Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 392

Aquecimento global e a consciência da mídia

Quando O Ambientalista Cético, um catatau de 540 páginas foi publicado aqui, em 2002, muita gente saiu do armário e se proclamou um deles. Bjorn Lomborg, autor do tratado, é um estatístico da Universidade de Aarthus, na Dinamarca, ex-simpatizante do Greenpeace e, até o lançamento do livro, o que se costuma chamar de ‘ilustre desconhecido’. […]

A mídia e a campanha no Rio

Se alguém observar de forma imparcial e democrática a maneira como são noticiadas as atividades dos candidatos em suas campanhas no Estado do Rio, verá que, em função das pesquisas de opinião, são privilegiados os candidatos mais votados. Note-se, que, principalmente as suas imagens, aqui ou ali, não aparecem na telinha! Há uma nota curta […]

Jovem executivo compra
o The New York Observer

Leia abaixo os textos de terça-feira selecionados para a seção Entre Aspas. ************ O Globo Terça-feira, 1° de agosto de 2006 EUA / MERCADO EDITORIALO Globo Jornal ‘The New York Observer’ é comprado por executivo de 25 anos ‘Do New York Times – NOVA YORK. O semanário nova-iorquino ‘The New York Observer’ foi comprado por […]

Regente divina dos conteúdos do planeta

É preciso reconhecer que a Google mostra inclinações particulares na hora de lidar com os documentos que lhe fornecem o sustentáculo de sua atividade [ver remissão abaixo]. Não que propriamente se aposse deles: ela faz aparecerem como produtos seus quaisquer documentos que classifique.Ela trata os documentos como se fossem, digamos, uma mera matéria-prima que, depois […]

Denúncias públicas, desagravos en petit comité

Toda pessoa deveria ser grata a Fernando Henrique Cardoso por algumas de suas contribuições para a cidadania nacional. Foi ele, por exemplo, quem introduziu no país essa espécie de disjuntor-faca servindo a nosso senso de realidade econômica que é a Lei de Responsabilidade Fiscal. Tais ferramentas de baixo custo cortam o funcionamento dos aparelhos elétricos […]

Israel: a guerra de
relações públicas – 2

Propaganda é parte de qualquer guerra, assim como bombas e soldados, principalmente quando um Estado quer que o mundo veja que sua decisão de ataque é justa. Mas para Matthias Gebauer [Der Spiegel, 28/7/06], correspondente em Israel, ainda assim o profissionalismo com que o país tem lidado com jornalistas estrangeiros é surpreendente. Trata-se de um […]

Folha de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006Plínio Fraga Não fuja, Lula ‘RIO DE JANEIRO – A possível ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva dos debates eleitorais, seguindo o exemplo de Fernando Henrique Cardoso em 1998, está baseada na mesma lógica que permitiu o mensalão. O projeto de poder é mais importante do que o projeto de país. O […]