Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Edição: 392

A divulgação contaminada das pesquisas eleitorais

A divulgação dos resultados da última pesquisa eleitoral do Ibope encomendada pela TV Globo, nos dias 25 e 26 de julho, é um bom exemplo das diferenças que o enquadramento de uma notícia pode representar (ver ‘Blog do Noblat começou a divulgar os resultados da pesquisa Ibope com números favoráveis ao candidato do PSDB e […]

Passeio pelo mundo dos negócios

[do release da editora] Tudo o que você sempre quis saber sobre o mundo dos negócios explicado por quem realmente entende do assunto. Reunião de entrevistas feitas pelo jornalista Heródoto Barbeiro na rádio CBN, este livro traz informações valiosas sobre o que está acontecendo hoje nas corporações, além de dicas indispensáveis para profissionais que precisam […]

Revistas de fofoca continuam
sendo sucesso de venda

Enquanto algumas revistas femininas americanas enfrentam dificuldades para manter sua tiragem, as revistas semanais de fofoca continuam atraindo um grande número de leitores e chegam a vender mais de sete milhões de cópias por semana, informa Myrna Blyth [The New York Sun, 26/7/06]. People, US Weekly, In Touch, Star, Life & Style Weekly e a […]

Mais flexibilidade para explicar fontes anônimas

Em sua coluna de domingo (30/7), o ombudsman do New York Times Byron Calame tratou de um tema polêmico no jornalismo: o uso de fontes anônimas. Calame revelou que os leitores que lhe escreveram durante meses reclamando das explicações ‘falsas’ e ‘complexas’ do NYTimes sobre o anonimato de fontes devem ficar felizes com uma maior […]

A culpa é sempre da imprensa

Somos um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza. Não temos (quase) furacões, não temos terremotos, não temos problemas. Criminalidade, analfabetismo, fome, desemprego, tudo isso é só problema de gringo.Podemos, então, perder um bom espaço no principal noticioso da TV, em dois dias seguidos, para discutir um crime tenebroso: dois jornalistas, um que […]

Jornal Nacional tenta
retomar o caminho. De ônibus

Quando eu fizer neste post restrições ao projeto ‘Caravana JN’ correrei o risco de ouvir reações do tipo: ‘Ele critica porque quando esteve no comando do Jornal Nacional não teve essa idéia’. Boa resposta, que, no entanto, não pode interditar o meu direito à análise. Que fique bem claro: boas reportagens nascerão desse ônibus montado […]

Discursos do PT e da RBS

[do release da editora] Encorpar o universal com o local e o singular é a realização de Álvaro Larangeira em seu livro Comunicação Monoteísta – a fonte dos discursos do Partido dos Trabalhadores e da Rede Brasil Sul. O doutor em comunicação social e professor do Mestrado em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do […]

A reação de leitores a temas polêmicos

Virgindade e anonimato de fontes. Estes dois temas controversos foram debatidos por Deborah Howell em sua coluna de domingo (30/7) no Washington Post. Segundo ela, muitos leitores reclamaram sobre a matéria de 22/7 escrita por Laura Sessions Stepp sobre como mulheres perderam sua virgindade. A coluna da repórter Dana Milbank, publicada na semana passada, sobre […]

Cobertura das eleições
abre guerra entre TVs

A TV Globo anunciou o tom de sua cobertura eleitoral em um anúncio de página dupla, publicado nos principais jornais brasileiros. Vendeu o compromisso com a verdade, isenção, apartidarismo e coisa e tal, tudo embalado pelo costumeiro padrão de qualidade. Até aqui, tudo normal – era o que seria de se esperar da emissora líder. O […]

Cama, cozinha e o Pedro Bial

A dois meses das eleições, o Jornal Nacional quer percorrer o país de ônibus. Como num road movie, o jornalismo da Globo (nas palavras de seu principal executivo) vai buscar o que é notícia no Brasil. E o que é notícia no Brasil, a dois meses das eleições? Com certeza, o ônibus do Jornal Nacional. […]

Presidenciáveis expõem suas
propostas para inclusão digital

Leia abaixo os textos de segunda-feira selecionados para a seção Entre Aspas. ************ O Estado de S. Paulo Segunda-feira, 31 de julho de 2006 INCLUSÃO DIGITALMaurício Moraes e Silva Conheça as idéias dos presidenciáveis para a inclusão digital ‘Candidatos apresentam ao ‘Link’ alguns dos seus planos para levar o acesso a computadores e à internet […]

Território livre, internet vira campo de batalha

Não foi à toa que dois candidatos presidenciais acabaram demitindo assessores que usaram e-mails de seus gabinetes no Senado para divulgar suas respectivas campanhas. E que, tampouco, o PT tenha lançado como palavra de ordem para seus militantes o combate à ‘guerra suja’ na rede. Numa campanha com inúmeras restrições legais à propaganda – das […]

Defesa esquizofrênica de interesses alienígenas

Em seu editorial intitulado ‘Mercosul ideologizado’ (sexta, 25/7), o Estado de S. Paulo, a propósito da intenção de Lula, como presidente rotativo do mercado comum em construção na América do Sul, de ampliá-lo mediante participação de todos os países sul-americanos, do Caribe à Patagônia, inclusive Cuba, destaca que o moderno capitalismo se desenvolve ao largo […]

Aquecimento global e a consciência da mídia

Quando O Ambientalista Cético, um catatau de 540 páginas foi publicado aqui, em 2002, muita gente saiu do armário e se proclamou um deles. Bjorn Lomborg, autor do tratado, é um estatístico da Universidade de Aarthus, na Dinamarca, ex-simpatizante do Greenpeace e, até o lançamento do livro, o que se costuma chamar de ‘ilustre desconhecido’. […]

A mídia e a campanha no Rio

Se alguém observar de forma imparcial e democrática a maneira como são noticiadas as atividades dos candidatos em suas campanhas no Estado do Rio, verá que, em função das pesquisas de opinião, são privilegiados os candidatos mais votados. Note-se, que, principalmente as suas imagens, aqui ou ali, não aparecem na telinha! Há uma nota curta […]

Jovem executivo compra
o The New York Observer

Leia abaixo os textos de terça-feira selecionados para a seção Entre Aspas. ************ O Globo Terça-feira, 1° de agosto de 2006 EUA / MERCADO EDITORIALO Globo Jornal ‘The New York Observer’ é comprado por executivo de 25 anos ‘Do New York Times – NOVA YORK. O semanário nova-iorquino ‘The New York Observer’ foi comprado por […]

Regente divina dos conteúdos do planeta

É preciso reconhecer que a Google mostra inclinações particulares na hora de lidar com os documentos que lhe fornecem o sustentáculo de sua atividade [ver remissão abaixo]. Não que propriamente se aposse deles: ela faz aparecerem como produtos seus quaisquer documentos que classifique.Ela trata os documentos como se fossem, digamos, uma mera matéria-prima que, depois […]

Denúncias públicas, desagravos en petit comité

Toda pessoa deveria ser grata a Fernando Henrique Cardoso por algumas de suas contribuições para a cidadania nacional. Foi ele, por exemplo, quem introduziu no país essa espécie de disjuntor-faca servindo a nosso senso de realidade econômica que é a Lei de Responsabilidade Fiscal. Tais ferramentas de baixo custo cortam o funcionamento dos aparelhos elétricos […]