campanha sobre o referendo no dia 23 de outubro, que vai perguntar à população se o comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido ou não. Enquanto alguns veículos tentam mostrar imparcialidade na elucidação dos fatos, TV Globo e Veja editorializam seu noticiário. O ‘cidadão/receptor’ precisa […]

Defender o projeto é defender o rio

Vou tentar ir um pouco mais além nessa discussão sobre a transposição do São Francisco. Começo dizendo que o governo já tinha em mente esse projeto desde a campanha eleitoral, não é verdade que esteja sendo apressado e que nem esteja debatido. A mídia é que só se interessou pelo projeto, com raras exceções, após […]

Vaughan Smith

‘Faz 25 anos que Peter Jouvenal tomou um ônibus na Estação Victoria, no centro de Londres, para ir cobrir a guerra no Afeganistão. Ele não tinha dinheiro para a passagem de volta e precisava vender suas fotos para sobreviver. Naquela época, era possível ganhar a vida como cameraman free lance e Peter e eu fundamos […]

Publicidade e moralidade

Como a publicidade retrata os valores que incentivam o agir humano na contemporaneidade? Esta é a pergunta que Mariângela Machado Toaldo procura responder neste livro. Mariângela entende a publicidade como um grande cenário, onde cada anúncio representa cenas da vida cotidiana – características de formas de comportamento e de relações humanas – e, ao representá-las, […]

Robert Solé

‘Nous sommes déjà en 2007. La campagne présidentielle bat son plein, avec sa kyrielle de candidats plus ou moins déclarés. Les ‘petites phrases’ font de gros titres, et les lecteurs sont naturellement sensibles au moindre signe qui laisserait croire à un penchant de leur journal pour l’un (ou l’une) de ces combattants potentiels.Récemment, l’attention s’est […]

A nova desfaçatez do coronelismo eletrônico

Nossos representantes no Congresso Nacional não se cansam de nos surpreender. Passou despercebido da grande mídia a apresentação, pelo deputado Alceste Almeida (PMDB-RR), em co-autoria com outros 189 senhores deputados, da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 453/2005, no plenário da Câmara dos Deputados, no dia 30 de agosto último. [

Juventude promove sua ‘publishing revolution’

Ela poderia ser chamada de bit generation. Mas nem altas viagens, nem jazz, nem a revolução de costumes, nem o libelo contra o sistema, como quis a beat generation, mais ilustrada, mais libertária, pró-estágios alterados de consciência, pró-orientalismo, flower power, vida natureba, outros valores, enfim. Essa nasceu e morreu nos anos 60. A bit generation […]

Cidadão, você decide!

Na edição 1.925, a revista Veja apresentou sete razões para o ‘Não’ na consulta popular do dia 23 de outubro, sobre o desarmamento da população. No rádio e na TV, as campanhas gratuitas apresentam os argumentos contrários e favoráveis. Convém explicar a diferença entre os termos referendo e plebiscito, segundo o que está escrito no […]

Na contramão da corrida dos insensatos

As imagens das TVs de todo o mundo mostraram, no último fim de semana, com toda clareza, a imensa força da Mãe Natureza ao lado da dor, impotência e desastre humano diante do mais devastador terremoto na região da Índia-Cachemira-Paquistão-Afeganistão nos últimos cem anos.Neste começo do século 21, o embate milenar entre a Natureza e […]

Daniel Castro

‘A MTV do Brasil prepara um novo canal pago, previsto para ser lançado em 2006, que só terá material de bandas e produtores independentes, sem vínculos com gravadoras e redes de televisão. O nome do canal, Wiki, vem de Wikipédia, enciclopédia na internet em que qualquer pessoa pode adicionar ou alterar o conteúdo. ‘Será um […]

Yahoo! anuncia sua biblioteca digital

O Yahoo! anunciou na semana passada seus planos de digitalizar milhares de livros e arquivos multimídia nos próximos sete anos e disponibilizá-los na internet, noticia Katie Hafner [The New York Times, 3/10/05]. O projeto concorrerá diretamente com o Open Content Alliance – Aliança de Conteúdo Aberto, tradução livre – e é uma parceria com o […]

Imprensa mansinha com grande anunciante

Inadmissível o comentário de cunho preconceituoso que o colunista do jornal capixaba A Gazeta Uchoa de Mendonça fez com relação à ocupação pacífica dos índios tupiniquins e guaranis à fabrica da Aracruz Celulose, na edição do dia 8 de outubro. Favorável ao etnocídio da cultura indígena, escreveu: ‘Sou pelo aculturamento definitivo dessa gente, que, infelizmente, […]

As mulheres que a mídia destaca

‘Em tempos de culto às celebridades, prostitutas conseguem até simpatia social ao assumir publicamente o que fazem.’ É com este subtítulo que a matéria ‘De Geni para Tieta’ (O Estado de S. Paulo, 9/10) fala de três jovens brasileiras que ganham a vida se prostituindo. E assumindo publicamente o que fazem. Segundo o jornal, elas […]

O asfalto, a lama e o jornal populista

Desde 28 de setembro o tradicional matutino baiano A Tarde, líder inconteste na Boa Terra – cuja tiragem deve ser maior do que a soma de seus concorrentes – dá extensa cobertura à questão das estradas no estado. Ótimo que assim o faça em espaços que chegam à página inteira do caderno principal, pois o […]

Novos ardis no trato da notícia

Há mais de um ano recorri a este Observatório para demonstrar o método ardiloso com que o Jornal Nacional tratou uma notícia [ver remissão abaixo]. Retorno para tornar evidente que o telejornal da Rede Globo repetiu o mesmo método para abordar novamente um assunto da área da saúde, em relação ao qual mais uma vez […]

Esther Hamburger

‘A estréia da segunda temporada de ‘Hoje É Dia de Maria’, dirigida por Luiz Fernando Carvalho, 45, é ocasião propícia para indagar sobre as possibilidades da autoria na TV. Não a autoria clássica, hoje problemática, mas a colaborativa, função de um equilíbrio instável entre forças e pressões.O diretor, que tem formação em arquitetura, atua no […]

Empresa oferece serviço wi-fi de graça

O Google propôs fornecer acesso à internet wi-fi (sem fio e de alta velocidade) de graça em São Francisco, nos EUA, para testar novos serviços e programas. São Francisco, que tem cerca de 700 mil habitantes, é uma área difícil para cobertura wi-fi devido às suas montanhas e colinas. O prefeito da cidade californiana, Gavin […]