Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 354

Plínio Bortolotti

‘Concluo os textos aqui publicados na sexta-feira, sem ver a edição de sábado. Pretendia, por isso, dar continuidade aos comentários que iniciara na semana passada a respeito da coluna ‘Sem Vergonha’, editada no caderno Buchicho. Faria isso por dois motivos centrais: por achar a coluna da edição de sábado passado a mais grosseira das até […]

Robert Solé

‘Elle approche, sans être vraiment là. Elle menace, sans que l’on sache très bien qui ou quoi… La grippe aviaire a suscité un branle-bas de combat et d’innombrables commentaires, avant même de nous atteindre.‘Le Monde participe à cette psychose, regrette une lectrice de Fals (Lot-et-Garonne), Nicole Dupouy. Pourquoi ces gros titres, pourquoi tant de précipit […]

O papel da imprensa na segurança pública

[A mídia] ‘quando se apropria, divulga, espetaculariza, sensacionaliza ou banaliza os atos de violência está atribuindo-lhes um sentido que, ao circularem socialmente, induzem práticas referidas à violência. Se a violência é linguagem – forma de comunicar algo -, a mídia ao reportar os atos de violência surge como ação amplificadora desta linguagem primeira, a da […]

Jornais revelam Gulag de Bush e incentivo à tortura

Por átomos e bytes, isto é, em publicações impressas e eletrônicas, a malhação da mídia americana se tornou um esporte de multidões. O seu aspecto perverso, como ficou claro nas críticas demolidoras ao New York Times no caso da repórter Judith Miller, consiste em passar a idéia de que a grande imprensa é sempre culpada […]

Ganha o melhor discurso

Ao receber a notícia sobre a ressurreição de Jesus, Tomé deu uma de ‘delegado’: ‘Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma acreditarei.’ (Livro de João, capítulo 20). O procedimento desse […]

Quando a publicidade ameaça o jornalismo

Queda na receita publicitária e aumento nos custos de produção são ingredientes certeiros para se preparar uma bela crise. Boa parte da imprensa americana, incluindo a New York Times Company, empresa proprietária do jornalão homônimo, encontra-se neste caminho no momento. A brusca queda dos lucros no terceiro trimestre de 2005 e o plano de eliminar […]

Por que fala o presidente

A propaganda de Greta Garbo, a atriz sueca que fez sucesso no cinema americano, era baseada em frases curtíssimas. Um exemplo: vinda do cinema mudo, quando fez seu primeiro filme sonoro o slogan era ‘Garbo fala’. Depois de muitos filmes românticos, fez uma comédia, Ninotchka. O slogan: ‘Garbo ri’. Dá para usar esse tipo de […]

As várias faces da notícia redonda

O Brasil poderá bater um novo recorde na safra 2005-2006, com uma produção entre 121,5 milhões e 124,8 milhões de toneladas de grãos e oleaginosas. Outro recorde, este já computado, foi o superávit primário do setor público entre janeiro e setembro deste ano – 86,5 bilhões de reais, ou 6,1% do Produto Interno Bruto. A […]

Mídia e trampolim político

Chamo-me Luiz Victor Dantas Lomba e sou pai do Pedro Machado Lomba Neto, o Pedro Dom. Li a matéria publicada no dia 20 de setembro, escrita pelo professor Gilson Caroni Filho [ver remissão abaixo]. É mesmo verdade! A mídia diferencia classes, pois a mais abastada tende a comover-se com a tragédia próxima de si, infelizmente. […]

O velho debate sobre as fontes anônimas

Fontes anônimas sempre foram um tema controverso e ganharam ainda mais espaço para debate depois do caso do vazamento da identidade da agente da CIA Valerie Plame, que levou ao recente indiciamento de I. Lewis Libby, então chefe de gabinete do vice-presidente dos EUA, Dick Cheney. Libby foi acusado de obstrução à justiça e perjúrio […]

Lendas urbanas na caminha para gatos

Há alguns anos, assisti num festival ao documentário chamado Nasceu o bebê-diabo em São Paulo!, sobre lendas urbanas – a loira do banheiro, a gangue do palhaço, o bebê do título – alegremente publicadas pelo jornal Notícias Populares e acompanhadas pelos leitores mais como uma novela do que como notícias. Não deixavam de ser simpáticas […]

Macaco, olha o teu rabo

Há momentos no jornalismo brasileiro que nos remetem à atualidade de velhos ditos populares. O proverbial ‘macaco, olha o teu rabo’ deveria estar na capa do manual de redação de editores de todas os grandes jornais. Ele sugere que, antes de emitir um juízo de valor sobre o outro, devemos lançar um olhar sobre nossa […]

Manuel Pinto

‘No domingo passado, havia um motivo acrescido para a leitura deste jornal Rui Rio dava ao JN a sua primeira grande entrevista, neste início de segundo mandato à frente da Câmara Municipal do Porto (CMP). Ao longo das três páginas do ‘Grande Plano’, o presidente da Edilidade portuense pronunciava-se sobre diversos assuntos da actualidade do […]