Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Edição: 395

Folha de S. Paulo

JORNALISTA SEQÜESTRADOSergio CostaO ovo da serpente‘RIO DE JANEIRO – As aspas abaixo foram tiradas de uma carta do PCC apreendida pela polícia em um presídio carioca:‘É chegada a hora de um megaevento nacional com objetivos claros e definidos. Um megaevento que vai beneficiar todos os presos do Brasil, que vão sair para a rua com […]

Quando nasce um jornal

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa. Quando nasce um jornal, alguma coisa acontece. A própria invenção da imprensa causou profunda alteração na sociedade européia. Nosso primeiro periódico sem censura, o Correio Braziliense, abriu caminho para a Independência. A fundação do Estado de S. Paulo antecipou a Abolição. Quando nasce um jornal alguma coisa sempre acontece. Está […]

Folha de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006Marcelo Coelho O chuchu e o filé mignon ‘‘DELÍCIA’, EXCLAMA Geraldo Alckmin na propaganda eleitoral, diante de um prato indeterminado de verduras, numa sala de almoço interiorana. Ele continua, elogiando a quituteira da infância: ‘a comida da Inhá é imbatível’. Talvez em função do apelido, o fato é que o candidato ‘chuchu’ prodigaliza cenas […]

Os limites da rendição à bandidagem

Há alguns anos, um dos maiores empresários brasileiros, Antônio Ermírio de Morais, determinou à família que, em caso de ser seqüestrado, mesmo sob ameaça de morte, não concordasse com qualquer tipo de resgate.Com essa atitude, Antônio Ermírio terá ficado mais seguro ou menos seguro?Mais seguro: os seqüestradores sabem que nada vão obter de sua família. […]

Um patíbulo eleitoral e redações de vestais

Fico com o pé atrás quando vejo a imprensa brasileira sendo assim pautada por um réu confesso, em regime de delação premiada. De repente, mais do que a pauta, Luis Antonio Vedoin, seu pai e agregados vão dando o tom da cobertura de nossa imprensa sobre os escândalos das ambulâncias e outros que tais. Quer […]

O Estado de S. Paulo

GUERRAS & JORNALISMOLorne Manly A imprensa na guerra pelo equilíbrio ‘THE NEW YORK TIMES – As guerras na era da mídia moderna vêm acompanhadas, com freqüência, das próprias dificuldades jornalísticas. Apesar de algumas fotos adulteradas e posadas do Líbano terem sido manchete semanas atrás, elas são apenas parte de uma questão subjacente maior: o papel […]

A democratização que convém. Na prática

Solte a sua imaginação. Qualquer semelhança com situações reais é mera coincidência. Agora imagine a seguinte situação: qualquer pessoa pode produzir uma notícia. Ela escolhe os temas, utiliza meios próprios para levantar as informações, com equipamento próprio, e precisa apenas alcançar um meio de comunicação. As empresas de comunicação podem empregar menos jornalistas e gastar […]

Jornalismo não é propaganda – 2

Numa guerra não há vencedores. Todos perdem mesmo quando uma das forças vence a outra. Nada é mais absurdo do que a guerra e toda ‘arte’ da destruição e matança generalizada. É o que nos coloca, seres humanos, no ponto mais baixo da escala da vida animal. Nenhum ser vivo tem essa característica, a de […]

Revista Time circulará às sextas-feiras

A revista Time, que há quatro décadas chega a bancas e casas de assinantes às segundas-feiras, em breve passará a estar disponível já às sextas. A mudança é uma tentativa de aumentar a venda nas bancas e especula-se que ela terá implicações significativas para anunciantes e para a saúde financeira da revista. A iniciativa está […]

O Estado de S. Paulo

HUMOR & JORNALISMOMauro Chaves Arma secreta da liberdade ‘Quando o romancista, ensaísta e crítico Herman Lima – morto há 25 anos – resolveu dedicar 20 anos de vida à produção de sua monumental História da Caricatura no Brasil, partia da fascinante reflexão, já esboçada em livro anterior (A Caricatura, Arma Secreta da Liberdade), sobre a […]

O primeiro passo para a mídia plena

Do telégrafo à internet, as mudanças tecnológicas na comunicação nunca permitiram muito tempo para se pensar na influência que exerceriam sobre consumidores e produtores de informação, atropelando a tudo e a todos, forçando a adaptação ao improviso. Em nenhum momento, como este, no entanto, estas duas pontas (produtores e consumidores) estiveram tão próximas, como que […]

Sindicato de Jornalistas vai processar jornalista por crime de opinião

Brasília acaba de acrescentar nova façanha ao seu extraordinário repertório de contorcionismos morais: o sindicato de jornalistas local, braço armado da Federação Nacional de Jornalistas, anunciou que vai processar este observador pelas opiniões aqui emitidas [ver remissões abaixo]. Todos os sindicatos de jornalistas de países democráticos fazem justamente o contrário: empenham-se em defender o inalienável […]

A imagem enquanto notícia

Apesar da repercussão sobre as imagens encenadas e alteradas no sul do Líbano ter ocupado manchetes há algumas semanas na mídia mundial, essa é apenas parte de uma questão maior: o papel das imagens em descrever fielmente o conflito iniciado em 12 de julho entre Israel e Hezbollah. De acordo com artigo de Lorne Manly […]

Veja

ELEIÇÕES 2006Diogo MainardiGinecomastia, sanfoneiros, pobres ‘‘Nos últimos quatro anos, Lula enriqueceu. Colocou jaquetas nos dentes e Botox na testa. Mas continua com uma cara autenticamente pobre. Mais do que Alckmin. Mais do que Heloísa Helena. Mais do que Cristovam Buarque. O maior atrativo de Lula é sua cara. O eleitor pobre olha para ele e […]

Padronização por baixo não é exclusividade das redações

Pensava-se que só pessoas tinham crises de identidade. Mas não. Ao elaborar um projeto — acertadamente vetado pelo governo — com o intuito de ampliar a exigência do diploma de jornalista para diagramadores, comentaristas, revisores, narradores, cronistas, analistas, ilustradores e outros mais, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) parece estar sofrendo do mal. E não […]

A mão que estende a maçã

A marca como ‘o drama inerente a cada produto’. Assim, Leo Burnett, publicitário norte-americano que, além de ter criado publicidade da mais fina estirpe, se destacou pelo hábito saudável de distribuir maçãs para os empregados e clientes de suas agências espalhadas pelo mundo, como um símbolo de sorte para quem o utiliza. Dois exemplos de […]